25 ago 2023

A Revolução da Inteligência Artificial na manutenção preventiva

A inteligência artificial (IA) e suas aplicações inovadoras estão transformando a forma como as instalações são gerenciadas e mantidas, além de responderem aos desafios intensificados pelas transformações influenciadas pela pandemia. 

Com a integração da Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês Internet of Things), o uso de sensores e algoritmos permitem a análise de dados em tempo real, possibilitando a identificação de anomalias e padrões. Ao mesmo tempo, simplificam a operação e otimizam os equipamentos. 

Um destaque importante é o setor de refrigeração, que, por sinal, representa um dos maiores custos em instalações prediais comerciais. O consumo energético da climatização do ambiente pode ser otimizado com sistemas de automação centralizados, que permitem o gerenciamento e monitoramento de todo o edifício ou de várias instalações, inclusive controlando equipamentos de diferentes fabricantes.

Na medida em que os sistemas de climatização operam de maneira automática de acordo com a demanda e, paralelamente, dentro da melhor condição de operação, aproveita-se ao máximo sua vida útil. Em um mercado no qual o modelo de trabalho híbrido é uma realidade cada vez mais preponderante, essa automação é ainda mais estratégica, possibilitando a operação customizada e simples, visando o conforto dos usuários e a condição ótima do sistema. Do contrário, as grandes oscilações das cargas térmicas para atender à dinâmica do fluxo dos espaços resultaria em ineficiência e maior desgaste dos equipamentos.

E é graças a essa precisão de dados, disponíveis em tempo real e de forma simplificada em dashboards dinâmicos que se tornou muito mais factível o monitoramento de indicadores mais específicos, como o consumo de energia ou de água por metro quadrado, elevando a busca por eficiência a um novo patamar.

Ao automatizar processos, antes executados manualmente, também é possível minimizar a exposição dos profissionais a riscos, ganhar produtividade ao direcionar a mão de obra a tarefas que demandem mais as especificidades humanas e simplificar rotinas repetitivas e operacionais, com mais confiabilidade. 

Segundo a Enertiv, plataforma de inteligência artificial focada em manutenção imobiliária, a exploração da comunicação inteligente entre equipamentos reduziu em 25% os custos de manutenção e 50% as falhas dos equipamentos, além de ter ampliado a vida útil dos equipamentos em até 36%. 

O melhor é que com o avanço da IA e da IoT, aproveitar essas vantagens está cada vez mais acessível, tanto do ponto de vista financeiro, quanto técnico. Já estão disponíveis no mercado soluções do tipo plug & play até integráveis ao smartphone. Ou seja, sem nenhuma necessidade de grandes intervenções estruturais, elétricas ou aquisição de máquinas caras. É a tecnologia, literalmente, na palma da sua mão!

No entanto, antes de adotar qualquer tecnologia, estabelecer um sólido programa de manutenção é essencial. Nele, é importante ter um mapeamento completo dos equipamentos, quais informações já são possíveis de se monitorar e quais de fato já são acompanhadas. Também é imprescindível ter os principais objetivos traçados, conectados aos objetivos do negócio. Só a partir de um plano estruturado e um trabalho consciente é possível navegar pela ampla diversidade de soluções existentes no mercado e escolher, com assertividade e racionalidade, as que respondem aos desafios e aos objetivos da gestão de manutenção, sempre considerando a viabilidade técnica, a integração e, principalmente, o preparo das pessoas. Afinal, a transformação digital só acontece de verdade quando as pessoas estão alinhadas ao processo.

À medida que a tecnologia avança e os gestores se mostram abertos às oportunidades oferecidas pela IA, adaptando seus programas de manutenção às demandas do futuro, a transformação será verdadeiramente revolucionária. As instalações que abraçarem essa ideia de forma inteligente o quanto antes colherão os benefícios de uma operação mais eficiente, segura e econômica. 

Autor: Felipe Castro Fernandes, Gestor Predial da Engepred,

Publicado originalmente na Revista Manutenção Predial  https://t.ly/80a_9