12 fev 2021

Como saber se o seu condomínio está em dia com o PMOC?

O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) virou a Lei Federal nº 13.589/18. Ela estabelece a obrigatoriedade aos proprietários, locatários e prepostos de edificações de uso público ou coletivo, a seguirem uma série de normas de segurança na manutenção de ar-condicionado e nos sistemas de refrigeração para evitar a contaminação por vírus ou bactérias. Ou seja, o controle da qualidade do ar é um assunto sério, pois previne uma série de doenças respiratórias, que podem levar o indivíduo à morte.

E mais: a Portaria 3.523/98 diz que “os proprietários, locatários e prepostos, responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (15.000 kcal/h = 60.000 BTU/H), deverão manter um responsável técnico habilitado”. As exigências tornam o PMOC bastante rigoroso e, em muitos casos, difícil de serem colocadas em prática.

O seu imóvel cumpre todas as normas estabelecidas no PMOC e os complementos da Lei? É realizada periodicamente a manutenção no ar-condicionado, nos dutos, nos equipamentos e a troca dos filtros? É feita uma análise na qualidade do ar interno e externo, entre outras providências? São questões que devem ser respondidas e, mais importante, serem colocadas em prática para proporcionar ambientes saudáveis às pessoas e evitar penalidades pelos órgãos fiscalizadores.

Uma empresa especializada ajuda a cumprir todas as normas do PMOC
São tantos pontos a serem levados em conta que cumprir com todas as exigências previstas no PMOC é um trabalho extremamente complexo. A boa notícia é que existem empresas especializadas que reúnem profissionais preparados, para oferecer uma assessoria completa. Veja alguns pontos que devem ser observados pela empresa:

Análise da qualidade do ar: deve ser feita, no máximo, a cada seis meses e chancelada por laboratório especializado e autônomo para identificar a presença de possíveis contaminações por micro-organismos. Se positivo, significa que o sistema de refrigeração pode estar infectado e requer uma atuação profissional qualificada. Certifique-se de que a empresa a ser contratada tenha experiência no mercado e conte com a consultoria de engenheiros e profissionais qualificados, que fazem o correto uso de equipamentos de proteção e procedimentos seguros.

Limpeza de redes e dutos: operação que deve ser feita a cada seis meses, no máximo, e de maneira preventiva. Por envolver custos elevados e complexa operação, a limpeza pode ser adiada se a qualidade do ar estiver boa e não apresentar sinais de contaminação. Mas assegure-se de que essa análise seja feita de forma correta, com o auxílio de equipamentos específicos.

Troca dos filtros dos aparelhos: os filtros exercem papel importante na retenção das partículas que saem dos aparelhos e, por isso mesmo, acumulam sujeira. Agendar uma limpeza periódica e possível troca por filtros novos, elimina bactérias e vírus, diminuindo a propagação de doenças. Em um plano completo e profissional, as trocas são previstas de acordo com cada realidade, evitando desperdícios, aumentando a vida útil dos equipamentos e garantindo eficiência energética, já que o esforço do sistema para operar estará sempre em conformidade com a sua capacidade e potência, como você confere a seguir.

Benefícios da manutenção do ar-condicionado
A manutenção do ar-condicionado não é benéfica apenas do ponto de vista sanitário. Há ganhos também financeiros, pois se os aparelhos funcionarem perfeitamente, ocorrerá economia considerável em diversos aspectos:

Aumento da vida útil: a periodicidade na manutenção do ar-condicionado identifica possíveis peças que precisem ser substituídas antes de comprometer todo o mecanismo de funcionamento do aparelho.

Conta de energia: se o sistema estiver funcionando perfeitamente, não haverá sobrecarga do equipamento e não demandará maior consumo de energia.

Conforto térmico: a temperatura equilibrada não sobrecarrega os aparelhos de ar-condicionado e os colaboradores terão um local de trabalho mais agradável.

Qualidade do ar: se o ar no ambiente tiver com boa qualidade, significa que não terá a propagação de micro-organismos e, com isso, evitará o agravamento de doenças respiratórias, como rinite, bronquite, asma, entre outras, tendo impacto direto nos índices de absenteísmo por afastamento médico.

A volta do trabalho presencial na pós-pandemia
Muitas empresas estão retomando as atividades presenciais após meses oferecendo o home office aos seus colaboradores. Muitas não estão levando em consideração tudo o que foi descrito sobre o sistema de refrigeração que ficou muito tempo inoperante, talvez até por desconhecimento.

Bastam algumas horas de funcionamento, para que a proliferação de agentes presentes no ar contamine todos que estão no ambiente. Será que o retorno ao trabalho, sem os devidos cuidados com o sistema de refrigeração, terá valido a pena?

Por isso, antes do retorno das atividades corporativas, é importante realizar uma ação preventiva no sistema de refrigeração da empresa. Contratar uma empresa prestadora de serviço que tenha experiência e conte com profissionais especializados para analisar exatamente as condições de todo o sistema, é condição primordial para encontrar as soluções necessárias para tornar o ambiente corporativo próprio para a retomada do trabalho presencial, com um plano de ação sob medida, eficiente e eficaz.

Tecnologia como aliada – lâmpadas germicidas UVC
Juntamente ao protocolo de manutenção, a instalação de lâmpadas UVC nos dutos do ar-condicionado é extremamente recomendada para garantir a higienização dos sistemas de climatização, já que elas eliminam 99,99% de bactérias e vírus, inclusive, do novo Coronavírus. Mas como abordamos nesse post, (https://engepred.com.br/noticias/nao-categorizado/lampadas-uv-c-e-protocolo-tecnico-garantem-eliminacao-do-novo-coronavirus-no-sistema-do-ar-condicionado/), sua instalação só deve ser feita por profissionais e só é eficaz em conjunto com o protocolo de manutenção preventiva.

BônusOrientações da Engepred que vão ajudar no melhor retorno ao trabalho
Para ajudar nesse momento, a Engepred elaborou um e-book com orientações importantes para o retorno ao trabalho que inclui, além das condições dos sistemas de refrigeração, outras recomendações que vão ajudar a tornar o ambiente corporativo mais saudável e seguro.

O conteúdo do ebook foi revisado e validado pela Consultoria do Hospital Sírio-Libanês e inclui práticas adotadas pela Engepred em prédios administrados por ela, como o Palácio Austregésilo de Athayde (https://engepred.com.br/palacio-austregesilo-de-athayde/).

Da consultoria à execução, a Engepred reúne uma equipe multidisciplinar de profissionais, composta por engenheiros, facilities e técnicos especializados em sistemas de refrigeração e está em dia com o que há de mais atual em termos de biossegurança, tendo conquistado a validação da Consultoria Sírio-Libanês para os protocolos desenvolvidos e implantados.

Fale com um de nossos consultores e agende uma visita técnica.