Retrofit em edifícios comerciais: como a Engepred pode ajudar?
27 maio 2019

Retrofit em edifícios comerciais: como a Engepred pode ajudar?

Cada vez mais no meio da construção civil, é possível ouvir sobre o retrofit de edifícios comerciais, em que se aplica o processo de revitalização desses empreendimentos. Seu conceito vai além de uma simples reforma, com uma série de serviços de modernização e readequação de instalações.

O objetivo principal é a preservação dos componentes que estão em bom estado na edificação e adequar os demais parâmetros às exigências atuais, permitindo o aumento da vida útil característica. Dessa forma, qualquer tipo de empreendimento pode passar pelo retrofit, sendo a quantidade e tamanho das obras dependentes da necessidade e dos recursos disponíveis.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para explicar mais sobre o conceito de retrofit em edifícios comerciais e como a Engepred pode ajudar nesse processo. Acompanhe!

O que é retrofit em edifícios comerciais?

O retrofit foi desenvolvido para proporcionar a revitalização de edifícios, preservando as características originais conforme os parâmetros e necessidades atuais do empreendimento. Esse conceito é destinado a construções que precisam de adequação e devem se enquadrar nas novas exigências.

Toda a essência é baseada na atualização de novas tecnologias, adequando-se às normas vigentes e dando novos usos para os ambientes, tornando os espaços funcionais para os atuais usuários. Além disso, as modernizações estéticas e arquitetônicas também fazem parte do retrofit, caracterizando um novo olhar para o empreendimento, assim como a adoção de novas soluções técnicas para facilitar a manutenção.

Sobretudo, a utilização dessa técnica prevê uma renovação completa da edificação. No caso de edifícios comerciais, as atualizações de tecnologias e softwares garantem maior agilidade e produtividade, com a utilização de sistemas modernos que atendam às exigências dos potenciais clientes. As adequações dos ambientes e a busca por técnicas facilitadoras de manutenção permitem maior rentabilidade das ações da organização.

Antes de optar pelo retrofit, é muito importante que seja realizado um estudo de viabilidade, pois os parâmetros a serem analisados são diferentes de uma reforma comum. A principal preocupação é a manutenção das características originais, tendo atenção a todo o conceito projetado inicialmente para a edificação e atualizando-o.

Existem muitos empreendimentos que passam por esse processo, em que grandes incorporadoras e investidores adquirem edifícios comerciais antigos e os renovam, comercializando-os posteriormente. Ademais, a falta de terrenos em localizações adequadas para novas construções também é uma questão chave para a opção pelo retrofit em edifícios comerciais.

Quais as vantagens do retrofit?

Todo o processo do retrofit propõe melhorias e atualizações em um edifício antigo, tornando possível a inserção desse empreendimento em padrões mais elevados no mercado e a adequação em conceitos de sustentabilidade. As adaptações tecnológicas mais presentes nesse tipo de reforma são:

  • instalações hidráulicas;
  • instalações elétricas;
  • instalações de ar-condicionado;
  • instalações de combate a incêndios
  • sistemas de iluminação;
  • elevadores;
  • automação
  • sistemas de recepção.

A modernização dos sistemas de instalações defasados, por exemplo, torna possível a redução nos custos condominiais, como é o caso do ar-condicionado. Modelos mais antigos consomem mais energia, além de apresentarem defeitos com mais frequência e manutenções onerosas. Por isso, adequar essas estruturas traz grandes benefícios para os usuários.

A automação é um processo que é levado em consideração. A opção pelo autoatendimento, por exemplo, permite que os usuários acessem o empreendimento a partir de um cadastramento prévio antes de chegar ao edifício, sem que o visitante precise se identificar na recepção. O controle de uso dos ambientes, dos sistemas e das manutenções periódicas também pode ser realizado por meio de uma plataforma própria.

Outro fator importante é que as modernizações arquitetônicas agregam valor ao empreendimento. A restauração de fachadas e a instalação de itens como bicicletário, áreas de convivência e vestuário, por exemplo, reforçam a ideia para o usuário que os edifícios são mais amigáveis, garantindo a relação de proximidade com o utilizador.

