employee experience
23 ago 2019

Employee experience: saiba a importância para o sucesso do negócio

O employee experience é um conjunto de estratégias que objetivam proporcionar uma boa experiência para o colaborador na relação com o próprio trabalho. Ele envolve uma série de propostas e tendências que podem contribuir muito para trazer resultados para o negócio.

Quando o trabalhador está satisfeito com a corporação, ele apresenta um melhor desempenho e maior dedicação, o que contribui para o crescimento do negócio. Preparamos este conteúdo especial para que você conheça o employee experience e saiba como ele é importante para a empresa. Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!

O que é employee experience?

A expressão employee experience pode ser traduzida como experiência do empregado e significa o conjunto de ações para proporcionar bem-estar e qualidade de vida para os colaboradores. Ela é derivada do customer experience, um corpo de alternativas proposto para promover a melhor experiência possível para os clientes.

As empresas começaram a pensar que se elas investem tanto na vivência do cliente, também é importante apostar em propor estratégias para tornar a experiência dos colaboradores a melhor possível. Isso porque, muitas vezes, o trabalhador é a principal fonte de conexão com o cliente.

Qual a importância do employee experience para o sucesso da empresa?

O employee experience contribui muito para o sucesso da empresa. Ele promove uma série de benefícios, como a melhora da relação da empresa com os funcionários, o estímulo para um melhor clima organizacional e o aumento da retenção de talentos.

Além disso, ele contribui para a melhora da imagem da empresa e a elevação da atratividade da marca. O employee experience possibilita também que a produtividade e a qualidade do trabalho aumentem. Os colaboradores ficam mais satisfeitos e, com isso, oferecem um melhor atendimento ao cliente.

Outra questão que mostra o quanto o employee experience é importante é que ele promove a redução dos adoecimentos (como estresse e depressão) e de licenças médicas.

A qualidade de vida do time proporciona melhores resultados para o negócio, além de minimizar a rotatividade e o absenteísmo. Um ambiente estimulante, criativo e enriquecedor traz bem-estar para o profissional e gera satisfação com a carreira. Isso promove melhores resultados para o empreendimento.

Quais as melhores práticas de employee experience?

Há uma série de ótimas práticas de employee experience para adotar na empresa. Veja mais a seguir!

Conheça os membros da equipe

Para desenvolver estratégias de employee experience que sejam realmente efetivas, é fundamental conhecer bem os colaboradores. Não há uma receita pronta para definir o conjunto de ações que proporcionam bem-estar no meio laboral. Isso porque a qualidade de vida no trabalho depende muito das preferências e necessidades das pessoas.

Assim, antes de implementar qualquer prática, busque conhecer os profissionais. Dialogue, troque experiências, procure saber dos contextos que eles enfrentam, das dificuldades e desafios que estão diante deles. Dessa forma, é possível desenvolver um programa de employee experience com mais qualidade e que realmente gera resultados.

Envolva os colaboradores no desenvolvimento do employee experience

Os próprios colaboradores são os agentes ideais para sugerirem as estratégias que podem melhorar a experiência de trabalho. Eles estão diretamente envolvidos com a produção e os serviços, enfrentando várias dificuldades no dia a dia.

Consulte o time para a elaboração de propostas, para a tomada de decisões e para a implementação de alternativas. Além disso, peça o feedback da equipe após a inserção de alguma medida.

Promova o alinhamento entre employee experience e customer experience

O employee experience e o customer experience precisam caminhar juntos. A proposta é de que a união dos dois dê origem a um ciclo positivo de produtividade e satisfação com a empresa.

As estratégias de employee experience proporcionam qualidade de vida e estimulam o engajamento do profissional. Isso possibilita que o colaborador se dedique mais ao trabalho, gerando produtos e serviços com mais qualidade. As medidas também incentivam a realização de um atendimento com mais dedicação e atenciosidade com o cliente.

Assim, o consumidor tem suas necessidades atendidas, além de criar um relacionamento positivo com a marca. Esse conjunto de processos promove a fidelização do cliente e a retenção de talentos na corporação.

Ofereça um ambiente de crescimento e valorização

Aprender é algo naturalmente estimulante, se a forma de assimilação do novo conhecimento for realizada de forma coerente e adequada. A sensação de crescer e evoluir por si só já é um incentivo.

É importante lembrar que as habilidades adquiridas podem gerar resultados melhores no trabalho, contribuindo para a melhoria dos processos e da performance do colaborador.

Assim, destacamos que é necessário valorizar as capacidades e apostar no potencial dos profissionais. Um ambiente de valorização e desenvolvimento oferece condições para que o trabalhador tenha mais motivação e gratificação.

Para isso, é preciso observar que os desafios são importantes, mas que cada profissional lida com eles de uma forma. Perceba as particularidades de cada pessoa e tente adaptar as estratégias equilibrando um grau moderado de cobrança, apoio e de aposta no potencial do sujeito.

Além disso, é essencial aplicar uma política não punitiva diante dos erros. Se a proposta é aprender, os erros fazem parte do processo de assimilação de um novo conhecimento.

O erro demanda uma reflexão, uma responsabilização, mas merece uma valorização também, pois houve um esforço para fazer o melhor. Saiba que o colaborador pode precisar de mais de uma tentativa até que ele aprenda a fazer da forma certa.

Aposte também nos processos de educação corporativa. O treinamento e desenvolvimento de pessoas facilitam a gestão de equipes e proporcionam condições para que os colaboradores possam reciclar seus conhecimentos. Isso gera produtividade, motivação e engajamento.

O employee experience contribui para a melhora dos resultados na empresa e para o desenvolvimento de um ciclo positivo de produtividade. Com ele, os profissionais se engajam melhor no trabalho e têm mais dedicação com as tarefas.

Para que a implementação do employee experience seja bem-sucedida, é fundamental criar um clima estimulante e de aprendizado, escutar os colaboradores e convidá-los a contribuir para a construção de propostas.

Gostou de aprender sobre o employee experience e a importância dele para o empreendimento? Então, aproveite para saber mais sobre escritório boutique e conheça essa moderna tendência do mercado!