Conheça agora os 8 principais indicadores de gestão de condomínios
A administração de condomínios comerciais e empresariais utiliza índices para mensurar o desempenho do serviço prestado. Esses indicadores de gestão de condomínios ajudam a avaliar o rendimento dos colaboradores, a utilidade dos equipamentos, os fluxos das operações e assim por diante.
Para ajudar você a entender melhor esse assunto, elaboramos este artigo sobre os principais indicadores para gestão de condomínios e a importância de cada um deles! Ficou interessado? Então, continue a leitura!
1. Indicadores de Ho
Os indicadores de Ho formam um grupo de fatores que, após um estudo sobre mais de 700 organizações nas regiões da Ásia e da Oceania, o pesquisador Daniel C.W. Ho definiu como sendo fundamentais para gestão de condomínios. São eles:
- custos anuais de facilidades;
- custos de startup;
- custos de limpeza em geral;
- custos com manutenção;
- custos com reformas;
- custos com limpeza por metro quadrado;
- valores dos ativos e dos rendimentos.
Esses indicadores falam sobre o acompanhamento do condomínio em si, são mais globais e não necessariamente falam sobre o trabalho dos colaboradores.
2. Indicadores de Quinello e Nicoletti
Assim como Daniel C. W, Ho, em 2006, o mestre em Administração José Nicoletti e o Doutor em Administração Robson Quinello ao estudarem a fundo o assunto, identificaram que, além dos indicadores já citados, também são extremamente relevantes:
- a identificação das dimensões do espaço de trabalho;
- o definição do formato do espaço de trabalho;
- a qualidade da iluminação;
- a qualidade do ar-condicionado;
- os níveis de ruído;
- o ambiente de trabalho, de um modo geral.
Diferentemente do tópico anterior, esses indicadores precisam ser acompanhados por impactarem diretamente o trabalho dos colaboradores.
3. Financeiro
A diminuição dos custos é um dos principais focos quando se contrata gestores de condomínios. Entretanto, cortar custos não é tão simples, é preciso verificar a viabilidade e a efetividade dessa estratégia.
Como você já deve ter percebido, indicadores sempre funcionam melhor como parte de um grupo. Assim, algumas outras métricas financeiras que devem ser acompanhadas são:
- custos brutos da contratação dos serviços;
- custos de manutenção;
- custos operacionais por usuários;
- custos de limpeza;
- custos com compras de insumos;
- custos de segurança;
- despesas com reformas;
- custos de energia em empresas com servidores e data centers;
- gastos com reposição de ativos.
A dinâmica do gestor consiste em acompanhar e comparar esses valores com os objetivos estipulados e avaliar se houve de diminuição em relação aos gastos anteriores do condomínio.
4. Processos operacionais
Já mostramos indicadores de gestão de condomínios focados na atuação da empresa gestora e na atuação dos colaboradores. Nesse tópico, o de processos operacionais, vamos mostrar indicadores relacionados à atuação da empresa na resolução de problemas. São os principais indicadores:
- quantidade de manutenções preventivas e corretivas;
- tempo de resolução de um chamado;
- eficácia nos sistemas de comunicação;
- nível de segurança oferecido aos usuários, fundamento por índices de acidentes e obediências às normas regulamentadoras;
- cumprimento de prazos;
- qualidade dos equipamentos fornecidos (nas dimensões de segurança, velocidade de processamento, atualização, capacidade de armazenamento).
Vale lembrar que todos os levantamentos devem ser baseados em números que reflitam a realidade.
5. Relacionamento entre contratante e fornecedora
Existe um indicador que muitas vezes é negligenciado, mas que impacta diretamente todos os outros: o relacionamento com os fornecedores.
Para fazer um exercício de reflexão, tente imaginar o que acontece em um condomínio que não recebe o material de limpeza, por exemplo. Imaginou? Pois é!
Para evitar problemas, uma boa opção é utilizar o benchmarking para escolher os fornecedores. Em seguida, estabelecer os indicadores de acordo com a realidade do seu condomínio.
Faça esse último passo por meio de um documento contendo o que a contratante espera da contratada e quais os deveres e os direitos de ambas as partes.
6. Satisfação do cliente
A contratação de uma empresa gestora de condomínios visa o aprimoramento da experiência do usuário final. Assim, é preciso ficar atento à satisfação do cliente.
Nesse sentido, boas métricas para avaliar uma empresa gestora de condomínios são:
- relação entre usuários satisfeitos e insatisfeitos com os serviços que são prestados ao condomínio;
- números de reclamações de clientes.
A avaliação de satisfação do cliente permite a verificação direta de atributos da empresa (e dos concorrentes). Isto é, a pesquisa oportuniza que se faça um mapeamento de quais são os atributos que os clientes esperam em determinados serviços ou produtos.
Mas atenção: a satisfação dos clientes deve ser mensurada com base nos serviços prestados, tais como segurança, serviços de limpeza e recepção.
7. Inovação
Essa métrica deve se fundamentar nos resultados das iniciativas tomadas pela empresa gestora contratada. Algumas possibilidades:
- verificar melhora na receita dos gastos com tecnologia;
- identificar a variedade no portfólio;
- acompanhar a receita de novos produtos e serviços;
- monitoramento de satisfação do cliente na interação com os serviços.
Inovação nem sempre é sinônimo de tecnologias, por isso ressaltamos que é importante ficar atento a iniciativas da empresa gestora em prover soluções que melhorem o condomínio.
8. Indicadores personalizados
Para finalizar, cada negócio pode desenvolver os seus próprios indicadores. Uma boa solução é adaptar os indicadores que citamos acima. Sugerimos a avaliação periódica:
- das despesas com funcionários;
- das ordens de serviço;
- dos custos com materiais;
- do tempo médio de resposta às ordens de serviço.
Esses são alguns exemplos, mas seja qual for a escolha é fundamental ajustá-lo à realidade do seu negócio.
Esse post buscou ressaltar que existem empresas terceirizadas especializadas na gestão de condomínio, e que sua contratação compensa em relação ao custo-benefício. Mas, principalmente, porque se torna possível mensurar todos os indicadores de gestão de condomínios comerciais ou empresariais que influenciam a qualidade dos serviços prestados.
Nosso artigo foi útil para você? Então, aproveite para saber, agora, dicas sobre como reduzir custos em uma gestão de facilities!