18 dez 2019

Conheça as normas de limpeza de dutos de ar-condicionado em prédios comerciais

Muito útil para os dias de calor, o ar-condicionado permite que as pessoas façam as suas atividades em um ambiente com temperatura agradável. Realizar a manutenção, principalmente a limpeza de dutos de ar-condicionado, é essencial para garantir o bom funcionamento do aparelho.

É importante ressaltar que o ar-condicionado filtra o ar e, a partir disso, armazena resíduos nos seus filtros, que se não forem limpos periodicamente, começam a soltar essa sujeira. Tal acúmulo compromete o desempenho de peças, como o ventilador, e o resfriamento, haja vista que os resíduos dificultam a passagem do ar.

Além disso, quando transmitida pelo ar a sujeira pode causar doenças e ocasionar crises alérgicas em pessoas que têm quadro de sinusite, rinite, asma ou bronquite. Quer evitar esse problema? Confira, a seguir, como limpar os dutos do ar condicionado de acordo com as normas para prédios comerciais!

Quais são as normas para limpeza de ar condicionado?

No mês de janeiro de 2018, foi aprovada a lei que determina a manutenção de ar condicionado em prédios privados coletivos e públicos. A regulamentação obriga as empresas a terem um plano de manutenção, controle dos seus climatizadores e a reduzirem os possíveis riscos à saúde dos ocupantes desses ambientes.

Todos os prédios comerciais precisam seguir as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para evitar a disseminação de poluentes químicos, físicos e biológicos. Os espaços climatizados, como hospitais e laboratórios, continuam seguindo os seus regulamentos específicos.

O que mudou?

Antes sempre recomendada, agora a manutenção dos dutos do ar condicionados por meio da apresentação e seguimento do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é obrigatório para que o edifício permaneça regular diante da lei.

Segundo a regulamentação, todos os edifícios de uso público coletivo que contam com ambientes climatizados artificialmente devem elaborar o documento do PMOC de seus sistemas de climatização — caso haja mais de um, é necessário responder por cada um deles. Apesar de parecer burocrática, a nova lei tem como finalidade garantir boas condições do ar para os ocupantes do prédio.

Dessa forma, é possível deixar o ambiente mais protegido, evitando a disseminação de doenças transmitidas pelo ar, especialmente em edifícios que não recebem ventilação externa. Isso porque esses aparelhos têm mecanismos de filtros e não prestar atenção no seu funcionamento causa a redução da sua eficiência. Quem não seguir as normas terá que responder por isso legalmente, arcando com o pagamento de multas.

Quando perceber que é hora de limpar os dutos do ar-condicionado?

Há vários sinais que indicam quando é o momento de fazer a manutenção do ar-condicionado. Veja quais são as condições que você deve observar.

Pinga-pinga de água

Em primeiro lugar está algo que muita gente acha normal, mas não é. Trata-se do pinga-pinga de água que pode estar acompanhado de mau cheiro e é um dos maiores indícios de que algo está errado. Portanto, não deixe esse problema passar despercebido e prepare a sua manutenção quanto antes.

Dificuldade de ventilação

O ar-condicionado já não está ventilando o ambiente tanto quanto antes? Saiba que a dificuldade na ventilação é um forte sinal de necessidade de limpeza, pois isso indica que a sujeira no filtro impede a passagem do ar, o que compromete o pleno funcionamento do aparelho.

Alto consumo de energia

Conforme já dissemos, o acúmulo de sujeira nos filtros do ar condicionado altera e dificulta o seu funcionamento dentro dos padrões de normalidade. Sendo assim, para que consiga atingir a temperatura desejada, o sistema tem que ficar ligado por mais tempo e requer uma potência maior, o que eleva o consumo de energia.

Problemas respiratórios

Os micro-organismos que ficam no interior do aparelho podem causar diversos problemas no sistema respiratório humano, como sinusite, rinite, asma, bronquite e quadros de alergia, sem a correta higienização do aparelho e a troca dos filtros.

Nesse sentido, se as pessoas que trabalham ou transitam pelo ambiente começarem a apresentar dificuldades respiratórias ou espirrar frequentemente quando o aparelho está ligado, fique atento, pois é recomendado fazer uma boa limpeza nos seus dutos. Afinal, é melhor investir na manutenção do ar condicionado do que ter que lidar com o afastamento de funcionários por conta de doenças.

Como fazer a manutenção?

É imprescindível que o responsável pela manutenção siga rigidamente as orientações do Plano de Manutenção, Operação e Controle. Além disso, no período recomendado para limpeza, é importante contratar uma empresa especializada para conferir as instalações e fazer o serviço de forma adequada. Nesse contexto, quem instala o sistema de ar condicionado em ambientes do prédio coletivo deve iniciar o processo já pensando em como fazer a estruturação desse plano.

Por sua vez, o documento tem que ter anotações sobre a manutenção mecânica do sistema e qualidade do ar aferido por meio disso. Para os prédios que já contam com os sistemas instalados a lei também vale. Contudo, nessa circunstância, o responsável tem o prazo de seis meses para cumprir todas as exigências legais. Isso também pode se estender para os locatários.

Diante dessa situação, o mais indicado é procurar por uma empresa especializada e solicitar o suporte adequado para cumprir todas as orientações do PMOC. Esse procedimento é dividido em duas partes: manutenção mecânica do sistema de refrigeração e ar condicionado; e avaliação da qualidade do ar. A primeira parte deve ser avaliada e assinada por profissionais da Engenharia Mecânica (engenheiros, técnicos ou tecnólogos). Enquanto que a segunda parte pode ser avaliada e assinada por profissionais da Engenharia Química ou Engenharia Sanitária.

Com a ajuda especializada para a limpeza de dutos de ar condicionado, você terá à sua disposição um profissional qualificado e experiente no assunto, o que elimina as chances de erro nesse processo. Assim, é possível manter o bom funcionamento do aparelho de forma contínua, ficar dentro da lei, livrando-se de multas, além de zelar pela segurança e preservação da saúde das pessoas que ocupam o ambiente.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

9 Comments

  1. Most of these sports betting promo presents take the form of welcome promotions that give you a bit of additional
    cash to get started with.

  2. An outstanding share! I have just forwarded this onto a colleague
    who had been conducting a little research on this.
    And he in fact bought me lunch due to the fact that I discovered it
    for him… lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanx for spending time to talk about this topic here
    on your web site.

  3. How states have and continue to legalize the industry differs rather significantly.

  4. Hey there! Quick question that’s completely
    off topic. Do you know how to make your site mobile friendly?

    My website looks weird when browsing from my apple iphone.
    I’m trying to find a theme or plugin that might be able to resolve this issue.
    If you have any suggestions, please share. Thank you!

  5. According toBloomberg Wealth, gambling web pages have learned their lessons from previous missteps.

  6. Very good article. I will be dealing with a few of these issues as well..

  7. The couple plans to share the dollars with their seven young children and 21 grandchildren.

  8. Zippia is a job investigation website with profession pathway information and nationwide job listings.

  9. Yo no es posible mirar este Blog https://historiadelaempresa.com/teva-pharmaceutical-inds en mi Xiaomi. ¿Me pasa solo o les ha ocurrido a todo el personal?

leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.