coliving
18 jun 2018

Coliving e coworking: conheça as tendências de escritório e moradia

O modelo individualista e competitivo tem sido alvo de muitas críticas. Além de proporcionar uma exploração predatória do meio ambiente, ele gera um perfil de consumo exagerado e insustentável a longo prazo.

Nesse contexto, surge a economia colaborativa, uma alternativa que está em constante expansão no mercado mundial. Essa nova mentalidade de consumo também atingiu nossas formas de trabalhar e morar.

O coliving e o coworking são exemplos de empreendimentos que associam princípios como compartilhamento e sustentabilidade para proporcionar um estilo de vida mais saudável e satisfatório.

Preparamos este artigo especial para que você conheça essas tendências de escritório e moradia para esse campo. Continue acompanhando e informe-se mais sobre o assunto!

Afinal, o que significam coliving e coworking?

Coliving é um perfil de moradia que associa a coletividade e a individualidade. Os moradores possuem quartos privados, mas há locais compartilhados, em que todos obedecem à regras de convívio definidas pela comunidade. Ele é um empreendimento que pode ser comprado ou alugado e envolve a presença de áreas de uso comum, como lavanderia, área de convivência e até área de trabalho.

Coworking é um ambiente de trabalho compartilhado desenvolvido especialmente para profissionais independentes, como freelancers, autônomos e empreendedores. A proposta é produzir em um espaço laboral democrático. As regras são estabelecidas pela empresa que mantém o local.

Um exemplo é o coworking da Unioffice, localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro. A Unioffice oferece espaços corporativos prontos e salas de reunião, com ambientes modernos e confortáveis que fazem toda a diferença no trabalho.

Os dois movimentos são fruto de um pensamento mais sustentável, focado em economia colaborativa e da busca pela vivência em comunidade. Essas tendências de escritório e moradia ganham cada vez mais destaque no mercado. Há muitos espaços de coliving que oferecem ambientes de coworking, mas nem sempre isso acontece.

Um exemplo é o coliving The Colective Old Oak, localizado em Londres, que conta com ambientes de trabalho compartilhados.

Como a economia colaborativa contribui para o sucesso das pessoas?

A economia colaborativa é um sistema que prioriza a divisão e o compartilhamento, em detrimento do acúmulo. Ela é fruto da conscientização de que os problemas ambientais e sociais tendem a se agravar e de que é preciso adotar novas estratégias de produção e consumo.

Esse modelo permite que as pessoas possam gerar lucro e renda por meio da troca de serviços. Além disso, a economia colaborativa é mais sustentável e reduz a necessidade de acúmulo de objetos de consumo. Ela também possibilita que os indivíduos acessem serviços que antes eram restritos aos que tinham mais poder aquisitivo.

Qual o perfil de quem busca aproximar trabalho e moradia?

Há vários perfis para os que buscam aproximar trabalho e moradia. O estudante, que está se formando profissionalmente e que ainda não tem autonomia financeira, é um exemplo. Hoje, no coliving, encontra-se apartamentos entre 10 e 20 metros quadrados que são mais baratos do que a média, o que é muito favorável para esse grupo.

Há também o perfil mais comum no coliving, de pessoas mais amadurecidas e independentes financeiramente. Elas já têm carreira formada, ou estão abrindo start-ups, por exemplo. Autônomos, empreendedores, indivíduos já bem-sucedidos na carreira que buscam uma experiência de vivência em comunidade e até mesmo a criação de parcerias para negócios.

Quais as vantagens de aliar moradia e trabalho?

Há vários benefícios em aliar moradia e trabalho. Veja mais a seguir!

Melhoria da mobilidade urbana

Os grandes centros urbanos passam por graves problemas com o trânsito. São engarrafamentos todos os dias nos horários de pico, pois as vias de circulação estão sobrecarregadas com o volume de veículos.

Assim, tornar os lugares de moradia e trabalho próximos é uma forma de facilitar a mobilidade urbana, porque alivia o fluxo de carros nas ruas. Associando o espaço de casa e do meio laboral, você evita a realização de deslocamentos.

Isso contribui para que o trânsito flua com mais facilidade. Além disso, o profissional ainda economiza tempo, podendo aproveitar melhor seus horários para produzir mais e descansar.

Promoção de sustentabilidade

Quando moradia e trabalho estão aliados, é possível realizar menos deslocamentos em veículos, o que reduz a emissão de poluentes na atmosfera. A medida também fortalece a cultura do compartilhamento, enfraquecendo o consumo desmedido em prol de um uso racional dos meios de sobrevivência.

Esses fatores estimulam uma exploração sustentável dos recursos naturais.

Aumento da convivência e compartilhamento

O ser humano sempre busca se agregar em comunidades. Associar a moradia e o trabalho, como no caso do coliving e do coworking é uma forma de as pessoas terem mais convivência. O espaço laboral torna-se também um local de socialização. Fazer happy hours após o expediente é mais fácil e não há dificuldades com deslocamento, por exemplo.

Além disso, é possível conciliar a rotina com o cuidado com crianças pequenas e com a família. Muito do tempo poupado em um trajeto pode ser utilizado para interagir com a família e amigos.

Ambiente descontraído

O espaço de trabalho fica mais envolvente quando é possível dividi-lo com amigos e colegas. O clima no meio laboral não podia ser melhor: muita afinidade, compartilhamento, pessoas procurando novas experiências e parcerias.

Esses fatores são estimulantes para o profissional, que assim realiza suas atividades com mais incentivo e chances de realização pessoal. Isso desencadeia em mais produtividade e qualidade nas ações desenvolvidas.

A economia colaborativa é uma forma de produção e consumo baseada na valorização do compartilhamento em detrimento do acúmulo. Duas tendências que vieram desse movimento são o coliving e o coworking.

Essas alternativas reúnem diversas pessoas mais dispostas a dividir ambientes e criar laços cooperativos. A ideia do coliving é promover a sintonia entre a individualidade e o coletivo, disponibilizando espaços particulares associados a locais comunitários.

A proposta de aliar habitação e trabalho é uma forma de melhorar a mobilidade urbana e criar um estilo de vida diferenciado. Essa pode ser uma escolha a curto prazo, por exemplo, para vivenciar determinadas épocas da vida, como a faculdade, mestrado e mudança na carreira.

Com essas tendências, é possível encontrar conforto, comodidade e qualidade de vida, além de ser a chance ideal para ter novas experiências e formar laços saudáveis. Gostou do nosso conteúdo sobre coliving e coworking? Aproveite e deixe o seu comentário!