Gestão, inovação e tecnologia na área de facilities: case Edifício Palácio Austregésilo de Athayde
28 fev 2019

Gestão, inovação e tecnologia na área de facilities: case Edifício Palácio Austregésilo de Athayde

A gestão de facilities desempenha um papel fundamental para qualquer organização. Nesse contexto, inovação e tecnologia se tornam fatores importantes para a sua eficiência. Afinal, é preciso otimizar o uso dos recursos disponíveis para garantir a produtividade naquele espaço e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais.

Para esclarecer os benefícios da gestão de facilities, mostraremos, a seguir, o case de sucesso da Engepred no Edifício Palácio Austregésilo de Athayde. Aqui, detalharemos as medidas que foram aplicadas e os impactos resultantes, alimentando a discussão sobre o que é possível aprender com esse tipo de projeto.

Confira!

Os desafios do edifício

O Edifício Palácio Austregésilo de Athayde fica localizado na região central do Rio de Janeiro. O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), que dá nome ao prédio, tinha como objetivo estabelecer um patrimônio longevo para a entidade. Por isso, o edifício de 28 andares e 50.000 m² de área construída abriga, ainda, a Diretoria da ABL e a Biblioteca Rodolfo Garcia, por exemplo.

No entanto, os desafios de manter a estrutura em boas condições — e, mais do que isso, modernizá-la — culminou na contratação do serviço de gestão de facilities da Engepred.

Inovar no sistema de eficiência energética, por exemplo, era uma das necessidades mais urgentes. A gestão da manutenção predial, no entanto, não poderia ser deixada de lado. Afinal, todo prédio exige manutenção preventiva constante para servir aos seus propósitos, evitando ações corretivas.

A gestão de facilities da Engepred, como mostraremos agora, foi muito além. Veja!

A gestão de facilities

Eficiência Energética

Nos últimos anos, o Brasil esteve sofrendo com aumentos significativos dos custos de água e de energia elétrica — algo que foi duramente sentido em 2015. Nesse mesmo ano, a Engepred adotou medidas para equilibrar as contas em ambos os casos. Para começar, foi feito um estudo de viabilidade e de custo com uma empresa de consultoria.

O objetivo do projeto era implementar uma iluminação com lâmpadas de LED — um investimento maior na compra, mas significativamente menor em médio prazo, em termos de consumo e de vida útil. Calculado o tempo de payback (ou seja, de retorno do investimento), foi dado o sinal verde para a implementação do sistema.

Antigamente, o edifício fazia o descarte mensal das lâmpadas trocadas, algo com grande impacto nos gastos. Com a troca pelo sistema de LED, esse intervalo passou a ser de 6 meses! Para complementar, o consumo reduzido das novas lâmpadas enxugou o custo de energia em cerca de 30% no edifício.

Por fim, foi feita uma migração para o mercado livre de energia. Desde Abril de 2018, a energia contratada tem origem de fontes renováveis, com previsão de 20% de economia para os próximos cinco anos.

No entanto, não basta planejar e implementar uma mudança — é fundamental acompanhá-la de perto.

Telemetria

Para o sistema de Gestão de Facilities e Manutenção, já instalado, somou-se o sistema de Telemetria, que executa online as medições de consumo de água, energia e ar condicionado, disponibilizando os dados em tempo real no celular ou no computador. Nele, os consumos de energia elétrica e de água, por exemplo, são mensurados em gráficos mais precisos.

Consequentemente, deixou de ser necessário contar com o apoio de uma equipe específica para fazer rondas de medição e registro de consumo energético, tendo em vista que o sistema é capaz de emitir os relatórios que antes dependiam de um plantonista — que fazia três medições ao dia nos hidrômetros das bombas de água.

Ao mesmo tempo, o edifício se adaptou à legislação, que previa multas amargas para o gasto excessivo em períodos de pico (a partir das 17h30). O monitoramento leva em conta o consumo, a demanda, o fator de potência etc. — indicadores fundamentais para manter o controle sobre esse tipo de despesa.

Além disso, o sistema de telemetria oferece a possibilidade de gerenciamento online, no qual as informações podem ser acessadas até mesmo pelo celular, em casa. O resultado é um sistema a caminho da automatização completa, garantindo eficiência energética e flexibilidade para o atendimento aos condôminos.

Projeto de realidade virtual

Devido à crise no mercado imobiliário, algumas ações foram necessárias para atrair novos clientes. Portanto, foi implementado um sistema de realidade virtual que leva o prédio até o cliente por meio da tecnologia. Em um andar vazio, foram feitos alguns estudos de layout e desenvolvida uma representação digital das possibilidades de design do escritório.

Assim, o possível cliente coloca o óculos virtual e pode visualizar como ficaria o ambiente já pronto — até mesmo a vista do Pão de Açúcar está disponível no projeto! Vale destacar que o cliente pode acessar as imagens sem precisar ir pessoalmente até o local.

Sustentabilidade

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) foi modernizada e ganhou um sistema de filtros para reutilização da água purga do ar-condicionado. Depois de tratada, ela é usada em bacias sanitárias, mictórios e na lavagem das áreas externas no térreo e na garagem.

São ações inovadoras que deram novos ares a esse edifício tão importante para a História do Rio de Janeiro e de todo o Brasil.

O papel estratégico da gestão de facilities

O case do Edifício Palácio Austregésilo de Athayde nos mostra que a gestão de facilities pode desempenhar um papel estratégico para uma organização. No cerne da questão, temos o uso inteligente e produtivo do espaço e dos recursos disponíveis. No entanto, é possível ir além e beneficiar até mesmo as ações de mercado — como foi feito na busca por novos clientes.

Algo que devemos ter em mente é que a cultura inovadora e o uso da tecnologia ocupam posições importantes no mindset de uma boa gestão de facilities. Ficar acomodado é um erro que pode custar caro, literalmente! Assim, a busca por novas soluções deve ser contínua.

Nos tópicos anteriores, mostramos alguns dos pontos de maior inovação que foram adotados pela Engepred — entretanto, o serviço não se resumiu a isso. Foi estabelecida uma parceria para realizar a modernização e automação do sistema de ar-condicionado — algo que também vai gerar uma redução significativa no custo de energia.

Como você pôde ver, em tempos de digitalização do mercado e de competitividade que está cada vez maior, é fundamental adotar ideias inovadoras e fazer uso inteligente dos recursos disponíveis. Por isso, invista em uma gestão de facilities eficiente e faça dela uma estratégia de negócios para sua organização!

Se quer um serviço de excelência, entre em contato com a Engepred e veja como podemos ajudar você no contexto específico da sua empresa!