indicadores de gestão de condomínios
08 jul 2019

Conheça agora os 8 principais indicadores de gestão de condomínios

A administração de condomínios comerciais e empresariais utiliza índices para mensurar o desempenho do serviço prestado. Esses indicadores de gestão de condomínios ajudam a avaliar o rendimento dos colaboradores, a utilidade dos equipamentos, os fluxos das operações e assim por diante.

Para ajudar você a entender melhor esse assunto, elaboramos este artigo sobre os principais indicadores para gestão de condomínios e a importância de cada um deles! Ficou interessado? Então, continue a leitura!

1. Indicadores de Ho

Os indicadores de Ho formam um grupo de fatores que, após um estudo sobre mais de 700 organizações nas regiões da Ásia e da Oceania, o pesquisador Daniel C.W. Ho definiu como sendo fundamentais para gestão de condomínios. São eles:

  • custos anuais de facilidades;
  • custos de startup;
  • custos de limpeza em geral;
  • custos com manutenção;
  • custos com reformas;
  • custos com limpeza por metro quadrado;
  • valores dos ativos e dos rendimentos.

Esses indicadores falam sobre o acompanhamento do condomínio em si, são mais globais e não necessariamente falam sobre o trabalho dos colaboradores.

2. Indicadores de Quinello e Nicoletti

Assim como Daniel C. W, Ho, em 2006, o mestre em Administração José Nicoletti e o Doutor em Administração Robson Quinello ao estudarem a fundo o assunto, identificaram que, além dos indicadores já citados, também são extremamente relevantes:

  • a identificação das dimensões do espaço de trabalho;
  • o definição do formato do espaço de trabalho;
  • a qualidade da iluminação;
  • a qualidade do ar-condicionado;
  • os níveis de ruído;
  • o ambiente de trabalho, de um modo geral.

Diferentemente do tópico anterior, esses indicadores precisam ser acompanhados por impactarem diretamente o trabalho dos colaboradores.

3. Financeiro

A diminuição dos custos é um dos principais focos quando se contrata gestores de condomínios. Entretanto, cortar custos não é tão simples, é preciso verificar a viabilidade e a efetividade dessa estratégia.

Como você já deve ter percebido, indicadores sempre funcionam melhor como parte de um grupo. Assim, algumas outras métricas financeiras que devem ser acompanhadas são:

  • custos brutos da contratação dos serviços;
  • custos de manutenção;
  • custos operacionais por usuários;
  • custos de limpeza;
  • custos com compras de insumos;
  • custos de segurança;
  • despesas com reformas;
  • custos de energia em empresas com servidores e data centers;
  • gastos com reposição de ativos.

A dinâmica do gestor consiste em acompanhar e comparar esses valores com os objetivos estipulados e avaliar se houve de diminuição em relação aos gastos anteriores do condomínio.

4. Processos operacionais

Já mostramos indicadores de gestão de condomínios focados na atuação da empresa gestora e na atuação dos colaboradores. Nesse tópico, o de processos operacionais, vamos mostrar indicadores relacionados à atuação da empresa na resolução de problemas. São os principais indicadores:

  • quantidade de manutenções preventivas e corretivas;
  • tempo de resolução de um chamado;
  • eficácia nos sistemas de comunicação;
  • nível de segurança oferecido aos usuários, fundamento por índices de acidentes e obediências às normas regulamentadoras;
  • cumprimento de prazos;
  • qualidade dos equipamentos fornecidos (nas dimensões de segurança, velocidade de processamento, atualização, capacidade de armazenamento).

Vale lembrar que todos os levantamentos devem ser baseados em números que reflitam a realidade.

5. Relacionamento entre contratante e fornecedora

Existe um indicador que muitas vezes é negligenciado, mas que impacta diretamente todos os outros: o relacionamento com os fornecedores.

Para fazer um exercício de reflexão, tente imaginar o que acontece em um condomínio que não recebe o material de limpeza, por exemplo. Imaginou? Pois é!

Para evitar problemas, uma boa opção é utilizar o benchmarking para escolher os fornecedores. Em seguida, estabelecer os indicadores de acordo com a realidade do seu condomínio.

Faça esse último passo por meio de um documento contendo o que a contratante espera da contratada e quais os deveres e os direitos de ambas as partes.

6. Satisfação do cliente

A contratação de uma empresa gestora de condomínios visa o aprimoramento da experiência do usuário final. Assim, é preciso ficar atento à satisfação do cliente.

Nesse sentido, boas métricas para avaliar uma empresa gestora de condomínios são:

  • relação entre usuários satisfeitos e insatisfeitos com os serviços que são prestados ao condomínio;
  • números de reclamações de clientes.

A avaliação de satisfação do cliente permite a verificação direta de atributos da empresa (e dos concorrentes). Isto é, a pesquisa oportuniza que se faça um mapeamento de quais são os atributos que os clientes esperam em determinados serviços ou produtos.

Mas atenção: a satisfação dos clientes deve ser mensurada com base nos serviços prestados, tais como segurança, serviços de limpeza e recepção.

7. Inovação

Essa métrica deve se fundamentar nos resultados das iniciativas tomadas pela empresa gestora contratada. Algumas possibilidades:

  • verificar melhora na receita dos gastos com tecnologia;
  • identificar a variedade no portfólio;
  • acompanhar a receita de novos produtos e serviços;
  • monitoramento de satisfação do cliente na interação com os serviços.

Inovação nem sempre é sinônimo de tecnologias, por isso ressaltamos que é importante ficar atento a iniciativas da empresa gestora em prover soluções que melhorem o condomínio.

8. Indicadores personalizados

Para finalizar, cada negócio pode desenvolver os seus próprios indicadores. Uma boa solução é adaptar os indicadores que citamos acima. Sugerimos a avaliação periódica:

  • das despesas com funcionários;
  • das ordens de serviço;
  • dos custos com materiais;
  • do tempo médio de resposta às ordens de serviço.

Esses são alguns exemplos, mas seja qual for a escolha é fundamental ajustá-lo à realidade do seu negócio.

Esse post buscou ressaltar que existem empresas terceirizadas especializadas na gestão de condomínio, e que sua contratação compensa em relação ao custo-benefício. Mas, principalmente, porque se torna possível mensurar todos os indicadores de gestão de condomínios comerciais ou empresariais que influenciam a qualidade dos serviços prestados.

Nosso artigo foi útil para você? Então, aproveite para saber, agora, dicas sobre como reduzir custos em uma gestão de facilities!

7 Comments

  1. You’ve made some decent points there. I looked on the internet to learn more about the issue and found most people will go along with your views on this site.

  2. I could not resist commenting. Exceptionally well written!

  3. What’s Going down i am new to this, I stumbled upon this I have discovered It positively useful and it has aided me out loads. I hope to contribute & assist other customers like its aided me. Good job.

  4. No Censorship, Freedom Of Speech, No F.B. Jail, Join Canund Social Network today for free and make: New Friends, Groups, upload video, Rewards program Pages, Events, Blog, Post in Market and enjoy all the games free! Great referral program for helping your friends join! Get free items with our new rewards program. We are also provide google play app and Apple I-Phone App

  5. Via my research, shopping for technology online can for sure be expensive, nonetheless there are some tips and tricks that you can use to help you get the best products. There are generally ways to obtain discount discounts that could help make one to have the best electronics products at the smallest prices. Interesting blog post.

  6. Dont forgget , that breakfest is realy importen

  7. I really love your blog, it was a very good color & theme, if you want to know the graph game, come here!

leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.