recepção-epade-protocolos-sanitarios-empresas
08 mar 2021

Protocolos sanitários em empresas tiveram aumento de 40% e devem continuar em 2021

A transformação organizacional e a reformulação dos processos de trabalho estão entre os pontos mais impactados pela Covid-19 no mercado corporativo. A busca por adaptar os ambientes de trabalho ao cenário de pandemia foi uma dessas mudanças. Como mostra um estudo da consultoria Eden McCallum, 74% das empresas implantaram ou planejavam maior uso da tecnologia para oferecer mais segurança e bem-estar aos colaboradores. Essa preocupação deve se manter mesmo após o controle da transmissão do Coronavírus.​

Segundo o Gerente da Consultoria Sírio-Libanês, Rafael Saad, a procura por serviços ligados à implementação de protocolos sanitários contra a Covid-19 obteve um aumento de 40% no último semestre de 2020. Empresas dos mais variados setores buscaram a consultoria especializada – serviço que, antes, era prestado pelo Sírio-Libanês majoritariamente para complexos de saúde.

O serviço oferecido inclui avaliação diagnóstica da empresa para identificar os riscos, um plano de ação e protocolos para mitigá-los, um plano de comunicação para colaboradores e clientes, a constituição do gabinete especializado para suporte à tomada de decisão e uma nova avaliação para checagem do cumprimento das medidas estabelecidas. “Nos últimos três meses, identificamos uma procura maior por parte de escolas e espaços culturais, atividades que foram retornando de forma adaptada e que começaram a pensar como voltar a receber o público. Além, é claro, de escritórios, que já estavam pensando em como adaptar sua estrutura para a volta dos colaboradores”, afirma Saad.

Um desses novos clientes foi a Engepred, empresa situada no Rio de Janeiro e especializada em gestão de condomínios, manutenção predial e consultoria imobiliária. Para a Diretora Luciana Penna, a busca pelo serviço especializado representa, sobretudo, o compromisso em promover um ambiente de trabalho saudável e que, além disso, transmita a sensação de segurança e confiabilidade às pessoas. “A ideia é oferecer tudo o que for preciso para que o processo gradual de retorno aos escritórios ocorra de maneira segura. Por isso, buscamos um parceiro especializado no assunto, uma instituição que é referência em saúde e biossegurança. Todo o projeto foi desenvolvido contemplando o adensamento populacional da edificação, a dinâmica do fluxo de pessoas, as últimas recomendações de órgãos oficiais e todas as medidas recomendadas pela Consultoria Sírio-Libanês”, explica.

O projeto, criado para um dos edifícios administrados pela empresa (o Palácio Austregésilo de Athayde), contemplou desde mudanças tecnológicas, como automação do controle de acesso e medição automática de temperatura, até mudanças de procedimentos, como o treinamento à recepção para comunicação dos visitantes sobre cuidados para prevenção da doença, limitação de atendimentos paralelos, adaptação estrutural (como uma nova área dedicada ao recebimento e triagem de produtos vindos de fora), entre outras medidas.

Segundo expectativa da Consultoria Sírio-Libanês, a busca por projetos para implantação de medidas preventivas contra o novo Coronavírus deve continuar em 2021. “Com a chegada da vacina, as organizações se mostram mais propensas a reocupar os espaços de trabalho, mas já está claro que os cuidados devem continuar. A pandemia também mostrou o quanto estamos vulneráveis a essas ameaças ocultas, trazendo à tona a necessidade de novos protocolos, comportamentos e mudanças estruturais”, observa Saad, que cita como exemplo mudanças de layout de escritórios para promover maior distanciamento e a redução no uso de objetos compartilhados por muitas pessoas.

Foto: Revista Infra