21 jun 2023

Gestão condominial estratégica: Como otimizar a operação e reduzir custos

Assim como todos os setores, o corporativo não ficou imune às mudanças impulsionadas pelo cenário pandêmico. Se antes a pressão pela redução de custos já era um desafio constante na vida dos gestores prediais, agora ela está ainda maior. Soma-se a esse cenário as adaptações necessárias para atender às demandas criadas pelo processo de transformação digital e mudança comportamental. Nesse contexto, a gestão condominial estratégica tem se mostrado essencial para lidar com as pressões do mercado, tais como a adoção do trabalho remoto, a devolução de áreas e a necessidade de novas tratativas comerciais.

Esse é o tema do novo ebook criado pela Engepred. “Gestão Condominial Estratégica: Como Otimizar a Operação e Reduzir Custos no seu Condomínio?” traz sugestões, dicas e exemplos para levar mais eficiência, reduzir custos e elevar a valorização das edificações comerciais e corporativas.

Crises trazem tempos de oportunidades

Um ótimo exemplo de gestão condominial eficiente é o Edifício Palácio Austregésilo de Athayde (EPADE), localizado na região central do Rio de Janeiro e gerenciado pela Engepred. Embora tenha mais de 40 anos de construção, o EPADE ainda é considerado moderno e atual devido aos investimentos realizados em sua estrutura, como a substituição de transformadores, a troca de duas centrífugas do sistema de ar-condicionado central, que agora é totalmente automatizado, e a implementação de um sistema de cadastramento e controle de acesso, entre outros recursos.

Esse case é apenas um dos exemplos citados no guia “Gestão Condominial Estratégica: Como Otimizar a Operação e Reduzir Custos no seu Condomínio?”, que busca inspirar e provocar reflexões sobre como os gestores podem aprimorar a gestão do condomínio e fazer a diferença. 

A obra apresenta diversas possibilidades para otimizar a gestão condominial, baseadas na vasta experiência de mais de 36 anos da Engepred em gestão condominial, gerenciamento de propriedades, manutenção e soluções em engenharia em diferentes tipos de edificações. Desse modo, as melhores práticas e alertas estão organizados em quatro tópicos principais: segurança e bem-estar das pessoas, preservação do patrimônio imobiliário, atendimento à legislação e gestão administrativa-financeira. 

O objetivo é ajudar os gestores a alcançarem uma gestão condominial mais eficiente e bem-sucedida, por meio da adoção de estratégias personalizadas e alinhadas às necessidades específicas de cada condomínio, pois a retomada do mercado imobiliário já está em curso, mas a busca por eficiência na gestão continua em destaque, desempenhando um papel ainda mais estratégico.

Quer saber como otimizar a operação e reduzir custos no seu condomínio? Baixe agora, gratuitamente, o ebook “Gestão Condominial Estratégica. Como otimizar a operação e reduzir custos no seu condomínio?”