Manutenção periódica do ar-condicionado: o que você precisa saber.
20 maio 2019

Manutenção periódica do ar-condicionado: o que você precisa saber.

Os refrigeradores de ar são itens indispensáveis para qualquer empreendimento, pois garantem o bem-estar de todos os usuários da edificação e contribuem para o aumento da produtividade, mantendo os ambientes climatizados e agradáveis. No entanto, é importante ter atenção ao processo de manutenção de ar-condicionado, pois ele requer cuidados especiais e profissionais capacitados para a atividade.

O processo de manutenção previne panes repentinas e prolonga a vida útil do equipamento, impactando na economia de energia e combatendo doenças. Além disso, é muito importante ter atenção às leis e normas regulamentares que controlam esses serviços, impedindo que ocorram problemas futuros.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para apresentar mais informações sobre a importância da manutenção de ar-condicionado, trazendo as melhores práticas, regulamentações a serem seguidas e como executar esse serviço. Acompanhe!

Qual a importância da manutenção de ar-condicionado?

Realizar o processo de manutenção de ar-condicionado resulta em diversos benefícios, que vão desde a saúde dos usuários até a economia nas contas de energia. Por isso, selecionamos, a seguir, algumas vantagens resultantes da metodologia de assistência desse equipamento.

Prevenção do mau funcionamento

O acúmulo de poeira e de alguns micro-organismos pode resultar na obstrução de turbinas, filtros e serpentinas. Essa aglomeração de sujeira atrapalha o funcionamento do ar-condicionado, resultando em panes constantes. Para evitar esse problema, as manutenções preventivas acompanhadas de limpeza adequada devem ser realizadas, aumentando a vida útil do aparelho.

Benefícios à saúde

A acumulação de sujeira no ar-condicionado promove o retorno para o ambiente em que ele está inserido, fazendo com que os filtros liberem todo o material retido anteriormente. Esse processo traz problemas tanto para o funcionamento do equipamento como para a saúde dos usuários.

O ideal é que a manutenção desse aparelho seja feita quinzenalmente ou mensalmente, limpando os filtros e evitando a aglomeração de impurezas e micro-organismos, responsáveis por causar rinites, sinusites e outros problemas de saúde.

Economia

Como já visto, a falta de limpeza e manutenção de ar-condicionado faz com que esse equipamento trabalhe sobrecarregado, forçando o compressor e aumentando o consumo de energia elétrica, pesando nas contas do usuário.

Por isso, para evitar essas situações, usar o aparelho de forma moderada e atentar para os períodos de assistência são formas de evitar consumos exorbitantes e possíveis necessidades de substituição dos equipamentos defeituosos.

Como fazer a manutenção de ar-condicionado?

É importante enfatizar que, antes de realizar a atividade de manutenção de ar-condicionado, o mais indicado é contratar um profissional qualificado e habilitado, seguindo um plano de assistência elaborado de acordo com as necessidades do equipamento, o local e o cliente em questão.

Dessa forma, elaboramos um passo a passo de como uma manutenção de ar-condicionado pode ser feita, portanto, fique atento aos pontos a seguir:

  • verificar vibrações e ruídos anormais e, caso haja necessidade, programar uma ação corretiva;
  • verificar o estado de conservação, regulagem e funcionamento do controle de temperatura e do atuador;
  • verificar o estado do filtro, trocando-o, caso haja necessidade;
  • verificar a vedação dos painéis e o fechamento do gabinete;
  • verificar o estado de higienização das bandejas e serpentinas, programando a limpeza, caso seja necessário;
  • medir e registrar as correntes e tensões;
  • limpar o gabinete, a carcaça e o filtro de ar;
  • verificar a obstrução do dreno e das aletas, destravando, caso seja necessário;
  • substituir as pastilhas bactericidas das bandejas;
  • verificar a folga do eixo dos motores elétricos.

Quais as melhores práticas para fazer essa manutenção?

Antes de iniciar qualquer etapa do processo de manutenção do ar-condicionado, é necessário verificar se as tensões elétricas de alimentação do equipamento estão desligadas, evitando acidentes. A partir disso, separamos alguns pontos que devem ser seguidos nessa atividade. Confira!

Verificar se o aparelho está ligado corretamente

Essa etapa de verificação consiste na observação de ligação do equipamento à rede principal, garantindo que os dispositivos manuais e automáticos de segurança estejam em funcionamento sem quaisquer interrupções. A averiguação de fusíveis queimados, chaves abertas e regulação de termostato e chave interruptora precisa ser apurada regularmente.

Realizar a limpeza preventiva

O fluxo de ar para o ar-condicionado pode ser obstruído pelo acúmulo de poeira, que geralmente ocorre nas grelhas, gabinetes e na área ao redor do equipamento, o que o torna menos eficiente, prejudicando seu funcionamento. Manter esses locais constantemente limpos garante eficiência nas atividades.

