23 dez 2021

A atuação da gestão de facilities no “novo normal”

O cenário de pandemia trouxe muitos desafios para a gestão de facilities. Um deles foi manter os espaços corporativos como locais seguros, reduzindo sobremaneira as chances de proliferação do vírus para que as pessoas pudessem desenvolver suas atividades com o mínimo de exposição possível ao risco. Esse foi o grande desafio do projeto desenvolvido pela Engepred para o Edifício Palácio de Austregésilo de Athayde, que esteve entre os finalistas da 16ª edição do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, promovido pela Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace.

Intitulado de “Responsabilidade social: a atuação da gestão de facilities no ‘novo normal'”, o case assinado pela gerente de operações da Engepred, Elisabete Afonso Monegalha, detalhou as ações realizadas com o objetivo de conferir segurança e bem-estar físico e psicológico a todos que trabalham e frequentam o edifício, como a implementação de novos protocolos com ênfase na prevenção, a realização de treinamentos com todas as equipes de backoffice e operacionais e um plano de comunicação e marketing eficiente para promover informações relevantes e disseminar as novas práticas e protocolos adotados, entre outras ações de cunho estrutural, comportamental e processual. Além de figurar entre os finalistas da premiação, o projeto já havia conquistado a validação de uma das referências em saúde no País, a consultoria Sírio-Libanês.

Gestão de facilities sob o olhar das pessoas 

Os colaboradores da Engepred, assim como os locatários do edifício, também atestaram a eficácia do projeto. A gerente de facilities da Empresa TGS, Jocely Pazini, por exemplo, contou que as ações serviram de benchmark para a empresa. “As medidas adotadas foram levadas ao HSE internacional e impressionou os gestores, tanto que eles pediram para que nós também as adotássemos da porta para dentro, para dar ainda mais segurança aos nossos funcionários”.

Já o coordenador de segurança da Engepred, Vinicius Souto Padilha, demonstrou a importância de estar em um ambiente que além de ser seguro, transmitisse essa sensação de segurança. “Nós saíamos de casa com a confiança e com a certeza de que teríamos aqui todo suporte para que voltássemos para a casa com saúde, da mesma forma que chegamos”. Neste vídeo, apresentado na premiação, você confere um resumo das ações e outros depoimentos sobre as medidas implementadas.

Saiba mais sobre a gestão de facilities em tempo de pandemia 

Desde o início de 2020, a Engepred acompanhou com atenção a evolução da Covid-19. Após a confirmação do primeiro caso no Brasil, foi criado um comitê de crise, responsável por monitorar diariamente os profissionais, os clientes e o empreendimento. Assim, o projeto criado e executado no Edifício Palácio de Austregésilo de Athayde teve como norte as recomendações dos órgãos nacionais e internacionais de saúde e segurança, começando pelo trabalho de mapeamento e classificação de todas as áreas do empreendimento de acordo com o seu grau de risco.

Em seguida, um programa de conscientização de todas as equipes operacionais foi realizado com foco em três princípios básicos de prevenção: higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, uso constante e correto da máscara e distanciamento físico entre as pessoas. Paralelamente, as ações foram sendo implementadas de modo a reduzir os riscos, pois, se por um lado, sabe-se que a irradicação do vírus passa exclusivamente pela aplicação de vacinas, por outro lado, cabe à gestão de facilities garantir aos clientes e aos funcionários o maior nível possível de segurança, conferindo a todos um estado de bem-estar, mesmo em situações de crise.

O Prêmio Abrafac

A premiação criada pela Abrafac tem como objetivo de promover conhecimento e valorização de práticas e projetos desenvolvidos por profissionais e empresas do setor de Facility Management, Property e Workplace, estimulando a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento. Em 2020, a Engepred também teve destaque no evento com a conquista do primeiro lugar na categoria Inovação Acadêmica, com o case ‘The Dark Side of Home Office: Going Beyond the Myths’, assinado pelo diretor de operações da Engepred, Alex Ferreira Gonçalves, e o segundo lugar na categoria “Gerenciamento, operação, manutenção e utilidades”, com o case “Maintenance Workspace: An engagement-driven design”, assinado pelo gerente de novos negócios, Daniel Penna.