Qual o impacto da gestão de facilities na avaliação de NPS do edifício comercial?
02 maio 2019

Qual o impacto da gestão de facilities na avaliação de NPS do edifício comercial?

Um bom gestor sabe que encontrar as ferramentas adequadas de acompanhamento é o segredo para promover constantemente uma boa experiência para os seus clientes e atingir as metas e objetivos da organização. Uma dessas ferramentas, sem dúvida, é o Net Promoter Score (NPS), um método de avaliação para quem deseja mensurar com eficácia a satisfação do seu público.

Não conhece? Calma! Neste artigo, vamos apresentar esse método e como a gestão de facilities pode impactar positivamente a avaliação de NPS de um edifício comercial. Quer entender essa relação? Então, continue a leitura!

O que é o NPS?

Desenvolvido a partir de pesquisas realizadas em Harvard, no ano de 2003, o NPS é o método que serve para determinar o grau de lealdade e satisfação dos clientes. A ideia é, a cada serviço prestado, perguntar ao cliente: “em uma escala de 0 a 10, quanto você daria à nossa empresa, ao indicá-la para um amigo?”.

Os pesquisadores responsáveis pela criação dessa metodologia são Fred Reichheld e Rob Markey, que, inclusive, lançaram dois livros sobre o tema: “A Pergunta Definitiva” e “A Pergunta Definitiva 2.0”. Os títulos dos livros não poderiam ser diferentes, uma vez que a indagação em questão gera um banco de respostas que permite separar o público em grupos, como veremos abaixo!

Detratores (notas de 0 a 6)

Clientes insatisfeitos com a empresa. Essa experiência ruim faz com que exista uma grande chance de os detratores falarem mal da sua marca publicamente.

Neutros (notas 7 e 8)

É um público extremamente passivo. Aparentemente, essas são boas notas, mas não são. Os neutros são pessoas que não são leais à marca ou ao serviço e, por isso, estão abertas às novas experiências. Se os seus concorrentes ofertarem benefícios, por exemplo, os neutros podem, facilmente, migrar para eles.

Promotores (notas 9 ou 10)

A experiência do cliente foi excelente e a satisfação gerada nessa interação o impulsiona a indicar a empresa para familiares e amigos. Além disso, esse público se torna leal e oferece feedbacks positivos.

Como o NPS mensura o nível de satisfação dos clientes?

Com Net Promoter Score, em apenas três passos é possível mensurar o nível de satisfação dos clientes. Vamos lá?

  1. Separam-se os clientes conforme o comportamento: detratores, neutros e promotores (classificação mostrada no tópico anterior).
  2. Identifica-se o percentual de cada categoria (utilizando a regra de três simples).
  3. Calcula-se o NPS utilizando a fórmula: NPS = % Promotores – % Detratores.

Cada mercado tem suas especificidades e seu comportamento próprio. No entanto, de forma geral, as notas podem ser interpretadas por zonas. São elas:

  • NPS entre 75 e 100: Zona de Excelência;
  • NPS entre 50 e 74: Zona de Qualidade;
  • NPS entre 0 e 49: Zona de Aperfeiçoamento;
  • NPS entre -100 e -1: Zona Crítica.

Como o cálculo é simples e rápido, a identificação dessas zonas é uma boa base para saber como está a avaliação geral dos clientes com os serviços da empresa.

O que é e como funciona a gestão de facilities?

Guarde essas informações sobre o Net Promoter Score, pois agora vamos entender a gestão de facilities. Esse é o termo para indicar uma coordenação predial multidisciplinar. Isto é, a gestão de facilities administra contratos, contas e as diversas empresas terceirizadas e profissionais que prestam serviço a edifícios — tais como hospitais, escolas, centros comerciais, condomínios, escritórios, estádios etc.

Por exemplo, em um hospital existem diversas atividades secundárias — como manutenção, limpeza, segurança e etc. — sendo exercidas o tempo todo. Embora esses segmentos não façam parte da atividade-fim do hospital, elas permitem que ele continue em pleno funcionamento.

Os serviços secundários são os facilities. Em seu turno, quem gerencia todos eles é o gestor de facilities — ou uma empresa especializada nesse tipo de atividade. Esse profissional garantirá que o edifício funcione bem, promovendo uma experiência satisfatória para o cliente.

O que a gestão de facilities tem a ver com o NPS?

Após a pergunta definitiva, é feita a seguinte sugestão para o cliente: “descreva, em poucas palavras, o que motivou sua classificação”. Independentemente do resultado do NPS — e da zona em que se encaixa —, é preciso atentar para as respostas dessa segunda etapa.

