9 pontos importantes para observar em uma visita de vistoria de imóvel
A visita de vistoria de imóvel é um momento crucial. A partir dela, você consegue analisar a situação real do local em que a sua empresa será estabelecida futuramente. Certos cuidados devem ser tomados nessas horas, seja no aluguel, seja na compra.
Por isso, é importante que você elabore um checklist com as informações mais relevantes para encontrar o lugar ideal para o seu negócio. Isso pode ser feito em uma folha de papel ou até mesmo em algum aplicativo para celular — o importante é que você consiga tomar uma decisão baseada em fatos, deixando os “achismos” de lado.
Ao ler este conteúdo, você descobrirá nove pontos que devem ser analisados. Além disso, entenderá como uma empresa especializada em consultoria imobiliária é necessária para uma escolha adequada às suas necessidades. Confira.
Quais são os pontos a observar em uma visita de vistoria de imóvel?
1. Pé direito
O pé direito indica a altura do imóvel do piso até o teto. Essa medida parece simples, mas, se você não tomar cuidado, pode ter sérios problemas no futuro. Um pé direito baixo, por exemplo, atrapalha a circulação de ar e deixa o ambiente quente. Além disso, você pode ter dificuldades para posicionar certos materiais e equipamentos.
Em contrapartida, um pé direito alto demais atrapalha a limpeza, a troca de lâmpadas e a manutenção. Desse modo, o imóvel analisado deve ter o pé direito ideal para as suas atividades.
2. Piso elevado
O piso elevado é a solução que facilita a mudança de layout em uma sala comercial. Como não é preciso quebrar paredes para passar tubulações hidráulicas e instalações elétricas, você terá liberdade para criar o espaço de trabalho desejado.
E tem mais. Os pisos elevados têm design moderno, possibilitam recortes especiais e têm bom custo-benefício em comparação com outras opções de construção.
3. Controle de acesso
O controle de acesso em um condomínio comercial é outro ponto fundamental. É importante que a circulação de pessoas seja monitorada a todo momento. Isso assegura a integridade física dos seus colaboradores e evita movimentações suspeitas.
O uso de tecnologias, nessas horas, é um ponto positivo. O RFID (Radio Frequency Identification), por exemplo, é uma solução utilizada para identificar pessoas. Etiquetas e crachás são identificados com tags, que contêm todas as informações do usuário, como:
- nome;
- endereço;
- cargo;
- empresa.
Não se esqueça de verificar a segurança externa também. Os arredores do condomínio devem ter câmeras de monitoramento e profissionais para resolver possíveis eventualidades.
Todos esses pontos somados a uma portaria que funciona 24 horas durante todos os dias da semana indicam que o local em análise é um bom imóvel.
4. Saídas de emergência
Por mais que você preze pela segurança do trabalho no seu empreendimento, imprevistos acontecem.
Incêndios e vazamentos de gás podem causar sérios danos ao maior patrimônio de uma empresa: os seus funcionários. Portanto, o edifício que você deseja alugar deve ter saídas de emergências bem sinalizadas e construídas de acordo com as exigências do corpo de bombeiros.
5. Vaga de garagem
É essencial verificar o tamanho de cada vaga de garagem na visita de vistoria de imóvel. Para fazer isso, leve uma trena e veja se as dimensões são as mesmas do projeto. É válido analisar o posicionamento das vagas também.
Certos prédios têm “vagas presas”, que podem atrapalhar a movimentação de veículos. Se isso não for relevante para a sua atividade, tudo bem. Contudo, se você precisa de liberdade, considere essa questão antes de tomar qualquer decisão.
6. Gerador
Imagine que acontece um problema com o fornecimento de energia elétrica no seu prédio. As suas atividades podem ficar paradas até que tudo volte ao normal? Provavelmente, não, certo?
Nessas situações, imóveis que têm geradores fazem toda a diferença. Além de evitar o uso de escadas em prédios altos, os geradores permitem que os sistemas funcionem sem interrupções.
Como cada cidade tem legislações diferentes, pode ou não ser obrigatório ter um gerador no imóvel. Considere esse ponto na sua vistoria e evite problemas.
7. Isolamento acústico
Salas de reuniões e ambientes corporativos merecem atenção especial em uma vistoria de imóvel. O uso de equipamentos, como o ar-condicionado e o elevador, geram barulhos que atrapalham a concentração e a comunicação nesses locais.
Nesses casos, o isolamento acústico surge como uma opção para quem deseja acabar com os ruídos no ambiente de trabalho. Com isso, assuntos confidenciais permanecem sigilosos e todos têm tranquilidade para exercerem as suas funções.
8. Ar-condicionado
Você não pode considerar apenas a capacidade do ar-condicionado ao tomar a sua decisão. É preciso analisar também os seguintes fatores:
- tamanho do ambiente;
- número de pessoas que o frequentarão;
- quantidade de aparelhos que emitem calor;
- paredes com incidência direta da luz solar.
Somente após observar esses aspectos o cálculo da potência adequada para o seu ar-condicionado poderá ser feito.
9. Elevador
A acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida deve ser prioridade. E isso só é possível com a presença de elevadores no seu imóvel. Prédios antigos geralmente não têm esse elemento nas suas estruturas, por isso, pode ser uma boa ideia evitá-los.
A quantidade de elevadores também é importante. Um edifício com dezenas de andares deve ter o número ideal de elevadores para possibilitar a circulação eficiente e ordenada de pessoas.
Qual é o papel de uma consultoria imobiliária?
Até agora, você viu nove pontos que não podem ser ignorados em uma visita de vistoria de imóvel. No entanto, existem diversos outros aspectos que precisam ser analisados.
Em vista disso, poderíamos listar dezenas de tópicos relevantes para incluir no seu checklist. Mas, como o seu tempo é precioso, temos uma sugestão para facilitar o seu trabalho.
Existe uma solução eficiente para o problema: uma empresa especializada no mercado imobiliário. Ao contar com o auxílio de um parceiro experiente, que sabe quais são as melhores oportunidades, você não precisa se preocupar com detalhes.
Desse modo, é possível encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades e ter todo o apoio necessário para usufruir de um ambiente produtivo e seguro. Isso quer dizer que você não perderá tempo visitando vários imóveis, já que a consultoria fará um estudo minucioso com as melhores opções sem se esquecer do seu orçamento.
O acompanhamento jurídico até a assinatura do contrato é outro diferencial. Esse benefício é importante para evitar dúvidas judiciais ou cláusulas abusivas.
Por isso, faça de tudo para encontrar uma consultoria imobiliária visando um ambiente de trabalho com a melhor infraestrutura e o menor preço.
Este conteúdo mostrou para você aspectos fundamentais de uma visita de vistoria de imóvel. A partir de agora, você está preparado para ter mais clareza e certeza nas suas decisões. Portanto, mãos à obra: analise muito bem as opções do mercado e veja qual é a mais adequada ao perfil de sua empresa.
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