Nos edifícios comerciais, o retrofit gera impactos positivos em relação às características técnicas e mercatórias, beneficiando proprietários e locatários. Todo o processo modifica a imagem corporativa do empreendimento, chamando a atenção do ocupante que vai se instalar no local. Assim, o proprietário compete por usuários de primeira linha, gerando uma rentabilidade maior.

Com esse conceito, também é possível alterar a modalidade do empreendimento, transformando um galpão industrial, por exemplo, em um espaço corporativo, agregando valor ao espaço e atendendo as necessidades dos usuários.

Os retrofits também possibilitam que os empreendimentos adquiram os chamados selos verdes, devido aos conceitos de sustentabilidade agregados à construção. A certificação LEED, por exemplo, concedida pelo Green Building Council, é dada para edifícios ecoeficientes a partir da tipologia O+M, para prédios existentes, agregando valor ao imóvel.

Como a Engepred atua no retrofit em edifícios comerciais?

Antes de optar pelo retrofit em edifícios comerciais, é necessário realizar uma análise para verificar a viabilidade. Independentemente do tipo de imóvel a ser executado, todo esse processo tem por consequência a valorização do empreendimento.

Nessa análise deverão ser avaliadas algumas variantes, que são compreendidas por:

  • localização do imóvel;
  • qualidade dos materiais a serem empregados;
  • público que será atendido;
  • necessidade de modernização das instalações existentes;
  • realização de implementação de novos sistemas;
  • redução dos custos energéticos;
  • redução dos custos de abastecimento de concessionárias;
  • avaliação do imóvel.

Assim, a Engepred realiza todas as vistorias imobiliárias, identificações e análises das condições do imóvel, gerenciando todos os projetos necessários para a realização do retrofit. De acordo com as necessidades do cliente, são avaliados todos os itens envolvidos na composição das plantas, efetivando os pareceres técnicos e financeiros das melhores soluções para a viabilidade do projeto final.

A partir disso, a atuação da Engepred se dá no gerenciamento das obras que serão executadas. A análise da viabilidade é centrada no aspecto operacional do edifício, otimizando seu funcionamento, agregando tecnologias e valorizando o empreendimento do proprietário.

Quais as vantagens competitivas geradas pelos serviços da Engepred?

A Engepred tem mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário e no gerenciamento de imóveis, e conta com um corpo técnico de excelência para a avaliação e acompanhamento de obras de retrofit. Os engenheiros estão capacitados para as áreas civil, elétrica e mecânica, além de dispor de arquitetos e uma equipe administrativa de apoio para atendimento aos mais diversos tipos de projetos desse modelo.

O grande diferencial é a realização do estudo de viabilidade, com o recolhimento de todas as informações do cliente para verificar quais são suas necessidades e quais adequações precisam ser feitas, cruzando esses dados em paralelo com a análise de custos e orçamentos, resultantes do processo de automação e agilidade das operações.

Por meio dessa situação, é possível enxergar todos os benefícios, como benfeitorias energéticas, valorização do imóvel com o tempo e a facilidade de encontrar locatários. A partir dessas análises, é gerada uma conclusão se vale ou não a pena fazer o retrofit.

Existem situações em que a conclusão é a não execução desse procedimento. Após a realização de todas as análises apresentadas anteriormente, se o edifício se encontra em uma região que não apresenta uma boa valorização e o momento para locação não é adequado, o retorno do investimento pode demorar muito. Nesses casos, é interessante focar nas prioridades e em reformas pontuais, como nos elevadores.

O retrofit busca o máximo de aproveitamento dos espaços, instalações e equipamentos existentes do imóvel em questão. Portanto, um bom projeto conta com uma boa investigação do imóvel e uma execução de qualidade, garantindo valorização e economia funcional. A Engepred, além do compromisso, já executou vários projetos com diferentes clientes, desde o processo de estudos técnicos até a finalização e entrega de obra, gerenciando toda a metodologia.

Sobretudo, o retrofit em edifícios comerciais é um procedimento de revitalização de construções que preserva as características originais necessárias e readéqua ambientes, instalações e equipamentos existentes para os novos interesses. A Engepred, com toda a sua experiência no mercado, tem a competência técnica e executiva necessária para transformar todos os projetos de reformas em excelentes investimentos para sua organização.

Ficou com algum questionamento em relação ao processo de retrofit em edifícios comerciais? Então, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços especializados e tire todas as suas dúvidas!