19 nov 2020

Trabalho acadêmico sobre o impacto do home office ganha prêmio de inovação

Com um artigo que aborda o impacto da prática estabelecida nas empresas, diretor de operações da Engepred, Alex Gonçalves, se destacou no Prêmio Abrafac 2020.

O diretor de Operações da Engepred, Alex Ferreira Gonçalves, ganhou o o Prêmio Abrafac Melhores do Ano de 2020, na categoria Inovação Acadêmica, com o artigo “The Dark Side of Home Office: Going Beyond the Myths”. “A motivação do trabalho era a curiosidade de explorar o outro lado do home office. Os trabalhos acadêmicos antigos, mais tradicionalistas, avaliavam somente os aspectos positivos. A ideia era dar uma ênfase nesse equilíbrio, os pontos positivos e negativos da prática, antes da pandemia, avaliando o impacto do formato de trabalho, não como plano de contingência, mas como uma prática rotineira nas organizações”, afirmou o diretor, na cerimônia de premiação.
O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa, realizada no segundo semestre de 2019, que contou com a participação de 840 respondentes, sendo considerados para tratamento estatístico 374 trabalhadores em regime CLT. A relação de horas trabalhadas com o nível de desconforto e a prática do home office, a relação entre o uso de antidepressivos e o conflito entre trabalho e vida familiar com a intensidade da prática, bem como a percepção dos aspectos negativos, os níveis de desconforto e flexibilidade de jornada, além do grau de suporte das empresas aos trabalhadores, foram alguns pontos avaliados pelo estudo.
Para Gonçalves, o home office trouxe consigo uma solução cômoda para as organizações reduzirem os custos de locação dos espaços, ao mesmo tempo em que permite a inclusão social dos portadores de necessidades especiais. Mas também pode trazer a precarização das relações trabalhistas. Por isso, é importante que a estrutura da moradia do trabalhador e a sua rotina familiar sejam levadas em consideração e que rotinas que evitem o isolamento social sejam estabelecidas. “As organizações não podem negligenciar aspectos ergonômicos básicos como mobiliário, conforto térmico, luminosidade, níveis de ruído e rotina familiar dentro da residência dos teletrabalhadores”, afirma ele, que também é professor do MBA de Facilities Management da AVM Educacional.
As reflexões ficam também para o pós-pandemia, ajudando as empresas a desbravar esse futuro ainda desconhecido onde, certamente, o espaço de trabalho será visto de forma diferente.

Sobre a premiação
O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano é realizado há 15 anos pela Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace (Abrafac), com o objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management, além de estimular a produção e disseminação de casos de sucesso. Neste ano, foram 42 trabalhos inscritos, com representantes de seis estados no prêmio e mais de 5,5 mil votos online, por conta da pandemia de Covid-19.
A cerimônia de premiação foi realizada na noite de 5 de novembro com transmissão ao vivo pelo YouTube da associação, que pode ser acessada aqui.