09 fev 2023

Como funciona a instalação de painéis de energia solar em prédios e casas?

O sistema solar fotovoltaico está ganhando cada vez mais espaço em edifícios residenciais e comerciais. De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), o Brasil possui mais de 600 mil unidades consumidoras com geração de energia solar, sendo 75,8% delas residenciais. O levantamento demonstra que as pessoas estão investindo mais em painéis de energia solar devido aos benefícios em relação à economia, além da facilidade de instalação e a recente queda no valor. Segundo dados de mercado, houve uma redução de 40% no preço dos equipamentos necessários para a implementação do sistema solar fotovoltaico em prédios e casas, fator que impulsionou a expansão mundial da energia solar.  

 

Onde instalar os painéis de energia solar?

Os painéis de energia solar estão se tornando mais acessíveis, tanto em relação ao custo, quanto na questão de configuração do sistema fotovoltaico, já que atualmente a instalação do aparelho não se limita somente à cobertura ou ao telhado do imóvel, mas também pode ser instalado em sacadas ou nas paredes de prédios e condomínios.  

Por se tratar de áreas grandes, as coberturas, telhados e lajes ainda permanecem como os melhores locais para instalar painéis solares. No entanto, há soluções de posicioná-los em locais como as áreas comuns do condomínio, fachadas e quintais.  

 

Painéis solares na sacada? 

Sim, ao utilizar um sistema de fixação do tipo usina, de modo triangular, é possível fazer a instalação das placas solares no espaço livre da sacada. O ideal é que a aparelhagem fique sem sombras. Porém, mesmo em períodos de sombreamento, o sistema produz energia elétrica através da irradiação solar por um tempo menor em um dia.  

 

Quintal também podem ser local ideal para painéis solares 

Em casas térreas, o quintal se apresenta como um local viável para colocar o sistema solar fotovoltaico. Basta observar se não há outras construções ou árvores que possam ser responsáveis por impedir que os raios solares atinjam as placas e provoque uma baixa capacidade de geração de energia.  

 

Em edifícios, fachadas também podem ser usadas

Essa é uma alternativa para os casos em que não se tem espaço no telhado do edifício, desde que o local de instalação não seja coberto por outros prédios ou elementos, pois a fachada precisa receber luz solar.  

Neste caso, é usado o sistema fotovoltaico integrado. Este equipamento, que se assemelha a uma película, incorpora células fotovoltaicas em projetos da construção civil, substituindo de maneira total ou parcial alguns elementos arquitetônicos convencionais, como janelas, coberturas, grades, marquises, fachadas ou clarabóias.  

 

Coberturas dos prédios são os lugares mais recomendados 

As coberturas são os lugares mais recomendados para a instalação do painel de energia solar, uma vez que são áreas que recebem altos níveis de captação de irradiação. Essa modalidade de instalação permite que a energia solar gerada seja consumida de forma compartilhada entre outros apartamentos e andares, fato conveniente para edifícios residenciais e comerciais.  

 

Como funciona o painel de energia solar?

A instalação de painéis de energia solar em residências e locais corporativos deve ser realizada por técnicos especializados. Por isso, é preciso procurar o serviço de uma empresa profissional.  

Depois que a instalação foi concluída, a energia começa a ser gerada por meio da atuação do inversor de frequência. Este é direcionado ao relógio bidirecional, responsável por avaliar qual é a potência requerida para os cômodos das casas ou andares.  

Desse modo, o relógio de luz indica o pagamento de algum valor à distribuidora quando o consumo de energia excede a capacidade máxima de geração do sistema. Por outro lado, é possível produzir energia a mais e transformá-la em créditos, tópico que será abordado mais à frente neste artigo.  

 

Benefícios da instalação do painel solar 

Uma das principais vantagens da energia solar, especialmente para as empresas, são os baixos custos em comparação aos valores das tarifas de energia. A economia pode chegar até 95% de redução na conta de luz de cidadãos e empresas. Além disso, a mudança garante um comportamento mais saudável em relação ao meio ambiente, pois trata-se de uma fonte de energia sustentável, como apontado abaixo: 

 

Fonte de energia limpa 

O painel de energia solar converte a irradiação em energia elétrica de forma segura e sustentável. Isso significa que, ao contrário da queima de combustíveis fósseis ou construção de usinas hidrelétricas, o sistema solar fotovoltaico não lança resíduos ou toxinas no meio ambiente. Sendo assim, o uso dos raios solares para a produção de energia não impacta o equilíbrio natural do planeta por ser uma fonte limpa e renovável.  

 

Requer pouca manutenção

Após instalado, os painéis de energia solar têm uma vida útil média de 30 anos e não exigem muita manutenção. Os equipamentos colocados em edifícios e residências produtoras de energia solar possuem uma tecnologia autônoma que capta a irradiação. Por isso, não há a necessidade de procedimentos mecânicos e substituições constantes de peças .  

 

Custo-benefício 

Casas, comércios e indústrias podem obter energia elétrica para todos os eletrônicos e máquinas utilizando somente alguns metros quadrados com painel de energia solar. Além disso, o custo dos painéis é limitado ao preço do projeto, compra e instalação. Vale destacar que é ainda possível produzir energia extra para uso noturno gerando créditos.  

 

Créditos de energia 

Se o sistema solar fotovoltaico produzir mais energia do que o necessário para abastecer o local, a energia extra é convertida em créditos de acordo com a quantidade de energia “emprestada” à concessionária.  

Tais créditos podem ser usados durante a noite ou durante períodos de baixa incidência solar, sem que ocorra novas cobranças ao proprietário. Ou seja, ao direcionar a distribuidora, os créditos são abatidos das contas de luz, ocasionando economia. 

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa outra forma de reduzir custos, otimizar recursos e ainda aderir à sustentabilidade, fale com um de nossos consultores de gestão condominial e conheça outras alternativas.