Manutenção preventiva em condomínios comerciais: o que é e por que fazer?
29 jan 2019

Manutenção preventiva em condomínios comerciais: o que é e por que fazer?

Para oferecer bons serviços no condomínio comercial, é fundamental que a sua empresa mantenha as instalações operativas e eficientes. Para isso, é importante preservar a ordem no edifício, o que envolve a realização de manutenção preventiva. Uma inspeção feita antes de qualquer imprevisto evita a perda de muitos recursos e promove mais precisão e agilidade no dia a dia.

Neste conteúdo, você vai aprender mais sobre a manutenção preventiva e descobrir por que é importante fazê-la no seu empreendimento. Continue acompanhando e saiba mais sobre o tema!

O que é manutenção preventiva?

É o conjunto de procedimentos de avaliação e intervenção para evitar o aparecimento de adversidades e monitorar o desempenho do item analisado. Ela é realizada de forma cíclica, com o intuito de identificar problemas de forma precoce e não deixar que aconteçam danos nas instalações e para o estabelecimento.

Um exemplo é a avaliação dos elevadores, que deve ser feita, mensalmente, por técnicos especializados na área e anualmente com execução do Relatório de Inspeção Anual (RIA). A inspeção da fiação e das condições do edifício para a prevenção de incêndio também são exemplos de manutenção preventiva.

Qual a diferença entre a manutenção preventiva e a preditiva?

A manutenção preventiva é uma inspeção realizada em intervalos determinados, ou orientada por critérios prescritos, para reduzir a probabilidade de um item falhar ou se degradar. A manutenção preditiva é uma metodologia que faz o acompanhamento periódico do item, com base em dados coletados no monitoramento. A preditiva coleta informações sobre o elemento e faz intervenções diante de qualquer indicador de irregularidade.

Ou seja, a preditiva identifica o problema no início e exige um acompanhamento contínuo. Ela pode ser muito funcional para fábricas com grande número de maquinário. Mas para um condomínio comercial, a opção que mais se ajusta é a manutenção preventiva, que tenta evitar a ocorrência do problema e é periódica. Assim, não será necessário a coleta de dados constante, pois a avaliação é repetida em intervalos de tempo definidos.

Com que frequência a manutenção preventiva deve ser realizada?

A frequência da manutenção preventiva depende do item que é analisado. O para-raios deve ser inspecionado uma vez por ano. O sistema elétrico pode passar por avaliação mensalmente, sendo que o processo deve ser realizado por uma empresa certificada, com profissional habilitado.

A inspeção dos bombeiros é repetida de 3 a 5 anos, dependendo do tamanho do imóvel e da localidade. Eles emitem um documento chamado “Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)” e verificam mangueiras, alarmes, sinalização, entre outros itens.

Qual a importância da manutenção preventiva para um condomínio comercial?

Ela contribui para que as operações sejam realizadas com regularidade e para que os processos estejam dentro da normalidade. As dificuldades são identificadas com antecipação, ou logo no início, antes que a situação se torne mais grave. Ou seja, a manutenção preventiva é um procedimento que permite ter mais segurança e estabilidade no negócio. Além disso, ela evita irregularidades no imóvel, o que seria motivo para intervenção de autoridades estatais.

Quais as vantagens da manutenção preventiva para os condomínios comerciais?

A manutenção preventiva é um investimento do negócio. Ela traz vantagens para o empreendimento. Veja mais sobre esses benefícios a seguir.

Conservação de equipamentos

Quando um equipamento está com defeito, ele, muitas vezes, continua operante, mas com um grande desgaste de sua estrutura e também consumindo muita energia. Sendo assim, ele rapidamente se danifica a ponto de não poder mais ficar ativo.

A manutenção preventiva identifica esses problemas e nela são feitas as substituições e correções necessárias. Isso garante uma maior vida útil para o aparelho e traz mais segurança nas atividades diárias e no uso do artefato.

Aumento da segurança para os profissionais e clientes

Em um condomínio comercial, zelar pela segurança de quem frequenta o edifício é prioridade. É fundamental garantir que tudo esteja fluindo adequadamente e sem oferecer riscos para profissionais e clientes. Com a manutenção preventiva, você evita que problemas aconteçam. Antes que a ameaça apareça, você já elimina o elemento que poderia gerá-la.

Esse fator garante tranquilidade para os ocupantes, permitindo que o cotidiano seja vivido de forma segura. Dessa maneira, os condôminos ficam satisfeitos com os serviços da sua empresa e os escritórios, e negócios que funcionam na edificação podem operar com normalidade.

Economia financeira

Em termos financeiros, a manutenção preventiva é mais vantajosa que a remediação de problemas. Quando um imprevisto acontece, não só os profissionais são afetados, mas também os seus clientes. Dependendo da gravidade da questão, os serviços são parados, gerando horas ociosas de trabalho e prejudicando o desempenho dos processos.

Isso compromete a imagem da sua empresa e também dos escritórios e negócios que funcionam no edifício, demonstrando despreparo e pensamento restrito ao curto prazo.

Além disso, os gastos para remediar a questão e reparar danos também podem ser muito elevados. Todo o trabalho é feito às pressas, impedindo a pesquisa de preços mais vantajosos. Com uma manutenção preventiva, esses aborrecimentos são evitados e os clientes ficam satisfeitos com as condições do condomínio.

Realização de reparos em condições favoráveis à operação

Quando há um imprevisto, as condições para remediação do problema são as mais adversas. Muitas vezes, é preciso parar os serviços, interromper trabalhos, além de a segurança dos ocupantes ficar ameaçada.

Com a manutenção preventiva, você identifica os problemas de forma precoce e realiza as intervenções com facilidade. Todo o processo será conduzido de forma planejada. Os gestores e profissionais dos negócios, que ocupam o condomínio, são avisados que terão que parar as atividades. Com isso, podem se preparar, minimizando os transtornos.

A manutenção preventiva é um processo fundamental para o condomínio comercial. Com ela, dá para garantir mais tranquilidade para o dia a dia no edifício, promovendo a segurança e a identificação precoce de dificuldades. Baseada em planejamento e organização, essa modalidade de revisão contribui para a construção de uma imagem positiva para o empreendimento e reduz custos operacionais.

Gostou de conhecer mais sobre a manutenção preventiva? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos valiosos como este em seu e-mail!