Automação do atendimento em edifícios comerciais melhora a experiência do cliente
Com o passar do tempo, vem aumentando o número de tecnologias pensadas para melhorar o atendimento ao cliente. Um exemplo disso é a automação no atendimento em edifícios comerciais, também conhecidos como edifícios inteligentes. Trata-se de um sistema integrado que realiza a gestão de praticamente todas as atividades de um edifício como sistemas de segurança, iluminação, controle dos elevadores, entre outros.
Em edifícios comerciais com grande circulação de pessoas, a tecnologia está fazendo uma grande diferença, afinal, não é nada fácil administrar a entrada e saída de tantas pessoas. Por essa razão, o número de sistemas de automação predial implantados tem aumentado cada dia mais. Um dos mais significativos tem sido o totem para o autoatendimento, que possibilita uma ótima experiência do cliente em prédios comerciais.
Mas, você sabe o que é totem de autoatendimento? Saiba agora como ele pode ajudar no atendimento dos edifícios comerciais. Acompanhe!
O que é e como funciona o totem de autoatendimento?
O totem de autoatendimento é uma das mais eficazes formas de automação atendimento em edifícios comerciais. Ele combina várias tecnologias digitais, possibilitando ao usuário a interação com sistemas para a realização de pagamentos, consultas e comunicação, entre outros serviços. Por meio dessa ferramenta, o cliente de uma livraria, por exemplo, consegue consultar livros, autores e temas propícios ao assunto desejado e também encontrar as obras com facilidade, de forma rápida, sem precisar da ajuda de um atendente.
Inclusive, é possível também entregar documentos e efetuar pagamentos e compras sem a necessidade da ajuda humana. Dentre as mais diversas opções da tecnologia, o totem de autoatendimento é um dos que mais têm feito parte da vida das pessoas, tornando-se popular e comum, especialmente, em locais com maior concentração de pessoas.
Em quais ocasiões costuma ser utilizado?
O controle de acesso é uma grande necessidade em um edifício com alta circulação de pessoas, como um prédio comercial. O totem de atendimento ajuda a realizar um melhor gerenciamento de acesso com dispositivos de geometria das mãos e reconhecimento de digital ou íris. Dessa forma, todos que passarem pelo local terão seus registros em nuvem e podem ser acessados a qualquer momento.
Quais as vantagens do totem de autoatendimento na experiência do cliente?
Os edifícios que implementam esses equipamentos são enxergados como empreendimentos que usam ferramentas modernas e realizam investimento em tecnologia e mais conforto para os seus clientes. Porém, além da avaliação positiva e visão que os totens de autoatendimento possibilitam, há outros benefícios interessantes ao implantar essa tecnologia:
Agilidade e facilidade no atendimento
Hoje em dia, superlotação e filas enormes não são mais sinônimos de qualidade. O fato é que, a demora no atendimento é diretamente proporcional ao grau de insatisfação do cliente, proporcionando uma má reputação para o empreendimento. O sistema de autoatendimento oferece suporte a uma quantidade maior de pessoas em menor período de tempo e com menos erros.
Por meio do totem de autoatendimento, os clientes podem realizar pesquisas dos produtos e serviços ofertados por sua organização, verificando preços, fotografias, descritivos técnicos, condições de pagamento e ficando por dentro de detalhes do negócio. Além de facilitar para o cliente, ganha-se muito em agilidade, visto que o consumidor já pode antecipar suas escolhas. Inclusive, eles podem ser utilizados para tirar dúvidas frequentes em relação às empresas.
Melhor aproveitamento dos funcionários
O aproveitamento dos colaboradores passa a ser otimizado, visto que os clientes podem ter acesso aos totens de autoatendimento sozinhos. Além disso, os funcionários poderão prestar um atendimento de melhor qualidade a todos e terão mais tempo para isso. O colaborador passa a atender os usuários que têm dificuldades e não conseguem manusear a tecnologia ou aqueles que querem realizar alguma operação não prevista pelo totem.
Redução das filas
A redução das filas é outra vantagem apresentada pelo uso do totem de autoatendimento, visto que possibilita novas formas de atendimento, correspondendo às expectativas de todos os tipos de cliente, uma vez que ele pode escolher a forma mais confortável de tirar suas dúvidas ou realizar seu pedido.
Aproveitamento do espaço físico
Quando os totens de autoatendimento estão bem posicionados tendem a diminuir o fluxo de pessoas e otimizar o atendimento de maneira significativa, fazendo com que o espaço físico seja um lugar mais aconchegante e com um melhor aproveitamento de área.
Propaganda e divulgação
O totem de autoatendimento pode ajudar muito na divulgação de serviços e produtos de empresas do edifício comercial, quando não há ninguém realizando consultas, mostrando novidades relacionadas às preferências dos seus clientes.
Aumento no consumo e na rotatividade dos clientes
A diminuição das filas e a agilidade do serviço fazem com que os clientes se sintam satisfeitos, isso consequentemente aumenta o consumo. Essa fidelização é bastante benéfica para o fluxo de caixa do empreendimento e para a imagem institucional das marcas em questão.
Qual a utilidade do totem de autoatendimento em empresas e na entrada de edifícios comerciais?
Como já vimos, os totens de autoatendimento são terminais autônomos voltados para realizar tarefas tradicionalmente executadas por humanos, mas de uma maneira muito mais prática, rápida e econômica. Geralmente, esses totens podem ter diversas utilidades. Por exemplo, em um supermercado, eles podem ser utilizados para tirar dúvidas de clientes, informando a localização de um produto, preço e muito mais.
Além dessa utilidade, em vários casos, os totens de autoatendimento apresentam outras funções ainda mais completas, como leitores de código de barras, balanças para a pesagem de produtos e integração com sistemas de pagamento, por exemplo, máquinas de cartão de crédito/débito. Isto é, são capazes de tornar todo o processo de vendas automatizado, diminuindo o tempo de espera em filas, principalmente quando são realizadas compras menores.
Como vimos, a automação atendimento em edifícios comerciais faz toda a diferença na experiência do seu cliente. Vale ressaltar que ter uma empresa de gestão de facilities é essencial para auxiliar no gerenciamento de certas demandas, como a melhoria da experiência do cliente no prédio comercial.
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