15 maio 2020

Diretor de operações da Engepred fala sobre efeitos do reconhecimento na carreira

Para o profissional Alex Ferreira Gonçalves (um dos vencedores em 2018), troca de experiências e conhecimento são os melhores ganhos da premiação.  Prazo de inscrições de trabalhos para edição 2020 termina nesta segunda, 18 de maio.

Por Jéssica Marques

O diretor de operações da Engepred, Alex Ferreira Gonçalves, falou sobre os efeitos de ter sido destaque no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano. O profissional foi ganhador do terceiro lugar na categoria Pessoa Física em 2018, com um trabalho de otimização de espaços em estacionamento privado.

Gonçalves é doutorando, Mestre em administração, especialista em gerenciamento de projetos pelo PMI e gerenciamento de crises pelo DRII. Em sua visão, a troca de experiências, o destaque profissional e o conhecimento são os principais ganhos trazidos pela premiação em sua carreira.

“Existe uma maior exposição profissional. Pessoas que se interessavam pelo assunto me procuraram para trocar ideias. Fiz novos amigos e novos contatos profissionais”, relatou o diretor de operações.

As inscrições para a edição 2020 do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano estão abertas até o dia 18 de maio (acesse aqui) para inscrever o seu trabalho. O objetivo é promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Além disso, o prêmio estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento.

A participação é totalmente gratuita para associados da ABRAFAC. Ao todo, são mais de 100 empresas e 3 mil membros na associação.

Confira a entrevista com Alex Ferreira Gonçalves, na íntegra:

Portal ABRAFAC – Que fatores você acredita que te levaram a ser vencedor do Prêmio ABRAFAC?

Alex Ferreira Gonçalves – Acredito que o fato de ter cursado o mestrado acadêmico me ajudou muito no processo de metodologia científica, além de ter me incentivado a escrever sobre as minhas experiências profissionais.

Para o mesmo trabalho eu ganhei o terceiro lugar do prêmio ABRAFAC e recebi uma menção do Global FM Awards no ano seguinte. O primeiro grande desafio é começar a escrever e sempre que possível mensurar os resultados antes e depois da implantação das ações.

Portal ABRAFAC – Em que ano você foi vencedor e com qual projeto?

Alex Ferreira Gonçalves – Eu fui ganhador do terceiro lugar na categoria Pessoa Física em 2018, com um trabalho que desenvolvi de otimização de espaços em estacionamento privado. Por meio de ferramentas estatísticas básicas conseguimos uma grande redução nos custos de locação de vagas.

Portal ABRAFAC – Em sua opinião, qual a relevância deste prêmio no setor?

Alex Ferreira Gonçalves – A relevância do prêmio está na união dos profissionais para compartilhar conhecimento. Ao nos reunirmos uma vez ao ano e trocarmos experiências e falarmos sobre o que fizemos, sobre os sucessos e derrotas (aprendemos com elas também), mostramos cada vez mais o valor da disciplina de Facilities Management para o mundo.

Portal ABRAFAC – Que mudanças profissionais você notou em sua vida após o recebimento do prêmio?

Alex Ferreira Gonçalves – Existe uma maior exposição profissional. Pessoas que se interessavam pelo assunto me procuraram para trocar ideias. Fiz novos amigos e novos contatos profissionais.

Portal ABRAFAC – De que forma o prêmio acrescentou em sua vida pessoal?

Alex Ferreira Gonçalves – Me incentivou mais a escrever e falar sobre as minhas experiências profissionais.

Portal ABRAFAC – A premiação é feita baseada na competência dos profissionais. Como você avalia esse diferencial da premiação?

Alex Ferreira Gonçalves – Na verdade acredito ser a forma mais justa de avaliação dos trabalhos que são apresentados. A diretoria da ABRAFAC sempre procurou aplicar os critérios mais justos na forma de avaliação dos trabalhos. Acredito que foi uma grande evolução ampliar para 2020 as categorias de premiação, agraciando um número maior de profissionais. No ano passado, a votação dos vídeos via web também foi uma grande inovação, incentivando a participação do público.

Portal ABRAFAC – De modo geral, que benefícios a premiação pode trazer ao mercado de facilities, em sua visão?

Alex Ferreira Gonçalves – Como eu disse, promoção de conhecimento. Esse é o maior ganho. Aprendermos uns com os outros e compartilharmos experiências.

FONTE: ABRAFAC