17 abr 2023

Retrofit de iluminação: eficiência energética e redução de custos

O retrofit de Iluminação é um procedimento que permite atualizar um sistema, substituindo equipamentos antigos e ineficientes por tecnologias avançadas e eficientes em termos energéticos. Trata-se de uma ótima maneira de aumentar a eficiência energética e reduzir custos operacionais. 

Além disso, o retrofit de iluminação pode ajudar as indústrias a se adaptarem a novas normas e regulamentos de eficiência energética, como a ABNT NBR 8995-1, que estabelece os requisitos mínimos para a iluminação de ambientes de trabalho internos.

 

O que é retrofit de iluminação?

Retrofit de Iluminação é um processo de modernização do sistema de um ambiente através da substituição de equipamentos e tecnologias obsoletas por novas tecnologias, mais eficientes e econômicas. Esse processo geralmente envolve a substituição de lâmpadas, reatores e luminárias antigas por equipamentos de LED.

O objetivo é melhorar a qualidade da iluminação de um ambiente, reduzir o consumo de energia elétrica, aumentar a eficiência energética, além de reduzir os custos de manutenção e, muitas vezes, atender aos requisitos das normas técnicas e regulamentações.

Dessa forma, o retrofit de iluminação pode ser realizado em diversos tipos de ambientes, tais como residências, comércios, escritórios, indústrias, estacionamentos, áreas externas, entre outros. Pode ser uma solução simples e econômica para quem busca melhorar a iluminação do ambiente e, ao mesmo tempo, reduzir os custos com energia elétrica e manutenção.

 

Qual a diferença entre retrofit e reforma?

Retrofit e reforma são dois termos diferentes que se referem a processos distintos de melhoria ou atualização de um ambiente. Em um processo de retrofit há uma preocupação em preservar as características originais do projeto, o que não é necessariamente uma prioridade em uma reforma.

Quando o conceito de retrofit é aplicado à iluminação, o objetivo é atualizar o projeto luminotécnico, substituindo equipamentos por tecnologias mais avançadas e eficientes. Além disso, durante o processo de retrofit, é importante considerar a adequação das novas tecnologias ao ambiente em que serão instaladas, levando em conta questões como a cor e temperatura da luz, a uniformidade da iluminação e a minimização do ofuscamento. 

Já a reforma é um processo de modificação ou melhoria geral de um ambiente, podendo envolver diversas áreas, como a arquitetura, instalações elétricas, hidráulicas, entre outras. Por isso, pode ter como objetivo melhorar a funcionalidade e a estética do ambiente, corrigir problemas estruturais ou funcionais e atender a novas necessidades ou regulamentações. Ao contrário do retrofit, a reforma pode ser um processo mais invasivo, com alterações físicas mais significativas no ambiente.

 

Como fazer o retrofit de iluminação?

Antes de iniciar um retrofit, é fundamental avaliar a situação atual do sistema de iluminação, a fim de identificar as oportunidades de melhoria. Nesse sentido, a equipe responsável pelo retrofit deverá criar um inventário com as seguintes informações:

  • Identificação das luminárias existentes, incluindo tipo de lâmpada, potência, fluxo luminoso e idade;
  • Planta do local a ser iluminado, mostrando a localização das luminárias e as áreas de trabalho;
  • Layout de objetos/planta produtiva ou quaisquer objetos com altura superior à 0,75 metros, para avaliar possíveis obstruções à iluminação.

Com base nessas informações, o técnico poderá sugerir os ajustes necessários, mencionando as melhores intervenções luminotécnicas e solução técnica. 

A criação do projeto luminotécnico, por sua vez, irá especificar os novos equipamentos a serem instalados, a disposição das luminárias, as zonas de iluminação e os níveis de luminância adequados para atender às normas técnicas. É importante destacar que o plano detalhado não é suficiente e que as sugestões devem ser avaliadas em conjunto com a equipe responsável pela operação do local.

Sendo assim, com base no projeto luminotécnico é possível escolher as novas tecnologias que serão utilizadas no retrofit, como lâmpadas LED e reatores eletrônicos. Depois, é hora de substituir os equipamentos antigos pelos novos, seguindo especificações técnicas e de forma organizada. 

Após a instalação dos novos itens, é preciso fazer testes e ajustes para garantir que o novo sistema de iluminação funcione corretamente. Por fim, fazer uma manutenção regular do novo sistema é a garantia que o desempenho seja mantido ao longo do tempo. 

 

Quando investir no retrofit de iluminação?

O retrofit de iluminação é uma estratégia que pode ser adotada quando o sistema de iluminação existente atinge o final de sua vida útil. Isso ocorre quando o sistema apresenta falhas frequentes, redução de desempenho, alto consumo de energia ou baixa qualidade da iluminação. Além disso, a necessidade de reformas e manutenções dispendiosas também pode indicar a necessidade de realizar um retrofit.

No caso específico da iluminação, o retrofit pode ser uma oportunidade para tornar um ambiente mais homogêneo e iluminado, ao mesmo tempo em que reduz os custos com energia e manutenção, graças aos avanços na tecnologia das instalações luminotécnicas. Outro fator que pode indicar a necessidade de um retrofit é a falta de conformidade do nível de iluminação do ambiente com as normas vigentes, o que pode impactar na produtividade e segurança dos usuários.

Além disso, um sistema de iluminação que apresenta alto índice de falha ou depreciação também pode indicar a necessidade de um retrofit. Isso porque os custos de manutenção podem ser elevados e impactar negativamente a eficiência operacional do ambiente.

Uma gestão de propriedade comprometida com a eficiência e o resultado do seu ativo imobiliário, com certeza saberá conduzir um projeto de retrofit no momento e nas condições certas para a melhor performance do empreendimento.

Fale com um de nossos consultores e saiba mais!