18 dez 2020

Ar-condicionado, segunda onda da pandemia e o início do verão

A manutenção regular nos sistemas de refrigeração já foi comprovada como meio de prevenção a diversas doenças respiratórias. Com uma possível segunda onda de contaminação pelo Coronavírus no início do ano e o aumento do uso do equipamento em função da chegada do verão, a manutenção e higienização especializadas são ainda mais essenciais, especialmente em prédios comerciais e corporativos ou edificações de uso coletivo de forma geral, como shopping centers.
Nesses espaços, o ar-condicionado é extremamente necessário, principalmente nas regiões mais quentes do País e no período do verão que se inicia oficialmente no dia 21 de dezembro, mas cujas temperaturas elevadas já dão sinais nos dias ensolarados. Por outro lado, o sistema de climatização exige uma série de cuidados especias para que sua utilização não represente um risco à saúde dos usuários, colaboradores e prestadores de serviços.
A falta de uma limpeza especializada favorece o aumento da transmissão de doenças respiratórias, com a proliferação de vírus, fungos e bactérias, que podem ser propagados pela corrente de ar frio do ar-condicionado, quando estes não estão devidamente higienizados. Sem contar que, a ausência de uma manutenção regular e cuidadosa, também pode acarretar prejuízo financeiro, uma vez que um equipamento de ar-condicionado sujo ou com peças avariadas demanda muito mais esforço e, consequentemente, maior consumo de energia elétrica. Situações que a manutenção corretiva poderia evitar.

Manutenção no ar-condicionado, melhor para a saúde e para o orçamento.

A manutenção preventiva, junto às boas práticas, é fundamental para otimização dos recursos, aumento da vida útil e para a garantia da durabilidade das peças e dos sistemas de ar-condicionado como um todo. Um sistema de ar-condicionado limpo e com as vistorias em dia, tende a ser até 70% mais eficiente energeticamente que um sistema sujo e contaminado. Levando em consideração que os sistemas de climatização podem representar até 40% do consumo de energia elétrica de uma edificação comercial, o aumento da eficiência dos equipamentos se torna ainda mais significativo.
A Lei Federal 13589/18, conhecida como Lei do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, já exige a realização da manutenção preventiva em equipamentos de climatização de ambientes, quando a potência do ambiente coletivo atinge 60 mil BTUs (somando todos os aparelhos de ar-condicionado do sistema).
Nesses casos, o descumprimento das vistorias e a falta de um responsável técnico qualificado para acompanhar as manutenções pode incidir em multas de até R$1,5 milhão, variando de acordo com o risco, a recorrência e o tamanho da empresa.
A implementação do PMOC e a manutenção preventiva hoje são fundamentais quando pensamos em gestão de recursos e no cumprimento legal das responsabilidades corporativas. Com o avanço das doenças respiratórias e a pandemia de Coronavírus (COVID-19), garantir a qualidade do ar, mais do que nunca, também é uma questão de saúde e, portanto, deve estar no topo da lista de prioridades de síndicos, administradores condominiais e facilities.

Dicas e recomendações para sistemas de climatização em tempo de pandemia

Se a edificação esteve fechada durante o período da quarentena, antes da retomada das atividades, é de extrema importância que a higienização completa dos equipamentos de refrigeração seja realizada. Essa higienização deve ser feita por especialistas, capazes de administrar o uso de produtos químicos para sanitização das serpentinas e bandejas dos aparelhos de ar-condicionado.
Outro cuidado, para o dia a dia, é o horário de acionamento do sistema de refrigeração. O recomendável, para maior segurança de colaboradores e prestadores de serviço, é que ele seja acionado até duas horas antes do início do expediente e desligado duas horas após o horário final. Já para o período noturno, feriados e finais de semana, a recomendação é que o sistema opere no modo de ventilação em tempo integral.
Associada ao protocolo de limpeza e manutenção adaptado para o momento de pandemia, o uso de lâmpadas germicidas UVC também é uma maneira eficaz de reduzir os riscos inerentes ao sistema de ar-condicionado e eliminar até 99,99% dos vírus e bactérias dos sistemas de climatização, incluindo, o novo Coronavírus, como abordamos nesse post.

Gostou dessas dicas e quer mais orientações para manter o seu prédio seguro em tempo de pandemia?

Baixe agora, gratuitamente, o nosso Guia de Boas Práticas Contra o Novo Coronavírus e tenha em mãos um manual completo para uma retomada responsável e segura das atividades em edificações comerciais.