31 out 2022

Economia e individualização da água em condomínios

O Brasil demonstra grande ineficiência na distribuição de água pelas regiões. Segundo um levantamento do Instituto Trata Brasil, quase 40% de toda a água potável é desperdiçada no País. Esse número equivale a 7,5 mil piscinas olímpicas de água tratada.  

Para reduzir esse impacto e promover a sustentabilidade ambiental, a individualização da água tem se tornado cada vez mais comum no mercado, principalmente, após a implementação da Lei 13.312 de individualização em condomínios, aprovada pelo Governo Federal no ano de 2021, que estabeleceu como obrigatória a instalação da medição individual em condomínios novos. 

Com a novidade, vieram também muitas dúvidas. Confira a seguir o que é a individualização de água, como é feita e quais são os principais benefícios em adotar o sistema.  

 

O QUE É INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁGUA?  

A individualização de água em condomínios consiste na leitura da conta de forma separada para cada unidade privativa. Este modelo leva em consideração o consumo de cada usuário individualmente, ou seja, para a companhia de medição, cada endereço está diretamente ligado a uma unidade consumidora.  

O modo tradicional de medição de água nos condomínios quantifica o consumo em um único hidrômetro, onde o valor da fatura é dividido entre os moradores, completamente alheio ao consumo individual dos condôminos. Enquanto na individualização de água, os moradores pagarão apenas o volume consumido, arcando com as despesas de modo mais justo.  

 

COMO É FEITA A INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁGUA?  

Para implementar a individualização de água em condomínios são instalados hidrômetros individuais que cumprem o papel de fazer a leitura para cada unidade consumidora. Dessa forma, o condômino consegue acompanhar seus próprios gastos e paga somente o que consumiu no mês.  

Devido a essa mudança ter um grande impacto no orçamento coletivo, antes de prosseguir com a individualização, o tópico deve passar pela assembleia de condomínio para que todos tenham a oportunidade de discutir as características da obra e o valor do investimento por unidade. A decisão precisa ser registrada em cartório e, após essa etapa, o síndico pode continuar com a atualização do sistema hídrico do edifício.  

 

A INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁGUA PODE SER FEITA EM CONDOMÍNIOS ANTIGOS?  

Embora a Lei 13.312 apenas determine a obrigatoriedade em empreendimentos novos, a individualização de água também pode ser feita em condomínios antigos. Nesse caso, a mudança pode ser mais cara e trabalhosa, devido aos prédios antigos possuírem tubulação de aço e precisarem de renovação completa para concluir o processo.  

 

Dependendo da tecnologia usada na atualização do sistema, os custos ficam ainda mais elevados. Por isso, o ideal é entrar em contato com uma empresa especializada que irá instalar os hidrômetros individuais para que ela possa fazer uma vistoria técnica e apresentar a melhor solução para o condomínio, buscando um orçamento mais acessível e um projeto hidráulico que contemple a estrutura do prédio.  

 

Os sistemas de individualização de água mais conhecidos são:  

  • Sistema por radiofrequência (sem conexão com fios); 
  • Sistema digital (sem a necessidade de alguém para fazer a leitura); 
  • Sistema de leitura pulsada (emissão de pulso elétricos por litro de água consumido). 

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁGUA? 

A individualização de água em condomínios oferece uma divisão mais justa entre os moradores. Quando há uma cobrança compartilhada, as pessoas que moram sozinhas pagam o mesmo valor que famílias grandes, sem contar que é preciso cobrir os gastos dos condôminos inadimplentes. A individualização pode resultar até mesmo em menos conflitos nas reuniões de moradores, pois as pessoas deixam de brigar devido ao desperdício dos demais ou pelo valor elevado da fatura.  

Além desses benefícios, existem outras vantagens na individualização de água. Confira abaixo: 

 

ECONOMIA DE ÁGUA

Estima-se que o sistema de individualização de água em condomínios resulta em uma economia de 35% para o consumidor e gastos condominiais. Com a individualização, cada um é responsável pelo seu próprio consumo, então, se houver algum morador desperdiçando água, o excesso pesará no bolso do próprio condômino e, consequentemente, conduzirá a uma mudança de postura do indivíduo e promoverá um consumo mais consciente.   

 

IDENTIFICAÇÃO DE VAZAMENTOS  

A instalação do hidrômetro por unidade auxilia a identificar quando o consumo está fora do padrão daquele morador. Sendo assim, é fácil detectar vazamentos e infiltrações nos apartamentos, inclusive de forma remota, já que alguns sistemas possuem a função de monitoramento digital constante. Além disso, também é possível encontrar fraude no sistema de abastecimento de água, como o famoso “gato“. 

 

REDUÇÃO DE CUSTOS  

Com a individualização da água, há uma redução de gastos condominiais de curto e longo prazos, incluindo o valor pago de taxa condominial, consumo por apartamento e, especialmente, as despesas com manutenções corretivas, que podem ser mais caras se comparada com a manutenção preventiva 

 

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL  

A medição individualizada é um destaque na hora de vender o apartamento, pois as pessoas prezam por propriedades que oferecem maior controle e gerenciamento das suas despesas. Além disso, por ser um modelo mais moderno e tecnológico, é bastante visado no mercado imobiliário.  

 

Com uma gestão focada em resultado e bem-estar, todos saem ganhando. Fale com um de nossos consultores de gestão condominial e conheça outras maneiras de deixar o seu prédio mais eficiente.