engepred-manutencao-ar-condicionado-tecnologia
25 fev 2021

Tecnologias de ponta contribuem para ar-condicionado higienizado e em alta performance

A manutenção dos sistemas de ar-condicionado e ventilação, que já era essencial para garantia da segurança e saúde das pessoas, além de ser exigida para o cumprimento do Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC (clique aqui e veja se sua empresa está em dia com o PMOC), ganhou ainda mais destaque durante a pandemia, especialmente, na chamada “segunda onda” e deve permanecer entre os pontos de atenção nas edificações de uso coletivo mesmo após a vacinação.

Além de manutenção preventiva e higienização periódica, o uso de novas tecnologias, como a radiação ultravioleta C, tiveram eficácia comprovada no combate a microrganismos e se tornaram importantes aliadas na prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias e nos espaços. Confira a seguir cada uma delas e os benefícios do uso nos sistemas de climatização.

 

Tecnologia da NASA para a segurança do ar-condicionado de sua edificação

Já pensou em ter acesso a uma tecnologia NASA para garantir a saúde das pessoas e a melhor performance do seu equipamento de ar-condicionado? A Engepred, que há mais de 30 anos oferece soluções integradas nas áreas de gestão de condomínios, manutenção predial, serviços de engenharia e consultoria imobiliária – traz essa solução de um parceiro exclusivo – único autorizado a utilizar o selo da NASA, por ter adaptado ao mercado comercial a mesma tecnologia utilizada na Estação Espacial Internacional.

Voltada para os dutos de todo sistema de climatização ou ventilação e com possibilidade de adaptação a diferentes potências, a Ionização Radiante Catalítica (IRC) produz oxidantes naturais baseados em oxigênio e hidrogênio (peróxido de hidrogênio em forma gasosa) que combatem vírus e bactérias de forma natural e segura, além de neutralizar odores, deixando uma sensação de frescor no ambiente.

A solução também não produz ozônio residual, contribui para aumentar a eficiência do sistema de filtragem de ar-condicionado, reduz a necessidade de limpeza dos dutos, colaborando para aumentar, consequentemente, a produtividade e reduzir o absenteísmo e a Síndrome do Edifício Doente (SED).

 

Ultravioleta germicida para serpentinas dos sistemas de ar-condicionado

Recomendada pela Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE) a Irradiação Ultravioleta Germicida (IUVG) foi desenvolvida para descontaminação da serpentina e da bandeja de condensação do ar-condicionado, sem produção de ozônio.

A intensidade da irradiação elimina a formação de fungos, bactérias e vírus criados na serpentina (conhecidos também como biofilme), podendo ser utilizada em qualquer sistema de ar-condicionado.

Ao influenciar positivamente no desempenho do equipamento, com melhora de até 37% na performance do trocador de calor, o sistema viabiliza uma economia de até 20% no consumo de energia. Considerando o peso do ar-condicionado na conta, esse percentual tem grande impacto nos custos operacionais.

A economia também é sentida pelo aumento da vida útil do equipamento, diminuição nos custos de limpeza, já que ela dispensa o uso de produtos químicos, e redução de necessidade de manutenção. Tudo isso, de forma ecológica e sustentável.

 

Mini Led UV, tecnologia premiada para descontaminação para aparelhos do tipo split

Lançada em 2019, a tecnologia revolucionária para descontaminação de equipamentos do tipo A/C Split (Hi Wall, Split Piso Teto, K7 e similares) conquistou o prêmio de inovação na maior feira de Aquecimento, Ventilação e Ar-condicionado (AVAC) do mundo.

Sua frequência UV de alta radiação elimina vírus, fungos e bactérias da superfície, sem desgastar o material plástico presente nos aparelhos. Como os demais usos da tecnologia UV para higienização dos sistemas de climatização, essa adaptação para os equipamentos do tipo split também contribui para o aumento da vida útil dos equipamentos, redução no consumo de energia e, é claro, melhora na qualidade do ar interior, favorecendo um ambiente mais seguro e voltado ao bem estar das pessoas.

 

Instalação das lâmpadas UV-C em ar-condicionado, cuidados e recomendações

Os benefícios das lâmpadas germicidas são inegáveis no combate a bactérias, fungos e vírus, inclusive, o Coronavírus, mas é preciso muito cuidado ao manusear estes equipamentos, já que a exposição direta a eles pode ser nocivo à saúde. Para evitar qualquer risco, procure profissionais experientes, autorizados pelo fabricante, para instalação e manutenção das lâmpadas em seu sistema de ar-condicionado.

Para que as lâmpadas germicidas UV-C sejam eficazes também é preciso integrar a instalação a um protocolo de segurança, que inclui a troca regular dos filtros e a manutenção do sistema. Por isso, a Engepred reuniu todas as medidas em uma única solução, incluindo a instalação da lâmpada certificada e o programa de higienização e manutenção.

 

Agende aqui agora mesmo uma conversa com um de nossos especialistas e saiba mais sobre esta solução.