Projeto de workplace que revolucionou salas de manutenção
07 jun 2021

Projeto de workplace que revolucionou salas de manutenção

Em uma experiência piloto, a Engepred desenvolveu e implantou um novo projeto de workplace para as salas de manutenção nas edificações cariocas nas quais presta o serviço.

Com o conceito de design orientado para o engajamento, a transformação incluiu elementos de conforto físico e psicológico e outros relacionados à funcionalidade do ambiente que resultaram em um aumento de 52% no índice de satisfação dos funcionários e de mais de 100% no índice de satisfação dos clientes.

Com resultados expressivos e perceptíveis a olho nu, o projeto ficou em segundo lugar no Prêmio Abrafac Melhores do Ano 2020, na categoria “Gerenciamento, operação, manutenção e utilidades”.

Para o gerente de novos negócios, Daniel Penna, o diferencial do projeto foi dar atenção a uma área, na maioria das vezes, negligenciada.

“O impacto dos espaços de trabalho no ser humano é tema amplamente debatido. Os benefícios de uma equipe feliz nos resultados dos negócios também já são comprovados. Mas quando se trata dos espaços destinados às equipes de apoio, a história é outra. No Brasil, grande parte dessas áreas estão em locais improvisados em estacionamentos, subsolos e depósitos, sem condições adequadas de iluminação, ventilação, temperatura, visão externa e outros itens de conforto”, afirma Daniel Penna.

Na contramão dessa realidade, as novas salas contemplam desde aspectos práticos para o bom desenvolvimento do trabalho em condições seguras para os colaboradores, como correta iluminação, refrigeração, mobiliário que garante a perfeita ergonomia, incluindo bancadas e cadeiras adequadas, até elementos motivacionais, como pontos de conexão com sentimentos e emoções positivas a partir de um mural com fotos dos familiares, e biofilia por meio de plantas, o que aumenta a produtividade em 15%, reduzindo o estresse e aumentando o bom humor.

Sobre a premiação

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano é realizado há 15 anos pela Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace (Abrafac), com o objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management, além de estimular a produção e disseminação de casos de sucesso. Em 2020, foram 42 trabalhos inscritos, com representantes de seis estados no prêmio e mais de 5,5 mil votos online, por conta da pandemia de Covid-19. E se você quer levar o modelo para a sua edificação, fale com a gente!

 

Fonte: Revista Manutenção Predial