escritório boutique
31 jan 2019

Já ouviu falar de escritório boutique? Saiba ainda como a gestão de facilities atua neste espaço

A satisfação do cliente deve ser a prioridade de qualquer empresa de sucesso. E, hoje em dia, são necessários muito empenho e dedicação intensa para alcançá-la. Como existem vários obstáculos no caminho, é preciso ter ótimos parceiros e estar preparado para atender às demandas do mercado.

O conceito de escritório boutique ganha cada vez mais espaço no mercado, pois consegue prestar um serviço de qualidade. Contudo, em alguns momentos, pode faltar experiência e mão de obra para realizar certas atividades — principalmente quando se fala da gestão de facilities.

O simples reparo de um ar-condicionado, por exemplo, pode se tornar uma grande dor de cabeça se as medidas corretas não forem tomadas. Tentar improvisar nessas horas é um erro que você precisa evitar

Ao ler este conteúdo, você entenderá um pouco mais sobre a importância da gestão de facilidades nessas situações. Confira a seguir!

O que é um escritório boutique?

É um modelo de negócio em que os gestores concentram suas estratégias no atendimento ao cliente. Para isso, eles têm poucos funcionários e atuam em áreas muito específicas. De forma geral, então, um escritório boutique é caracterizado por ter:

  • produtos e serviços de excelência;
  • elevado grau de especialização;
  • reconhecimento no mercado;
  • equipe pequena;
  • poucos projetos;
  • atuação em um nicho singular do mercado.

Assim, o escritório boutique tem foco bem definido: direcionar todos os esforços a poucos aspectos. Afinal, a ideia é, basicamente, provocar um impacto maior na experiência do cliente.

De onde veio essa ideia?

Os escritórios boutique surgiram na Europa. O objetivo era criar um ambiente mais intimista e atraente para os clientes. Com o passar do tempo e os resultados positivos obtidos, o conceito se espalhou pelo mundo.

Paralelamente, o avanço das tecnologias permitiu que a ideia ganhasse cada vez mais adeptos. Atualmente, basta utilizar a internet para aprender novos conceitos e agregar valor a um produto ou serviço. E mais: ferramentas de videoconferência e mensagens em tempo real encurtam a distância entre os consumidores e as organizações.

Se for preciso, é possível, ainda, ter um colaborador do outro lado do mundo — desde que ele tenha o conhecimento necessário para atender bem os clientes. Assim, quando se investem tempo e dinheiro corretamente, as fronteiras para o crescimento das empresas são drasticamente reduzidas.

Um escritório boutique não precisa ter muitos colaboradores. Ao contrário, ele pode ter uma equipe pequena, desde que ela seja formada por profissionais altamente especializados no gerenciamento de facilities, por exemplo.

Como a gestão de facilities deve ser utilizada?

Agora, chegou o momento para você entender como a gestão de facilidades é uma ótima para otimizar a performance de um escritório boutique.

Sustentabilidade

Respeitar a natureza é um dever de qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação. Como o gerenciamento é uma das especialidades de um gerente de facilidades, é possível aproveitar essa oportunidade para fechar mais contratos no mercado.

Tenha em mente que a gestão do consumo dos recursos naturais (como água e energia elétrica) e a produção de resíduos podem ser o seu foco. O descarte ecológico é uma preocupação em nossa sociedade atualmente também. Muitos escritórios boutiques podem precisar desse serviço, e você deve estar apto para prestá-lo.

Engenharia

Os trabalhos de engenharia não se restringem apenas às grandes obras. Qualquer alteração de layout ou de manutenção predial precisa ser acompanhada por um profissional competente. Outros sistemas críticos para um escritório boutique também merecem maior atenção.

A necessidade de planejar e executar as atividades de acordo com as normas técnicas existentes é outro ponto que também não pode ser deixado de lado. Cada especialidade tem características únicas, que passam por constantes atualizações.

Um escritório boutique não tem tempo nem o número de funcionários adequados para acompanhá-las com facilidade.

Operacional

Funções de administração, de recepção, de segurança patrimonial e de limpeza, por exemplo, são opções de parcerias entre o gerenciamento de facilidades e o escritório boutique.

Mais que isso, a redução de despesas é uma realidade em escritórios boutiques que trabalham com esse tipo de parceria. Como é o responsável pelas facilities que contrata os funcionários, todos os encargos trabalhista ficam por sua conta. 

Consequentemente, o seu cliente pode focar tempo e recursos no crescimento do próprio negócio.

Quais outras dicas podem ser aplicadas?

Até o momento, você entendeu como aliar a gestão de facilities aos escritórios boutiques. Veja abaixo outras dicas para melhorar a sua performance.

Planeje antes de agir

A atração de novos contratos com escritórios boutiques só acontece quando você se prepara adequadamente. Portanto, estude o ramo de atuação do cliente desejado e entenda qual é o papel do gerenciamento de facilities.

Defina prioridades em seu plano de ação e foque nos benefícios que o cliente pode alcançar ao contratar o seu serviço.

Faça um bom controle financeiro

Por mais favoráveis que sejam as condições para fechar um contrato, você precisa acompanhar de perto os fatores financeiros. Os custos devem ser previamente calculados para que um preço justo seja definido. Os gargalos de recursos e de materiais precisam ser evitados também.

Seja sustentável

Você já sabe que o respeito ao meio ambiente é um dos principais fatores para uma empresa crescer atualmente, certo? Mas será que você pratica esse conceito em seu dia a dia? Nessas horas, o treinamento dos funcionários é algo fundamental. Todos devem estar cientes de suas responsabilidades e do consumo consciente dos recursos naturais.

O que fazer a partir de agora?

O escritório boutique é uma ideia que já começa a revolucionar o mercado. Por isso, é importante preparar o seu negócio para atender às suas demandas desse modelo de negócio. O gerenciamento de facilities é um forte aliado de empreendedores que desejam alcançar melhores resultados.

Como você pode perceber, ter um parceiro com know-how, que planeja e executa operações eficientes já não é mais um diferencial para se destacar. Na verdade, isso é uma necessidade para ter mais tempo para focar naquilo que realmente importa: atender bem ao cliente.

Em outras palavras, qualquer atividade técnica que fugir da área de atuação do escritório boutique deve ser realizada por uma equipe especializada, garantindo a segurança e a produtividade dos processos.

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4 Comments

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