Esse processo pode ser realizado com o auxílio de uma flanela macia umedecida em água morna ou sabão neutro. Nessas situações, não se deve utilizar álcool ou solventes, com risco de danificar o aparelho.

Higienizar periodicamente as serpentinas

A serpentina é responsável pela climatização, que não ocorre eficazmente se essa estiver com falta de higienização. Somadas à umidade no interior do equipamento, colônias de fungos, mofo e bactérias são formadas devido ao ambiente propício para essa situação.

Realizar um ciclo de higienização periódica das serpentinas evita que esse problema ocorra. Um jato de baixa pressão ou ar comprimido pode ser utilizado para a limpeza das aletas, que são responsáveis pela direção do vento.

Conferir as condições das peças metálicas e tubulações

Todas as peças metálicas e tubulações do aparelho devem estar em boas condições e posicionadas adequadamente. A conferência do isolamento entre os componentes evita que possíveis problemas surjam no equipamento. Além disso, a limpeza regular do filtro deve ser realizada mensalmente, assegurando o seu funcionamento completo.

Quais cuidados devem ser tomados ao fazer a manutenção?

Sobretudo, a manutenção diminui as chances de problemas acontecerem, evitando que os equipamentos deixem de operar em momentos cruciais. Apesar disso, é importante tomar alguns cuidados ao realizar o processo de assistência. Confira as nossas dicas e tenha atenção a essas atividades!

Conte com profissionais capacitados para fazer a manutenção de ar-condicionado

Quando se fala em manutenção de ar-condicionado, é essencial contratar profissionais habilitados e capacitados para realizar esse serviço. Mesmo que você já conheça todos os cuidados básicos, apenas um funcionário especializado consegue identificar os potenciais riscos e as origens dos problemas em ações corretivas.

Leia atentamente o manual de instruções do aparelho

Apesar de poder ser uma tarefa chata e que demanda tempo, a dedicação de apenas alguns minutos ao manual de instruções pode facilitar o entendimento do processo de funcionamento, aumentando a eficácia da manutenção. Além disso, esse documento também apresenta informações sobre os procedimentos de limpeza e assistência para o equipamento em específico, de acordo com o modelo.

Observe os períodos de manutenção preventiva

A periodicidade de manutenção em um equipamento é variável, dependendo do local de instalação e da aplicabilidade desses itens. Em geral, as assistências nos aparelhos de ar-condicionado são divididas em rotinas mensais, trimestrais, semestrais e anuais, variando de acordo com o modelo.

Qual a importância do PMOC na manutenção de ar-condicionado?

Após a morte do ministro das comunicações em 1998, Sérgio Motta, que contraiu uma bactéria conhecida como legionella, alojada no ar-condicionado, o Ministério da Saúde estabeleceu a Portaria 3.523, exigindo a higienização mensal nesses equipamentos, a partir do chamado plano de manutenção, operação e controle, conhecido pela sigla PMOC.

Esse documento, homologado em quatro de janeiro de 2018, a partir da lei federal 13.589/2018, tornou obrigatório o cumprimento dessa portaria para todos os edifícios de uso público e coletivo que tenham ambientes climatizados artificialmente com carga acima de 60.000 Btu/h, como shoppings, escritórios, empreendimentos comerciais, bares, entre outros.

Dessa forma, é possível destacar algumas razões para adequação ao PMOC, como:

  • melhoria da qualidade do ar interno, evitando a concentração de ácaros, fungos, mofo e bactérias;
  • preservação do rendimento e funcionamento adequado dos equipamentos;
  • ação preventiva em componentes que apresentam desgaste natural, evitando quebras e aparelhos parados;
  • prorrogação da vida útil do equipamento;
  • evitamento de doenças respiratórias e problemas financeiros acarretados por colaboradores de licença médica;
  • regularização à lei, sendo que o descumprimento pode gerar uma multa que chega a cerca de R$ 200.000,00, dependendo da área de atividade da empresa.

Sobretudo, o processo de manutenção de ar-condicionado constitui uma atividade importante para as organizações. Esse serviço garante a eficiência adequada dos aparelhos e evita que fungos e bactérias se proliferem, causando doenças respiratórias nos usuários. Elaborar um PMOC apropriado é importante para a prorrogação da vida útil dos equipamentos e a conformidade com as legislações.

Gostou do nosso artigo sobre qual a importância e como fazer a manutenção de ar-condicionado de maneira adequada? Então, não perca as atualizações do nosso blog e assine nossa newsletter para tê-las diretamente na sua caixa de entrada!

3 Comments

  1. Rather insightful, look forward to coming back.|

  2. I wanted to thank you for this fantastic read!! I absolutely loved every little bit of it. I have you bookmarked to look at new things you post…

  3. I beloved up to you’ll obtain performed proper here. The cartoon is tasteful, your authored material stylish. however, you command get got an shakiness over that you want be turning in the following. in poor health unquestionably come more until now again as precisely the similar nearly very ceaselessly inside of case you protect this increase.

leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.