16 fev 2024

Como criar e manter escritórios pet-friendly

Em meio à revolução pela qual os espaços de trabalho estão passando, uma tendência que está ganhando força são os escritórios pet-friendly. Permitir que os funcionários tragam seus animais de estimação para o trabalho pode trazer inúmeros benefícios, incluindo a criação de um ambiente mais agradável e inclusivo. 

De acordo com estudos da Associação Americana de Saúde do Coração, ter um animal de estimação por perto enquanto trabalha pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar a produtividade e melhorar a satisfação dos funcionários, o trabalho em equipe e a colaboração. 

No entanto, para garantir que a presença de animais não comprometa a higiene e a ordem do espaço, uma gestão especializada de limpeza e manutenção desempenha papel essencial. Veja a seguir como criar e manter esses espaços nos escritórios.

 

Regras e responsabilidades

A comunicação é essencial quando se trata de criar e manter escritórios pet-friendly. Estabelecer regras claras e responsabilidades para os funcionários que desejam levar seus animais de estimação para o escritório é fundamental para evitar conflitos e garantir um ambiente de trabalho harmonioso. 

Um guia ou um simples documento informativo, que esclareça as normas de comportamento, os horários e locais permitidos para animais de estimação, entre outras diretrizes, pode ajudar a manter a ordem, a limpeza e a boa convivência entre humanos e pets. 

Considere, ainda, a legislação que envolva o tema. Por exemplo, a lei nº 11.531 de 11 de novembro de 2003, obriga que cães das raças pitbull, fila, doberman, rottweiler, mastim napolitano e american starffordshire terrier sejam conduzidos com o uso de coleira, guia curta, enforcador e focinheira, apropriados para a tipologia racial de cada animal.

 

Escritórios pet-friendly, amigável para todos

Antes disso, é importante fazer um mapeamento das necessidades dos pets e dos funcionários, considerando casos específicos, como alergias, traumas de convivência com pets, entre outras particularidades. Nestes casos, é importante respeitar as limitações de cada um, criando recursos para tal, por exemplo, espaços pré-determinados para a presença dos animais ou espaços restritos para quem prefere não ter contato direto com os bichinhos.

Além de ser uma excelente maneira de equilibrar a convivência, criar áreas designadas para animais de estimação é uma forma de manter o controle sobre onde eles passam a maior parte do tempo, facilitando a limpeza e a manutenção. Essas áreas podem incluir espaços de descanso com almofadas e cobertores para os pets, recipientes de água e comida, além de brinquedos para mantê-los entretidos. 

 

Priorizando a segurança

Certifique-se de que a segurança seja também uma prioridade. Treinamento para animais de estimação, políticas de vacinação e seguro de responsabilidade civil são medidas importantes para garantir que a presença de animais seja segura e livre de incidentes. Além disso, peça a colaboração e bom senso dos tutores, que devem considerar o comportamento dos seus pets e quão amigáveis ou não eles são. 

 

Limpeza e higiene

Limpeza e higiene desempenham papéis cruciais para o sucesso de escritórios pet-friendly. A frequência da limpeza profissional é vital, especialmente em ambientes com a circulação de animais de estimação. 

A escolha cuidadosa de produtos de limpeza formulados para esses espaços também é essencial para remover odores e manchas, sem prejudicar a saúde dos animais, garantindo também o bem-estar humano.

Além disso, é necessário prever equipamentos e acessórios que contribuam para a conservação geral do espaço e permita que os próprios tutores façam parte do processo. Um exemplo é a implementação de dispensadores de sacos para recolher as fezes dos pets, uma medida estratégica que reforça o comprometimento de todos com a limpeza e a organização do ambiente, de forma contínua. 

Outra medida inteligente é a escolha de pisos e tapetes laváveis, como laminados ou vinil, para facilitar ainda mais a manutenção e reduzir o acúmulo de sujeira. 

Embora traga diversos benefícios, a presença de animais no ambiente de trabalho deve ser estudada e planejada com profissionalismo, pois pode demandar adaptações no escopo e na equipe de serviços terceirizados ou mesmo mudanças em métodos, produtos e rotinas de limpeza executadas por colaboradores internos, investimentos em acessórios, equipamentos, prevenção a riscos e comunicação, além de mudanças de layout. É fundamental também ter conhecimento acerca das questões jurídicas que podem envolver a situação, além das regras do condomínio, caso a empresa esteja alocada dentro de um edifício corporativo. 

Contar com uma empresa especializada em gestão de facilities é uma forma de equalizar essa equação. Com mais de 36 anos de experiência e foco em construir bem-estar, a Engepred conta com equipe multidisciplinar, que atua do planejamento ao monitoramento dos serviços de facilities por meio de um sistema integrado em que todas as instalações são mapeadas com tecnologia QR Code, permitindo o monitoramento em tempo real e proporcionando agilidade nas intervenções.