Entenda a importância da segurança patrimonial
01 fev 2019

Entenda a importância da segurança patrimonial

A segurança patrimonial é um grupo de medidas preventivas, que objetivam reduzir ou evitar as perdas patrimoniais e assegurar a segurança dos recursos físicos de um estabelecimento. Essas medidas são planejadas e empregadas de maneira integrada para fomentar a eficácia do processo.

Atualmente, ao levarmos em conta o alto índice de criminalidade, é bastante justificável o aumento da procura por serviços de seguro para bens financeiros e sistemas de segurança patrimonial. Afinal de contas, assim como você precisa proteger a sua família e sua casa, as organizações precisam assegurar a integridade de seus colaboradores e a proteção de seus ativos.

Pensando nisso, neste post, mostraremos algumas maneiras de garantir uma boa segurança patrimonial, tanto para o edifício comercial quanto para clientes e colaboradores. Acompanhe!

Utilizar câmeras de segurança

Em uma empresa de grande porte, é necessário monitorar muitas coisas e não somente zelar para que não ocorram assaltos. Por esse motivo, é essencial usar as câmeras de segurança, não somente depois do expediente, mas também, durante o horário de funcionamento do local. Dessa forma, é possível controlar o acesso de pessoas, veículos e mercadorias, monitorando os sistemas de segurança.

Além de observar onde está acontecendo algum problema ou o que os seus colaboradores fazem. Com uma boa câmera de segurança, até aqueles roubos menores, ocorridos em lojas, podem ser evitados. As câmeras de segurança conseguem identificar, com facilidade, quem é o criminoso, com a ajuda do banco de dados da polícia, em caso de invasão.

Isso traz tranquilidade e também a sensação de que a justiça foi realmente feita. Caso haja algum problema, não será preciso depender de testemunhos confusos, se houverem câmeras no local. Pelo fato de serem precisas e diretas, será mais prático encontrar o culpado.

Utilizar tecnologias para garantir segurança do local

Hoje, a segurança empresarial conta com o auxílio de inúmeras tecnologias que podem ser utilizadas em alguns locais da organização. Para tal, é necessário entender bem sobre o seu negócio, identificar o que é mais visado pelos criminosos e quais são os delitos que podem ocorrer, para que fique mais fácil criar ações para evitar danos e prejuízos.

Realizar o monitoramento, com o uso de equipamentos e processos para limitar a entrada em áreas restritas, e a utilização de softwares de controle de acesso. É por meio deles que são identificados os funcionários e materiais que acessam a organização, e quais são as áreas designadas para cada um. Essa identificação é realizada por vários meios, as formas mais comuns são por cartões, senhas, biometria e crachás inteligentes.

Além disso, temos como alternativa câmeras analíticas, que quando associadas a softwares personalizados, ajudam a tornar os perímetros mais seguros. Isso se deve ao fato de essa tecnologia possibilitar a identificação de figuras de animais e de pessoas, rostos e placas de veículos.

Com uma câmera como essa — que só dispara o alerta quando identifica uma presença humana — é possível otimizar o tempo da operação. As imagens vão para uma central de monitoramento remota, permitindo que a equipe local fique livre para executar outras rotinas de segurança.

Devido ao fato ocorrem muitos alarmes falsos, ocasionados por animais, por exemplo, foram desenvolvidos sistemas mais sensíveis. Um deles é a cerca que utilizam feixes de luz com infravermelho, que identificar com muito mais precisão o local exato em que os movimentos foram constatados.

Os sensores de presença também são bastante empregados e podem auxiliar na prevenção de crimes contra o patrimônio. Eles rastreiam regiões específicas do ambiente, por meio de um sistema de infravermelho, e possibilita detectar movimentos humanos sem interferências.

Adotar um sistema inibidor

Uma das melhores maneiras de assegurar a segurança patrimonial é evitando tentativas de roubos ou furtos. Por esse motivo, o sistema de segurança deve ter características suntuosas, a fim de impedir que os criminosos atuem no local. Em outras palavras, por meio de uma análise externa do local, uma pessoa má intencionada pode constatar que qualquer ato criminoso no local pode ser muito arriscado.

Realizar os cuidados necessários para acesso ao edifício

Um ponto estratégico do prédio é a portaria do edifício comercial, por onde todos passam. Por esse motivo, é essencial entender como assegurar um melhor controle de entrada e saída de pessoas no local. A rotina de uma entrada de um prédio é composta por muitas pessoas transitando, correspondências e encomendas chegando, carros entrando e saindo da garagem.

Primeiramente, é necessário fazer a identificação da pessoa que quer entrar no prédio. Para maior segurança, o contato deve ser realizado sem que a pessoa tenha acesso direto ao porteiro. O indicado é que se use uma comunicação eletrônica, como interfonar para portaria, por exemplo.

Por meio do interfone, o indivíduo deve anunciar o nome, objetivo da visita e o local que pretende ir. Se possível, também é importante conferir o nome da pessoa com quem o indivíduo tem contato e, dentro do prédio, ser solicitado um documento de identificação com foto.

Conferir tudo ao fim do expediente

A pessoa responsável por trancar a empresa, ao fim do expediente, deve ter controle de tudo e total atenção. Fechar persianas ou cortinas, janelas, trancar muito bem as portas de todos os compartimentos, trancar gavetas para maior organização, ativar alarmes, e tudo mais que for necessário para assegurar a sua segurança patrimonial. É indicado voltar e conferir tudo novamente.

Ter disponíveis equipamentos de segurança

É muito importante ter sempre disponível, com fácil alcance, extintores de incêndio, além de equipamentos e curativos para pronto-socorro, pois a qualquer momento pode acontecer algo, pela saúde de alguém no local ou por questões físicas do ambiente da empresa.

Edifícios comerciais devem ter uma porta para saídas de emergência sinalizadas, em casos de abalos e de incêndios. No caso de prédios menores, com poucas pessoas, a porta principal pode ser a de emergência, mas ela deve ser de fácil acesso a todos no local.

É necessário facilitar o contato com a polícia local, hospitais, bombeiros, membros da família dos funcionários, entre outros números essenciais para auxiliar nesses casos de emergência, que nunca sabemos quando pode acontecer.

A saúde e bem-estar dos colaboradores não podem ficar em risco. Logo, é preciso cuidar bem de toda a estrutura do empreendimento, da validade e conservação de alimentos, da qualidade dos equipamentos, entre outros itens que evitam a má conduta empresarial. Segurança patrimonial em dia significa tranquilidade.

Contratar um serviço de consultoria

Para que as medidas certas sejam adotadas para proteger o seu empreendimento e realizar a gestão de sua segurança, é essencial contar com o apoio de uma empresa especializada em implementação de soluções integradas e inteligência estratégica. Assim, será possível realizar as ações corretas, a fim de evitar perdas significativas a ponto de comprometer o funcionamento de seus processos operacionais ou a sua rentabilidade.

Ou seja, a segurança patrimonial estará garantida. Além disso, antes de contratar esse sistema, é preciso se certificar que a empresa prestadora de serviços tem credibilidade no mercado.

Por fim, pensar na segurança do empreendimento é investir nos resultados positivos para o negócio. Nos dias atuais, não há uma maneira de manter um estabelecimento comercial funcionando sem assegurar que ele é muito bem vigiado e protegido.

Lembrando que é muito importante investir em bons sistemas de segurança patrimonial e também na terceirização da gestão como uma ótima opção.

Você curtiu nosso post sobre segurança patrimonial? Lembrou-se de outras maneiras de garanti-la? Então, deixe um comentário neste texto e compartilhe as suas ideias sobre o assunto!