A justificativa para uma pontuação negativa por parte dos clientes, por exemplo, pode ser a ponte para aprimorar a gestão de facilities do edifício. Observe:

  • quando um cliente é detrator, o gestor deve não só registrar as reclamações, mas também demonstrar que buscará uma solução para o problema. Esse tipo de comportamento ajuda a melhorar o relacionamento;
  • quando um cliente é neutro, o gestor terá a oportunidade de encantá-lo. É hora de investir em estratégias para personalizar o atendimento, por exemplo, com serviços de portaria;
  • quando um cliente for promotor, a gestão deverá fidelizá-lo. Com base no feedback de um cliente satisfeito, é possível criar uma estratégia para que ele sempre tenha a mesma experiência positiva ao entrar em contato com o edifício.

Ou seja, o NPS possibilita um melhor entendimento do consumidor, além da oportunidade de oferecer um atendimento de qualidade e aprimorar o serviço, consertando falhas e gargalos.

Enquanto a gestão de facilities promove uma boa experiência ao cliente, o NPS avalia e possibilita a melhora dessa experiência.

Qual é a importância de mensurar a satisfação

O NPS é utilizado por empresas multinacionais e de muito prestígio. Elas entendem — e, talvez, por isso sejam tão reconhecidas — que mensurar a satisfação dos clientes é uma ação vital para o êxito de qualquer negócio. Ou seja, por ser um método de aceitação global, obtêm-se métricas padronizadas, que possibilitam uma comparação com os concorrentes.

Neste artigo, mostramos como a avaliação de Net Promoter Score fornece ao gestor de facilities uma visão ampla dos serviços prestados no edifício. Esperamos que a simplicidade do cálculo e as respostas dos seus clientes ajudem a revelar as informações precisas e aprofundadas — e de muito valor para seu negócio.

E aí? Conseguiu entender como a gestão de facilities pode impactar positivamente a avaliação de NPS de um edifício comercial? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais!

19 Comments

  1. Greetings, I do think your web site could possibly be having web browser compatibility issues. When I look at your site in Safari, it looks fine however, when opening in IE, it’s got some overlapping issues. I merely wanted to give you a quick heads up! Besides that, wonderful website!

  2. I think other website proprietors should take this site as an model, very clean and great user friendly style and design, let alone the content. You are an expert in this topic!

  3. Heya i am for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and help others like you helped me.

  4. Its like you read my mind! You seem to grasp a lot approximately this, like you wrote the e-book in it or something. I think that you can do with a few to drive the message house a little bit, but instead of that, that is wonderful blog. A fantastic read. I will certainly be back.|

  5. *Hello! I just would like to give a huge thumbs up for the great info you have here on this post. I will be coming back to your blog for more soon.

  6. Hello! I’ve been following your website for some time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Huffman Texas! Just wanted to say keep up the fantastic job!

  7. No Censorship, Freedom Of Speech, No F.B. Jail, Join Canund Social Network today for free and make: New Friends, Groups, upload video, Rewards program Pages, Events, Blog, Post in Market and enjoy all the games free! Great referral program for helping your friends join! Get free items with our new rewards program. We are also provide google play app and Apple I-Phone App

  8. Hi! Quick question that’s completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks weird when viewing from my iphone 4. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to fix this problem. If you have any recommendations, please share. Many thanks!

  9. I have seen that rates for online degree specialists tend to be an excellent value. For instance a full Bachelors Degree in Communication from The University of Phoenix Online consists of Sixty credits from $515/credit or $30,900. Also American Intercontinental University Online provides a Bachelors of Business Administration with a full program element of 180 units and a tariff of $30,560. Online studying has made obtaining your degree far less difficult because you can easily earn your current degree through the comfort of your abode and when you finish from office. Thanks for all the other tips I have learned from your website.

  10. Now I am ready to do my breakfast, when having my breakfast coming again to read further news.|

  11. Hi there, just wanted to say, I loved this article. It was funny. Keep on posting!|

  12. We stumbled over here from a different website and thought I should check things out. I like what I see so now i am following you. Look forward to looking over your web page again.|

  13. Awesome! Its really amazing piece of writing, I have got much clear idea on the topic of from this post.|

  14. An impressive share! I have just forwarded this onto a colleague who had been doing a little research on this. And he actually ordered me dinner simply because I stumbled upon it for him… lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending time to discuss this matter here on your site.|

  15. Hello everyone, it’s my first go to see at this site, and paragraph is truly fruitful in support of me, keep up posting these types of content.|

  16. I’m not sure exactly why but this website is loading extremely slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I’ll check back later on and see if the problem still exists.|

  17. Hi! I was reading your blog for a bit today and wanted to drop a line that I really liked it. I’d like to share a site too. You can learn about past life regression there. Check it out if you’re interested. Thanks!!

  18. https://youtu.be/trDyDWmx2c0 vaping causes cancer

  19. Fabulous, what a weblog it is! This website provides helpful data to us, keep it up.|

leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.