Consultoria operacional: será que vale a pena investir?
20 fev 2019

Vale mesmo a pena investir em consultoria operacional?

Empresas que investem em uma consultoria operacional mantêm o espaço em funcionamento corretamente, gerando mais produtividade dos funcionários e satisfação dos clientes. E tudo isso acontece com o menor custo possível.

Entretanto, alguns gestores ficam com dúvidas na hora de escolher o melhor parceiro, seja pela falta de conhecimento ou pela urgência em encontrar uma solução adequada às suas necessidades.

Ao ler este post, você entenderá mais sobre o assunto e como ter um atendimento personalizado, que oferece relatórios detalhados e claros sobre o seu negócio.

Como funciona uma consultoria operacional?

A consultoria operacional pode ser conceituada como uma avaliação do conjunto de trabalhos realizados e o direcionamento às necessidades dos processos do cliente, diagnosticando seus problemas e orientando a melhor correção e implementação de programas e mudanças.

Para isso, o consultor desenvolve um estudo, uma estratégia para a realização dos resultados almejados.

Qual a diferença entre uma consultoria operacional e consultoria de gestão de negócio?

Essa é uma dúvida que muitos gestores têm.

Segundo o Engenheiro Chelington Boarin, é importante entender que a consultoria predial verifica a operação e a infraestrutura do empreendimento, para apontar boas práticas operacionais e itens que necessitam de correção ou manutenção. Isso quer dizer que o trabalho analisa detalhadamente, por exemplo, como os sistemas de ar-condicionado e de instalações elétricas e hidráulicas são utilizados.

Desse modo, é possível traçar um planejamento de melhorias e criar um modelo organizacional para que o imóvel possa operar melhor.

Por outro lado, a consultoria de gestão de negócio é mais ampla e tem como principal objetivo “deixar a casa em ordem”. É realizada uma análise numérica, que fornece a criação de metas e de indicadores que facilitam a busca pelos resultados esperados.

Quais são as vantagens que a consultoria operacional proporciona a uma empresa?

Tenha em mente que a contratação desse tipo de serviço é uma atitude séria. Após tomar a decisão, você deve estar pronto para ouvir feedbacks e melhorar a sua postura. Abaixo, você entende melhor o que tem a ganhar com a consultoria operacional:

Avaliação externa de uma equipe especializada

Um gerente de facilities, em muitos casos, pode não enxergar as deficiências do seu trabalho na rotina. Como tudo está dentro das normalidades, você não busca melhorar a sua performance.

Ao ter uma equipe externa avaliando o seu empreendimento, você recebe um estudo com uma ótica sob outro ângulo, com possíveis falhas e vícios. Não há nada de errado em admitir erros. Na verdade, essas situações são essenciais para fomentar a melhoria de sua vida profissional.

Conhecimento especializado e agilidade nos resultados

Certamente, você quer melhorias substanciais em um curto intervalo em seu empreendimento, não é mesmo? Uma consultoria operacional bem executada permite que isso aconteça como esperado.

Como a equipe envolvida tem a vivência de outras situações, a implementação de mudanças é acelerada e direta. Com um diagnóstico sensível aos detalhes, as soluções são propostas com inovação e produtividade.

Estratégias que aumentam a receita e diminuam as despesas

Cada empreendimento tem necessidades e objetivos diferentes. Tentar adotar um plano genérico é uma péssima ideia. Ao ter um parceiro experiente no assunto, você não precisa se preocupar com a criação de planos de ação e estratégias voltadas à performance operacional.

Todas as tarefas são focadas na obtenção de resultados positivos, considerando os recursos financeiros, humanos e tecnológicos disponíveis. Todos esses critérios convergem para o cumprimento de prazos e a redução de custos.

Modernização e atualização

Quando se fala de uma boa gestão de facilities, é preciso se lembrar do uso de ferramentas modernas. Por mais que os seus sistemas atuais funcionem corretamente, é possível descobrir gargalos e oportunidades para melhorar as suas performances.

Como surgem novas tecnologias a todo momento, pode ser um pouco complicado acompanhá-las e adotá-las em sua rotina. Por esse motivo, a consultoria operacional abre portas para a modernização do seu condomínio comercial e remove obstáculos para o seu crescimento.

Pense na segurança patrimonial. Se não existe um sistema de câmeras no condomínio e de controle de entrada, interligados a uma central de segurança, todos os seus bens são ameaçados. Em outros casos, os equipamentos podem estar obsoletos.

A partir da ação de tecnologias para identificar e monitorar a movimentação de pessoas, todos os riscos são minimizados. Essa é apenas uma medida preventiva que uma consultoria operacional pode sugerir. Saiba que existem várias outras possibilidades.

Qual é o melhor momento para buscar uma consultoria operacional?

Após descobrir os benefícios dessa estratégia, você deve estar se perguntando quando é possível aplicá-la em seu condomínio, certo?

Na verdade, a consultoria operacional é recomendada para todos os gerentes de facilities que desejam valorizar a empresa e melhorar a performance da equipe.

Ou seja, não importa se você está em fase de implementação ou de melhoria contínua, um parceiro que tem o know-how de mercado consultivo te ajuda a identificar problemas antes que eles sequer apareçam.

E acredite: imprevistos operacionais acontecem quando menos se espera. Se um dos seus sistemas parar de funcionar por causa da falta de manutenção, você poderá esperar pela troca de peça ou de algum equipamento?

Provavelmente, não.

Como qualquer falha coloca em risco a segurança e a confiança de seus clientes e funcionários, faça de tudo para tornar a consultoria operacional uma realidade em seu empreendimento o quanto antes.

Qual é o papel da Engepred?

A Engepred é uma empresa que tem mais de 30 anos de experiência na operação predial. Por causa disso, seu time tem a expertise, agilidade e a eficiência que você deseja, garantindo segurança, conforto e produtividade em suas parcerias.

Alguns de seus principais serviços são:

  • vistoria completa da operação da edificação, avaliação dos processos de funcionamento de equipamentos, instalações e colaboradores,
  • análise dos contratos de prestação de serviços,
  • avaliação dos perfis de consumo de energia, água e gás,
  • definição de novos padrões de performance.

A partir de agora, você entendeu como a consultoria operacional torna as rotinas de estruturas corporativas e de empreendimentos mais eficientes.

Portanto, pare de perder tempo e encontre um parceiro que está preparado para atender às suas necessidades e que ofereça o conhecimento técnico necessário para a sua infraestrutura.

Agora, descubra mais sobre a consultoria operacional da Engepred!