planejamento de obra e reforma
12 jul 2018

Como fazer um planejamento de obra e reforma sem errar?

Existem vários desafios em sua rotina de trabalho, certo? Em todas as situações, é essencial acompanhar as tendências do mercado, a fim de prestar um serviço de qualidade.

Na hora de realizar o planejamento de obra e reforma, muitos profissionais acabam se vendo em maus lençóis. Isso acontece porque alguns conceitos da construção civil não fazem parte do senso comum e, desse modo, você pode tomar atitudes equivocadas, que colocam em risco a obtenção de resultados positivos.

Por esse motivo, este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. Tenha atenção em sua leitura e aproveite.

Qual é a importância do planejamento de obra e reforma?

Qual é a relação entre uma festa e uma obra? A comparação parece estranha, mas os dois exemplos precisam de muito planejamento e preparação.

Nos dois casos, quem deixa tudo para a última hora acaba gastando mais do que pode e não alcança os objetivos que deseja, seja atender os convidados, seja garantir o prazo de entrega da reforma.

Portanto, essa preparação é o ponto de partida para garantir a produtividade dos funcionários, reduzir as despesas e se preparar para os desafios que estão por vir. E não pense que isso deve ser realizado apenas em grandes obras. Na verdade, você precisa se planejar na hora de criar uma estratégia em prol da excelência.

O planejamento de obra e reforma ajuda a definir as especificações financeiras, operacionais e logísticas. Além disso, ele otimiza o tempo de trabalho e permite que você crie um plano de ações para emergências.

E acredite: imprevistos acontecem e deixam profissionais experientes de cabelo em pé.

Quais erros devem ser evitados?

As atividades construtivas são variadas. Existem inúmeros processos, e cada um deles tem características e objetivos diferentes. Por causa da falta de conhecimento, alguns gestores não entendem a real necessidade da realização da obra ou da reforma.

Isso quer dizer que o principal erro acontece quando você não sabe onde quer chegar. Em outras palavras, os materiais só podem ser comprados e os profissionais contratados quando você tiver certeza do que pretende atingir com esse empreendimento.

É muito comum encontrar profissionais que agem sem pensar ou planejar. Antes de tomar qualquer atitude, é essencial analisar a situação, encontrar as causas dos problemas e propor medidas para solucioná-las.

Com essas informações em mãos, você tem mais confiança e segurança para desenvolver o planejamento de obra e reforma sem errar e também sem se esquecer das necessidades dos clientes.

Quais são as melhores dicas para estruturá-lo?

Após a etapa de concepção, você deve planejar tudo o que deve acontecer em sua gestão.

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudá-lo:

Desenvolva projetos

Os projetos de arquitetura e engenharia são ferramentas que você não pode deixar de lado em um planejamento de obra e reforma eficiente.

Eles fornecem as informações necessárias para a realização do trabalho e mostram quais são as melhores soluções construtivas.

Imagine que o projeto de arquitetura considera que uma determinada parede será derrubada em seu edifício. Porém, o engenheiro responsável pelo projeto estrutural opta por não a remover para não comprometer a estrutura da edificação.

Se você não souber dessa questão com antecedência, certamente terá problemas para prosseguir com as atividades.

A etapa de compatibilização entre todos os projetos é algo que deve ser a sua prioridade também. Quem não se preocupa com isso não consegue executar o que foi planejado e acaba perdendo o prazo de entrega.

Os projetos e as suas disciplinas, como as instalações elétricas e hidráulicas, o ar-condicionado, os elevadores e a prevenção contra incêndio, devem trabalhar sob um mesmo objetivo: assegurar a eficiência do planejamento de obra e reforma.

Elabore as especificações técnicas

Na próxima fase, você já tem os projetos concluídos e pode começar a planejar os trabalhos e alinhar os prazos. Lembre-se de documentar tudo o que foi decidido na etapa anterior e criar um memorial descritivo para anexar todas as informações.

A partir de agora, é possível fazer o levantamento de custos com precisão, conhecendo as quantidades de materiais e funcionários que serão utilizados.

Conheça as documentações necessárias

Qualquer obra precisa estar legalizada para ser iniciada. Como cada município tem as suas próprias regras, pesquise-as muito bem antes de colocar a mão na massa.

Saiba que essa precaução ajuda a evitar dores de cabeça que vão desde o pagamento de multa a embargos e processos judiciais.

Fiscalize a obra

Alguns profissionais acreditam que o planejamento de obra e reforma acaba quando os funcionários estão em ação. Na verdade, essa ideia está errada e abre brechas para falhas.

Você deve acompanhar tudo o que acontece em seu canteiro, monitorando o desempenho de cada funcionário, e comparar o que foi planejado com o resultado obtido.

Assim, a fiscalização da obra é uma boa maneira para garantir a otimização dos custos e não perder o prazo acordado.

Disponibilize Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva

Você não pode cometer erros quando se trata da segurança do trabalho no planejamento de obra e reforma. Em qualquer situação, a segurança do funcionário deve vir em primeiro lugar. Por isso, exija o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs e EPCs) adequados às atividades realizadas.

Saiba que cada centavo gasto com prevenção ajuda a reduzir acidentes e a tornar a sua gestão mais humana, além de evitar despesas com indenizações.

Utilize novas tecnologias

Os avanços tecnológicos mudaram a forma como você interage com amigos, parentes e colegas de trabalho. Hoje em dia, as tecnologias estão presentes em nossas rotinas profissionais e pessoais — e não poderia ser diferente ao estipular o planejamento de obra e reforma.

Existem sistemas de controle de rotina de obra e softwares sofisticados que permitem a modelagem da construção (Building Information Modeling, BIM), que possibilitam antever problemas de interferências entre as instalações na hora de executar a obra.

Contrate uma empresa gerenciadora

Percebe-se, então, que é preciso considerar vários critérios ao fazer o planejamento de obra e reforma. A fim de evitar qualquer equívoco e facilitar a sua rotina, contrate uma equipe de consultores capacitada nessa área de atuação.

Ao tomar essa atitude, você se sente mais seguro e recebe um atendimento especializado e adequado às suas necessidades.

Entre em contato com a nossa empresa e se prepare para ter mais tempo e tranquilidade para as questões que realmente importam!