06 mar 2024

Gestão de facilities: o motor do ESG empresarial

O compromisso com a sustentabilidade tornou-se uma prioridade estratégica. À medida que as organizações buscam avançar em suas responsabilidades socioambientais, o setor de facilities management assume um papel crítico, contribuindo para o atendimento das demandas e o sucesso sustentável das empresas. Por meio das atividades-meio, a gestão de facilities permeia transversalmente o negócio, sendo, portanto, fundamental na promoção da sustentabilidade sob os aspectos ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).

 

Facilities e sustentabilidade: uma relação intrínseca

De acordo com a definição ISO, adotada pelo International Facility Management Association (IFMA), “facility management (FM) é uma função organizacional que integra pessoas, lugares e processos dentro do ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio principal”. Na amplitude dessa definição está a razão pela qual a gestão de facilities tem um papel extremamente estratégico para a materialização dos compromissos sustentáveis das empresas.  

Ela abrange desde o planejamento do espaço físico até a manutenção, podendo incluir gestão de pessoas, de terceiros, do contrato ao monitoramento, entre outros, impactando diretamente o consumo de recursos naturais, eficiência, bem-estar dos colaboradores e atendimento a normas, procedimentos e conformidade. Dessa forma, quando a gestão de facilities é orientada para a sustentabilidade, por exemplo, as empresas podem reduzir o consumo de energia, minimizar o desperdício, adotar a economia circular, promover a mobilidade sustentável e contribuir para um ambiente de trabalho seguro, saudável e promotor de qualidade de vida.

 

Gestão de facilities e ESG: cumprindo os requisitos de sustentabilidade corporativa

No cenário atual, as métricas ESG (ambientais, sociais e de governança) destacam-se como um ponto focal para investidores, reguladores e consumidores. Mas adotar uma abordagem voltada para o ESG não se limita a atender às expectativas dos stakeholders. Ela molda a governança interna e fomenta ambientes de trabalho seguros e inclusivos, ao mesmo tempo em que mitigam o impacto ambiental através de práticas sustentáveis na gestão de instalações. Dessa forma, as empresas também desfrutam de benefícios tangíveis diretos, como a economia de recursos financeiros a longo prazo, melhoria da reputação da marca e aumento da eficiência operacional. Só pra citar alguns.

Ter a gestão de facilities integrada nessa cultura é fundamental para que tudo isso funcione na prática, contribuindo para que a empresa cumpra os requisitos de sustentabilidade corporativa, mas também impulsionando sucesso e a resiliência empresarial no longo prazo.

Por vezes, o movimento pode até ser inverso: a área de facilities pode assumir seu protagonismo e ser a semente para a transformação de dentro para fora, nutrindo uma cultura de sustentabilidade a partir da prática e do exemplo. 

São por essas razões que a disciplina de gestão de facilities é considerada fundamental para promover a sustentabilidade e para que as empresas possam atender aos padrões ESG. 

Para que essa relação se confirme, no entanto, é fundamental contar com profissionais capacitados e antenados às novas demandas e práticas. Nesse contexto, os serviços especializados da Engepred destacam-se como uma solução estratégica, atuando do planejamento ao monitoramento das atividades-meio, com visão integrada de curto, médio e longo prazos.