gerenciamento técnico de projetos e obras
16 jul 2019

6 benefícios em contratar o Gerenciamento Técnico de Projetos e Obras para o seu negócio

Se você preza pela realização de projetos otimizados e obras dentro do cronograma e orçamento, sem surpresas indesejáveis e desperdícios, é necessário escolher uma empresa especializada e com experiência em gerenciamento técnico.

Está pensando em contar com esse tipo de serviço? Separamos os seis benefícios de contratar o gerenciamento técnico de projetos e obras para o seu negócio. Confira a seguir!

1. Soluções customizadas em todo o processo

Uma empresa especializada em gerenciar uma obra ou projeto, utiliza métodos eficientes para automatizar processos, otimizando tempo, custo e qualidade. Além disso, é capacitada para planejar e atender com soluções personalizadas de acordo com a necessidade do empreendimento.

Isso se aplicará tanto à superação de problemas que podem aparecer na obra quanto aos desafios de adequar os custos aos objetivos, por exemplo.

2. Liderança e integração da equipe multidisciplinar

Certamente, você já ouviu falar de pessoas que confundem as funções da engenharia com as da arquitetura. Esse é um exemplo comum de problema entre as especialidades e também acontece em outras áreas.

Quando se contrata uma empresa especializada e com experiência em gerenciamento técnico de projetos e obras, a integração entre os profissionais é feita de forma harmônica e estratégica.

3. Garantia de cumprimento do prazo e do orçamento

Prezando pelo cumprimento do projeto, a empresa precisa documentar:

Ou seja, uma empresa especializada é responsável por documentar o andamento do projeto em todas as suas etapas e garantir que tudo será feito dentro do prazo e de acordo com o custo orçado.

4. Uso de ferramentas de monitoramento no gerenciamento técnico de projetos e obras

Documentar é apenas uma das formas de administrar os projetos. Há um conjunto de processos que ajudam no monitoramento. Eles podem ser divididos em três etapas:

  • coleta de dados;
  • gerenciamento de dados;
  • análise de dados.

Essas fases ajudam a antever, compreender e modificar de forma benéfica os resultados do projeto ou obra. É essencial controlar a dinâmica do projeto, principalmente, para:

  • avaliar se é saudável e se ele se mantém assim durante todo o processo;
  • identificar setores, áreas ou funções que exigem atenção especial;
  • indicar ações para retificar ou evitar os problemas e desvios;
  • garantir a qualidade do projeto por meio do controle e contingência prevista.

5. Garantia da qualidade do projeto

As novidades tecnológicas já fazem parte do dia a dia de muitos gestores de obras. Existem tecnologias para entrar em contato com fornecedores e funcionários e também para controlar a montagem de um telhado metálico com drones e aparelhos celulares, por exemplo.

Além disso, atualmente, a gestão de qualidade em obras está atrelada ao uso de materiais sustentáveis e soluções inovadoras. Essa é uma grande vantagem, visto que trabalhos manuais são realizados com mais precisão e eficiência, e materiais sustentáveis geram economia em longo prazo.

6. Controle dos aspectos burocráticos da obra

O controle da documentação da obra e o registro de dados e informações do projeto podem evitar uma série de problemas, inclusive conflitos com fornecedores, contratantes e, principalmente, órgãos fiscalizadores. Assim, no segmento de obras e infraestrutura, é essencial:

  • controlar a documentação de obra, como registros, contratos, atas, licenças, documentos dos funcionários, liberação do local, entre outros;
  • mediar a liberação dos pagamentos de todos os profissionais envolvidos no projeto;
  • verificar o atendimento às exigências trabalhistas por parte das empreiteiras, evitando interdição e/ou atrasos por descumprimento das condições.

O ideal é realizar esse procedimento desde o início do projeto, que, normalmente, começa com a assinatura do contrato.

Neste artigo, apresentamos seis benefícios de escolher uma empresa especializada e com experiência em gerenciamento técnico de projetos e obras. Cada um deles mostrou como esse serviço aumenta as chances de o projeto ser executado em tempo hábil, com um bom custo e mais qualidade.

Você gostou deste post sobre os benefícios de contratar uma empresa de gerenciamento técnico de projetos e obras? Aproveite que está aqui e assine a nossa newsletter. Desse jeito, você não vai perder as nossas atualizações!