Como manter uma alta taxa de ocupação em seu imóvel
Ser proprietário de uma edificação envolve muitos cuidados. Manter o local ocioso pode trazer sérios riscos e problemas a curto e longo prazo. Ao promover uma alta taxa de ocupação no imóvel é mais fácil identificar problemas e resolver questões com agilidade.
Preparamos este conteúdo com informações valiosas sobre as principais atitudes que devem ser tomadas para manter o prédio ocupado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e informe-se sobre o tema!
Por que alguns prédios ficam ociosos?
Em um contexto de crise econômica, o resultado no setor imobiliário é a forte presença de edifícios sem ocupação nos centros urbanos. Em estudo da Buildings, empresa especializada em pesquisa no setor mobiliário corporativo, foi identificado que em 2017 havia 47,08% de prédios comerciais vagos no Rio de Janeiro.
A crise é o principal fator que gera a ociosidade de prédios, aliada à baixa dos setores de óleo e gás. No mercado carioca, o aumento de entregas de novas edificações também é causa dessa problemática.
Nesse cenário, os preços de aluguéis tendem a baixar, o que é desvantajoso para os proprietários da edificação. Mas, neste conteúdo, mostraremos alternativas bastante viáveis para evitar essa situação.
Quais cuidados ter com o prédio ocioso?
Deixar um prédio sem ocupação por um longo período exige vários cuidados para evitar problemas.Vistoriar o imóvel regularmente é importante para se certificar de que tudo está bem.
Com o tempo, podem aparecer infiltrações, efeitos da maresia, corrosão em objetos metálicos, acúmulo de poeira, desgaste de materiais e vários outros problemas. Acompanhando com regularidade a edificação, é possível identificar dificuldades precocemente. Dessa forma, você pode aplicar estratégias preventivas e corretivas.
Providenciar a limpeza periódica do imóvel ajuda a manter a higiene do local, minimizando a chance de aparecerem animais e insetos. Com limpezas regulares, você evita que a sujeira se acumule, diminuindo a probabilidade de ocorrerem danos que poderiam, inclusive, reduzir o valor de mercado do edifício. Você terá mais possibilidades de ocupar o imóvel com rapidez.
Realizar inspeções também é fundamental. Equipamentos, elevadores, parte elétrica e hidráulica, luminárias, sistemas de AC, sprinklers devem passar por avaliações regulares. Manutenções preventivas geram alguns custos, mas eles são bem menores do que fazer correções. Assim, você reduz custos e evita gastos maiores no futuro.
Qual a importância de manter uma alta taxa de ocupação no imóvel?
Com o prédio ocupado e em funcionamento, a manutenção das áreas privativas é de responsabilidade dos inquilinos. As áreas comuns são geridas pelo condomínio. As vistorias e manutenções são realizadas com regularidade e os processos se desenlaçam com mais facilidade.
Outra questão que merece atenção é que, de acordo com o Estatuto da Cidade, o edifício deve cumprir a sua função social. Cada município estabelece um período que a área pode ficar desocupada. Assim, se você ocupar o imóvel e colocá-lo em funcionamento, você garante um IPTU dentro do valor de mercado, evita multas (elas são definidas para cada cidade) e permite que a legislação seja cumprida com regularidade.
Além disso, ao manter uma alta taxa de ocupação no imóvel, o proprietário mantém seu fluxo de aluguéis em atividade, evita perda de valor de mercado e minimiza a geração de custos sem a compensação por recebimentos.
Você pode dirigir seus negócios com tranquilidade e ainda ser um agente importante na urbanização de uma localidade. A alta taxa de ocupação no imóvel pode ser uma fonte de serviços vantajosos e muito prestativa para sua corporação, para outras companhias e para a população ao redor.
Como fazer para manter a alta taxa de ocupação no imóvel?
A melhor alternativa para evitar que o prédio fique ocioso é mantê-lo em funcionamento. Para isso, pode-se fazer parceria com uma empresa de gestão imobiliária/facilities, que será responsável pelo gerenciamento do empreendimento. Assim, é possível evitar várias dificuldades, além de estabelecer relações comerciais bastante positivas para os negócios.
A empresa de gestão imobiliária também conta com elevado conhecimento de mercado, oferece mais segurança para as negociações, auxilia na elaboração de contratos e permite economizar com processos burocráticos. Ela faz a divulgação do imóvel por meio de mídias especializadas, o que resulta em uma rápida ocupação e em um fechamento de contrato bastante seguro.
O espaço que antes estava desocupado e gerando despesas, ao ser locado, torna-se uma área produtiva e em funcionamento, fonte de renda e de produtividade. A gestão imobiliária administra todo o processo para que você tenha o mínimo de preocupações. É um investimento que gera resultados positivos para proprietários e ocupantes.
Uma gestora de Facilities/Gerenciamento de propriedades auxilia no amparo jurídico, na organização de assembleias, realiza a gestão de serviços e utilidades, faz a representação do condomínio perante órgãos públicos e elabora os orçamentos condominiais.
Além disso, ela faz a guarda e atualização de documentos, cuida dos avisos, atas, convocações e circulares, emite relatórios contábeis, fiscais e de pessoal, emite os boletos, faz a cobrança de inadimplentes, confecciona a pasta mensal de prestação de contas, realiza a gestão de pessoas (funcionários do condomínio), controla os seguros e renova as apólices e faz a consultoria fiscal, trabalhista, contábil e tributária.
Ser proprietário de um edifício envolve muitas responsabilidades, especialmente quando o imóvel não está ocupado. É preciso zelar pela segurança, manutenção e para manter as melhores condições possíveis do local.
Ao contratar uma empresa de gestão imobiliária, você terá auxílio para definir uma boa estratégia para que a edificação seja ocupada com maior rapidez.
Essa corporação media as relações comerciais com potenciais ocupantes que podem alugar salas ou andares do imóvel. Dessa forma, você tem o mínimo de preocupações, pois todos os processos são administrados pela Consultoria imobiliária.
A empresa de gestão imobiliária oferece um serviço de elevada qualidade, tornando o edifício produtivo e promovendo eficiência operacional nos processos de ocupação. Ela gerencia a locação do imóvel, para que você tenha o mínimo de preocupações. Esse investimento traz resultados positivos a curto, médio e longo prazo, além de ser uma forma prática e viável de obter rendimentos.
Gostou de saber quais cuidados tomar para manter uma alta taxa de ocupação no imóvel? Aproveite e deixe o seu comentário!