24 jul 2023

Gestão Condominial, como ter uma operação mais eficiente

A gestão condominial desempenha um papel essencial na manutenção, operação e eficiência dos condomínios, sejam eles comerciais, corporativos ou residenciais. Tudo isso reflete diretamente na valorização do ativo mobiliário. No universo corporativo o tema é ainda mais estratégico, pois um empreendimento eficiente, que preza pelo bem-estar e segurança dos usuários, significa um imóvel mais competitivo no mercado de locação, com menor risco de vacâncias elevadas ou desvalorização do metro quadrado.

Para manter toda essa engrenagem funcionando plenamente, os síndicos e gestores prediais enfrentam desafios diários que exigem conhecimento técnico, habilidades operacionais e de gestão, de modo a garantir a conformidade jurídica, o bem-estar dos condôminos, a conservação das áreas comuns e a gestão financeira adequada. Afinal, a falta de cuidados adequados com a infraestrutura e a negligência na manutenção podem resultar em acidentes, problemas estruturais e até mesmo responsabilização legal dos gestores, além, é claro, de gastos desnecessários e obsolescência. Nesse contexto, adotar estratégias e práticas que otimizem os processos operacionais é fundamental.

Esse é o tema do novo e-book criado pela Engepred, intitulado “Gestão Condominial: Como Ter uma Operação Mais Eficiente”. Direcionado a síndicos, gestores prediais, operacionais e profissionais de property management como um todo, a publicação aborda questões administrativas, financeiras e operacionais relacionadas à gestão condominial, trazendo sugestões, dicas e exemplos para levar mais eficiência, reduzir custos e elevar a valorização das edificações comerciais e corporativas. 

Baseado na experiência de mais de 36 anos da Engepred em gestão predial, gerenciamento de propriedades e engenharia, com cases premiados, este material oferece sugestões práticas, exemplos e reflexões que podem fazer a diferença, visando uma operação mais eficiente do condomínio. Destaca-se a importância dos envolvidos estarem bem informados sobre aspectos técnicos e operacionais, além de questões jurídicas, uma vez que a legislação brasileira estabelece uma série de deveres para o gestor do condomínio, incluindo o equilíbrio financeiro, a segurança dos condôminos e a manutenção das áreas comuns.

Um dos principais tópicos abordados é a manutenção predial, que pode ser dividida em três tipos: corretiva, preventiva e preditiva:

 

  • A manutenção corretiva tem como objetivo reparar um equipamento após uma falha ou inconsistência. Ela pode ser emergencial, quando envolve questões prioritárias de segurança, ou não planejada, quando ocorre uma pane total e repentina no empreendimento.

 

  • A manutenção preventiva tem como objetivo reduzir ou eliminar as possibilidades de falhas e degradação dos equipamentos. Ela é realizada com base no cálculo da vida útil dos elementos que compõem o aparelho e permite um melhor controle orçamentário, além de evitar intervenções corretivas mais custosas.

 

  • A manutenção preditiva é uma abordagem avançada que utiliza dados e técnicas de monitoramento para prever quando uma falha ou degradação ocorrerá. Essa abordagem envolve a coleta e análise de informações dos equipamentos, como medições de desempenho, vibração, temperatura, entre outros indicadores.

O e-book também destaca a importância do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) do ar-condicionado, que é obrigatório para todos os edifícios de uso público ou coletivo. Algumas ações recomendadas no guia incluem a análise da qualidade do ar, a limpeza de redes e dutos, ajudando a garantir a eficiência dos equipamentos, prolongar sua vida útil, evitar gastos desnecessários e promover a valorização patrimonial. 

Em resumo, o material oferece orientações e sugestões para melhorar a gestão condominial, com foco na manutenção predial e no cumprimento das normas e obrigações legais preservando e valorizando as edificações, garantindo um ambiente seguro, funcional e bem administrado para os condôminos, locatários, usuários, proprietários e investidores. Baixe agora, gratuitamente, o eBook “Gestão Condominial: Como Ter uma Operação Mais Eficiente”.