Como manter uma alta taxa de ocupação em seu imóvel
18 jan 2019

Como manter uma alta taxa de ocupação em seu imóvel

Ser proprietário de uma edificação envolve muitos cuidados. Manter o local ocioso pode trazer sérios riscos e problemas a curto e longo prazo. Ao promover uma alta taxa de ocupação no imóvel é mais fácil identificar problemas e resolver questões com agilidade.

Preparamos este conteúdo com informações valiosas sobre as principais atitudes que devem ser tomadas para manter o prédio ocupado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e informe-se sobre o tema!

Por que alguns prédios ficam ociosos?

Em um contexto de crise econômica, o resultado no setor imobiliário é a forte presença de edifícios sem ocupação nos centros urbanos. Em estudo da Buildings, empresa especializada em pesquisa no setor mobiliário corporativo, foi identificado que em 2017 havia 47,08% de prédios comerciais vagos no Rio de Janeiro.

A crise é o principal fator que gera a ociosidade de prédios, aliada à baixa dos setores de óleo e gás. No mercado carioca, o aumento de entregas de novas edificações também é causa dessa problemática.

Nesse cenário, os preços de aluguéis tendem a baixar, o que é desvantajoso para os proprietários da edificação. Mas, neste conteúdo, mostraremos alternativas bastante viáveis para evitar essa situação.

Quais cuidados ter com o prédio ocioso?

Deixar um prédio sem ocupação por um longo período exige vários cuidados para evitar problemas.Vistoriar o imóvel regularmente é importante para se certificar de que tudo está bem.

Com o tempo, podem aparecer infiltrações, efeitos da maresia, corrosão em objetos metálicos, acúmulo de poeira, desgaste de materiais e vários outros problemas. Acompanhando com regularidade a edificação, é possível identificar dificuldades precocemente. Dessa forma, você pode aplicar estratégias preventivas e corretivas.

Providenciar a limpeza periódica do imóvel ajuda a manter a higiene do local, minimizando a chance de aparecerem animais e insetos. Com limpezas regulares, você evita que a sujeira se acumule, diminuindo a probabilidade de ocorrerem danos que poderiam, inclusive, reduzir o valor de mercado do edifício. Você terá mais possibilidades de ocupar o imóvel com rapidez.

Realizar inspeções também é fundamental. Equipamentos, elevadores, parte elétrica e hidráulica, luminárias, sistemas de AC, sprinklers devem passar por avaliações regulares. Manutenções preventivas geram alguns custos, mas eles são bem menores do que fazer correções. Assim, você reduz custos e evita gastos maiores no futuro.

Qual a importância de manter uma alta taxa de ocupação no imóvel?

Com o prédio ocupado e em funcionamento, a manutenção das áreas privativas é de responsabilidade dos inquilinos. As áreas comuns são geridas pelo condomínio. As vistorias e manutenções são realizadas com regularidade e os processos se desenlaçam com mais facilidade.

Outra questão que merece atenção é que, de acordo com o Estatuto da Cidade, o edifício deve cumprir a sua função social. Cada município estabelece um período que a área pode ficar desocupada. Assim, se você ocupar o imóvel e colocá-lo em funcionamento, você garante um IPTU dentro do valor de mercado, evita multas (elas são definidas para cada cidade) e permite que a legislação seja cumprida com regularidade.

Além disso, ao manter uma alta taxa de ocupação no imóvel, o proprietário mantém seu fluxo de aluguéis em atividade, evita perda de valor de mercado e minimiza a geração de custos sem a compensação por recebimentos.

Você pode dirigir seus negócios com tranquilidade e ainda ser um agente importante na urbanização de uma localidade. A alta taxa de ocupação no imóvel pode ser uma fonte de serviços vantajosos e muito prestativa para sua corporação, para outras companhias e para a população ao redor.

Como fazer para manter a alta taxa de ocupação no imóvel?

A melhor alternativa para evitar que o prédio fique ocioso é mantê-lo em funcionamento. Para isso, pode-se fazer parceria com uma empresa de gestão imobiliária/facilities, que será responsável pelo gerenciamento do empreendimento. Assim, é possível evitar várias dificuldades, além de estabelecer relações comerciais bastante positivas para os negócios.

A empresa de gestão imobiliária também conta com elevado conhecimento de mercado, oferece mais segurança para as negociações, auxilia na elaboração de contratos e permite economizar com processos burocráticos. Ela faz a divulgação do imóvel por meio de mídias especializadas, o que resulta em uma rápida ocupação e em um fechamento de contrato bastante seguro.

O espaço que antes estava desocupado e gerando despesas, ao ser locado, torna-se uma área produtiva e em funcionamento, fonte de renda e de produtividade. A gestão imobiliária administra todo o processo para que você tenha o mínimo de preocupações. É um investimento que gera resultados positivos para proprietários e ocupantes.

Uma gestora de Facilities/Gerenciamento de propriedades auxilia no amparo jurídico, na organização de assembleias, realiza a gestão de serviços e utilidades, faz a representação do condomínio perante órgãos públicos e elabora os orçamentos condominiais.

Além disso, ela faz a guarda e atualização de documentos, cuida dos avisos, atas, convocações e circulares, emite relatórios contábeis, fiscais e de pessoal, emite os boletos, faz a cobrança de inadimplentes, confecciona a pasta mensal de prestação de contas, realiza a gestão de pessoas (funcionários do condomínio), controla os seguros e renova as apólices e faz a consultoria fiscal, trabalhista, contábil e tributária.

Ser proprietário de um edifício envolve muitas responsabilidades, especialmente quando o imóvel não está ocupado. É preciso zelar pela segurançamanutenção e para manter as melhores condições possíveis do local.

Ao contratar uma empresa de gestão imobiliária, você terá auxílio para definir uma boa estratégia para que a edificação seja ocupada com maior rapidez. 

Essa corporação media as relações comerciais com potenciais ocupantes que podem alugar salas ou andares do imóvel. Dessa forma, você tem o mínimo de preocupações, pois todos os processos são administrados pela Consultoria imobiliária.

A empresa de gestão imobiliária oferece um serviço de elevada qualidade, tornando o edifício produtivo e promovendo eficiência operacional nos processos de ocupação. Ela gerencia a locação do imóvel, para que você tenha o mínimo de preocupações. Esse investimento traz resultados positivos a curto, médio e longo prazo, além de ser uma forma prática e viável de obter rendimentos.

Gostou de saber quais cuidados tomar para manter uma alta taxa de ocupação no imóvel? Aproveite e deixe o seu comentário!