manutenção predial e produtividade
31 out 2018

Qual a relação entre manutenção predial e produtividade?

Você, alguma vez, já pensou na relação que existe entre manutenção predial e produtividade?

Para manter a empresa em funcionamento, sem interrupções das operações de rotina, é fundamental elaborar uma agenda de manutenção preventiva com um calendário bem organizado. Foi-se o tempo em que esse serviço era tratado como custo: hoje, as evidências indicam que é um investimento.

Criamos este artigo com a intenção de demonstrar como a manutenção predial pode influenciar, de forma direta, na produtividade da empresa. Confira!

Sensação de segurança

Pode até parecer exagero, mas a falta de manutenção predial é capaz de provocar o desabamento de uma edificação ou gerar intervenções que levem a paralisação de setores produtivos. Todos os materiais que compõem uma construção possuem vida útil. Para isso é a gestão de manutenção deve manter um cronograma de inspeção predial.

A função da pintura não é apenas tornar um prédio ou uma sala bonita, serve para proteger a alvenaria ou o concreto, evita que estes apodreçam e venham ruir a estrutura. Portanto, é necessário acompanhar a idade da pintura.

A equipe de manutenção deve estar atenta às instalações hidrossanitárias (água e esgoto): um tubo ressecado com um pequeno vazamento pode desabar uma laje. No caso das instalações elétricas, um fio ou um cabo muito velho pode vir a aquecer além do normal e provocar um curto-circuito.

Portanto, é muito mais simples executar a manutenção de uma instalação ou equipamento dentro de sua vida útil do que substituir uma instalação inteira em um prédio, ou sala.

Além do mais, há de se considerar que é compreensível nos sentirmos inseguros dentro de edificações com má aparência, lajes e paredes trincadas, pintura com mofo, etc. Dito isso, é possível um que um trabalhador produza menos por não se sentir bem no seu local de trabalho.

A partir disso, ao estarmos cientes de que o nosso ambiente de trabalho é um local seguro e que existe uma equipe determinada em manter nossa integridade, será possível trabalharmos focados apenas no que é relativo ao desenvolvimento técnico de nossas atividades.

Logo, podemos deduzir que manutenção predial e produtividade são, de fato, aliadas nos processos de produção.

Redução das taxas de absenteísmo

As taxas de absenteísmo nas empresas são valores que demonstram o número de ausências de funcionários, podendo ser justificadas ou não. Por isso, se a manutenção predial for deficiente ou inexistente, poderá colaborar com a incidência de faltas dos empregados.

Não há dúvidas de que o absenteísmo traz prejuízos para a produção da corporação, dificultando o alcance das metas com consequentes prejuízos financeiros. O descumprimento da entrega dos serviços nos prazos combinados acarreta descontentamento dos clientes e, com isso, o risco de distratos.

É preciso ressaltar e entender que nem sempre as ausências são provocadas por fatores pessoais dos empregados e sim por causas internas à empresa. Portanto, entregar um ambiente de trabalho com os recursos adequados é uma estratégia para promover a produtividade.

Redução do número de acidentes de trabalho

É inegável que outro grande vilão para a ocorrência da queda de produtividade são os acidentes de trabalho. Além dos prejuízos físicos e financeiros para a empresa e seus funcionários, geram uma péssima visibilidade diante dos clientes e da para a sociedade.

Uma simples queda de uma cadeira de escritório, devido a uma rodinha quebrada, pode levar a uma fatalidade com repercussões exponenciais, acarretando a necessidade de perícias, levando ao isolamento de postos de trabalho e paralisação dos serviços até a conclusão delas.

No entanto, entregar um mobiliário adequado que atenda à legislação, o fornecimento de ferramentas e equipamentos pertinentes a cada atividade são responsabilidades não só da equipe de segurança do trabalho, mas também da gestão de manutenção.

Com tudo isso, percebe-se que realmente é necessário estar atento a uma variedade de detalhes para manter o bom funcionamento dos recursos dentro de uma empresa.

Mais motivação

É inerente a todo ser humano dar uma resposta positiva após a percepção de ter sido bem atendido. Isso acontece também no ambiente de trabalho. Um funcionário responderá positivamente quando perceber que a empresa se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida.

Como consequência, desempenhará as suas funções com entusiasmo e motivação, colaborando com níveis satisfatórios de produtividade.

Melhor credibilidade por parte dos clientes

Nada melhor para um cliente do que ser bem recebido pelo seu fornecedor. Uma sala de reuniões com a temperatura adequada, aroma agradável, móveis limpos e iluminação confortável podem colaborar com a possibilidade de fechamento e manutenção dos negócios, resultando em mais trabalho e aquecimento dos setores de produção.

Por meio de simples atitudes de manutenção predial, a sua empresa poderá causar a impressão de prosperidade. Nada mais seguro do que trabalhar com corporações prósperas.

Promoção da saúde dos colaboradores

Um dos maiores aliados para a manutenção da saúde de qualquer trabalhador é a higiene do ambiente que este permanece no dia a dia. Com isso, é fundamental a elaboração de um cronograma de limpeza do mobiliário e dos equipamentos, principalmente aqueles mais fáceis de acumular poeira.

A ocorrência constante de queixas de dores de cabeça pode ser resultado de um ambiente empoeirado ou sujeira do filtro no ar-condicionado. Pessoas com doenças respiratórias crônicas, como a rinite e asma, sofrem tanto com as crises que devem ser afastadas do trabalho.

Outra ocorrência prejudicial para a produção de um trabalhador é a iluminação insuficiente. Para cada atividade existe um nível de luminosidade. Por exemplo, um ambiente onde se trabalha muito com a leitura necessita de muito mais iluminação do que um almoxarifado.

O modelo de lâmpada também influencia na qualidade de um ambiente: aqueles que emitem muito calor deixam o ambiente cansativo e desgastante.

Todas essas situações de desconforto colaboram com a queda da produtividade e, muitas vezes, ocorrem inconscientemente por parte do trabalhador, pois ele vai se acostumando com o local.

Para se manterem mais produtivos, na frente da concorrência, e desempenharem trabalhos com valores éticos, os gestores devem fazer uso de todas as estratégias possíveis dentro de suas áreas de atuação.

Portanto, manutenção predial e produtividade quando andam de braços dados dentro de uma corporação, conseguem manter os ambientes das corporações sempre disponíveis para o trabalho.

No entanto, essa não é uma tarefa simples de ser feita e, além do mais requer mão de obra sempre disponível, o indicado é que conte com a ajuda de empresas especializadas na gestão de facilities.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo sobre manutenção predial, redução de custos e produtividade!