15 jan 2019

5 dúvidas sobre manutenção de ar-condicionado

O ar-condicionado é um equipamento fundamental para a empresa, porque traz conforto e bem-estar para os profissionais, principalmente nos dias mais quentes. Em climas tropicais, ter um recurso para amenizar o calor é muito importante para manter uma boa produtividade. Porém, é preciso fazer a manutenção de ar-condicionado, ou o aparelho pode se tornar danoso para o empreendimento.

Preparamos este conteúdo especial esclarecendo as principais dúvidas sobre os cuidados necessários para as vistorias e revisões nos climatizadores da corporação. Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema.

1. Qual a importância da manutenção de ar-condicionado para a empresa?

A manutenção de ar-condicionado é primordial para a saúde dos colaboradores. Com o tempo de uso, o equipamento acumula sedimentos, poeira e impurezas. A sujeira que fica armazenada estimula a proliferação de fungos, que provocam doenças em pessoas que têm rinite, sinusite, bronquite e asma. Isso prejudica o rendimento, provoca afastamentos e pode até gerar quadros de patologias mais graves.

Outro fator que deve ser destacado é que a manutenção preventiva aumenta a vida útil do ar-condicionado. O acúmulo de micro-organismos e sujeira nos canais de passagem do ar pode provocar defeitos e causar pane no climatizador. Com os cuidados adequados, esses problemas são evitados e a máquina tem maior durabilidade.

Além disso, quando o ar-condicionado trabalha com sobrecarga de impurezas em suas peças, ele tende a consumir mais energia para realizar o resfriamento do ar. Com a manutenção preventiva, esse prejuízo é evitado, gerando economia de eletricidade.

2. O que diz a lei sobre manutenção de ar-condicionado?

Além dos benefícios gerados pela manutenção de ar-condicionado, é necessário considerar que ela está prevista na legislação. lei federal 13.589/18 determina que todos os prédios de uso coletivo devem realizar a manutenção preventiva de ar-condicionado.

Para as corporações que têm sistema de climatização acima de 5,0 TRs (equivalentes a 60.000 BTUs), a Portaria 3523 e a Resolução 09 da Anvisa definem que é exigido ter Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de ar-condicionado. Para saber o número, é necessário somar a unidade em todos os aparelhos envolvidos na organização.

3. Qual a frequência ideal de manutenção do ar-condicionado?

O ideal é realizar a limpeza dos filtros do ar-condicionado uma vez por mês, ou até mesmo antes se houver uma grande circulação de pessoas no local. É indicado fazer uma manutenção preventiva com técnicos especializados.

É importante também ter atenção a sinais que podem indicar a necessidade de avaliação e conserto. A presença de muitos colaboradores com doenças respiratórias, pouca diferença de temperatura com o aparelho ligado ou desligado, mal cheiro, elevado consumo de energia e vazamento de água do equipamento são alguns fatores que indicam a necessidade de manutenção na máquina.

4. Como criar um cronograma para a manutenção de ar-condicionado na empresa?

Para criar um cronograma para a manutenção do ar-condicionado na empresa, é necessário seguir o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). A higienização do filtro deve ser mensal. As condensadoras passam por limpeza mensal e lavagem semestral.

Para criar o cronograma, organize o processo em uma planilha, definindo os prazos para a realização de cada fase. Coloque uma coluna para tarefas, responsáveis, prazos e marque se o procedimento já foi efetivado ou não. A partir desse registro, é possível direcionar e orientar as ações necessárias.

5. Como escolher uma empresa com profissionais capacitados para fazer a manutenção de ar-condicionado?

Contratar uma empresa para realizar a manutenção do ar-condicionado é uma ótima alternativa para ter mais segurança, assertividade e comodidade nesse procedimento. Com profissionais preparados para a tarefa, você pode ter mais tranquilidade para o dia a dia na organização. Veja como fazer a escolha a seguir.

Faça uma boa pesquisa de mercado

Uma boa pesquisa ajuda a explorar as opções disponíveis e quais são os serviços oferecidos por cada empreendimento. Procure as corporações que mais se adequam aos seus interesses e que demonstrem ter experiência no mercado, boa expertise em tecnologia e na área de manutenção de ar-condicionado.

Visite o site da organização, verifique a qualidade do conteúdo colocado na página e avalie também blogs corporativos. Entre em contato com as companhias para pesquisar as condições de serviço, preços, prazos e formas de pagamento que podem ser adotadas.

Nesse contato, é importante avaliar também o atendimento da companhia. Busque empresas que tenham prontidão em prestar serviços de boa qualidade e possua equipe técnica especializada. Procure negócios que sejam transparentes e dispostos a formar boas parcerias.

Foque em qualidade

Nem sempre o menor preço é a melhor alternativa. É necessário avaliar a relação custo-benefício e, principalmente, focar em qualidade. Um serviço bem realizado é mais valioso que um preço baixo com um trabalho que deixa a desejar.

Além disso, é preciso pensar que o que está em jogo é a saúde e bem-estar dos colaboradores da sua corporação. A legislação também é severa e seu cumprimento é fiscalizado pelas autoridades estatais. Com uma boa prestadora de serviço, sua empresa tem mais tranquilidade e cumpre a legislação com coerência.

Entre em contato com clientes das empresas que você está pesquisando

Uma ótima forma de saber se o serviço de manutenção de ar-condicionado prestado pela corporação pesquisada é bom é entrar em contato com clientes dessa empresa. Aborde questões como a qualidade do serviço, cumprimento de prazos, atendimento, agilidade e flexibilidade. Essa estratégia proporciona mais tranquilidade e garante a realização de melhores escolhas.

Realizar a manutenção de ar-condicionado é fundamental para garantir conforto na companhia e também porque é uma exigência da lei. É necessário tomar os cuidados adequados, realizando limpezas periódicas e acompanhando qualquer anomalia que surgir no aparelho. O

ideal é investir na revisão preventiva e realizar uma escolha cuidadosa da empresa que irá realizar o monitoramento e reparo dos equipamentos.

Com uma boa prestadora de serviço na área, é possível ter mais tranquilidade com os climatizadores e manter sua rede de máquinas com elevado desempenho e maior vida útil. Gostou de aprender mais sobre a manutenção de ar-condicionado? Veja também o nosso post sobre como a manutenção predial reduz custos e aumenta a produtividade.