O que faz uma consultoria imobiliária e por que você deve contratar uma?
Procurar um ambiente de trabalho ideal para a sua empresa é algo complexo. Ao perceber que o seu escritório atual está pequeno ou grande demais, é preciso encontrar outro lugar, que esteja mais adequado e incentive a produtividade dos colaboradores. Como otimizar esse processo e garantir sua eficiência? O ideal é contar com a ajuda de uma consultoria imobiliária.
Mais do que um nome no mercado, o trabalho precisa ser transparente e estratégico. O consultor é capaz de realizar previsões de médio e longo prazo, a fim de orientar os clientes da maneira mais adequada a respeito dos processos decisórios do seu negócio, sempre com o objetivo de fechar a alternativa mais assertiva.
No âmbito corporativo, essa função é ainda mais importante. Ela interfere na qualidade de vida no trabalho e contribui para a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Porém, atua principalmente em relação à economia de tempo e redução de custos, porque os contratos são negociados de maneira eficiente e profissional.
Diante desse contexto, algumas perguntas são: como essa consultoria funciona na prática? E por que você deve contratá-la? É o que mostraremos neste artigo. Confira!
O que é consultoria imobiliária?
A consultoria imobiliária é uma atividade desenvolvida por um profissional que tem uma atuação bem mais abrangente que a de um corretor. Seu viés é estratégico e está relacionado ao mercado, com o objetivo de fazer projeções e orientar o cliente para tomar a decisão bem mais acertada.
Por isso, a consultoria acompanha toda a jornada do cliente, inclusive com a escolha do espaço ideal de forma alinhada à filosofia do negócio e com uma negociação mais eficiente e profissional dos contratos comerciais — medidas que geram economia de tempo e dinheiro.
O consultor tem um papel de um advisor, pois atua desde a identificação da necessidade do cliente até o pós-venda. Esse aspecto é ainda mais relevante para as empresas, que têm necessidades diferenciadas. Assim, é estabelecido um relacionamento duradouro, isto é, não é algo de apenas uma venda. Essa, inclusive, é a principal diferença para um corretor de imóveis.
Para entender como parte desse trabalho funciona (porque é mais abrangente que esse processo que vamos exemplificar), imagine que sua empresa chegou à conclusão de que precisa de um espaço maior. A gerência contrata uma consultoria para organizar as demandas. Assim, o profissional vai ao imóvel, entrevista as pessoas e busca entender as necessidades.
Também avalia onde a empresa está, o que ela precisa e o budget disponível. Com esses dados em mãos, é feita uma análise de opções disponíveis no mercado e suas variáveis para identificar a melhor solução.
Quais são os benefícios de contratar uma consultoria?
O primeiro passo da consultoria é entender as necessidades do cliente. Depois, são selecionadas as oportunidades disponíveis no mercado para serem oferecidas. Em seguida, o consultor realiza visitas a esses imóveis junto aos representantes da empresa interessada e as duas partes analisam as opções que mais se enquadram as necessidades do cliente.
Selecionados os locais, a consultoria orienta o cliente na elaboração das melhores propostas. Quando as condições comerciais forem fechadas, é iniciado o trabalho de due dilligence e a confecção da minuta de contrato para assinaturas.
Atualmente, as demandas mais comuns nas empresas — por motivos da profunda recessão econômica do País e do momento de contenção de gastos — são as buscas por espaços menores e mais baratos. Principalmente no Rio de Janeiro, com um mercado grande de óleo e gás, houve enfraquecimento do setor, o que gerou a perda de contratos e a demissão de colaboradores.
Com isso, a consultoria surgiu como uma boa opção de realocar essas companhias, que precisam de espaços menores para desenvolverem seus trabalhos. Também é possível perceber, na contramão disso, empresas que não sofreram tanto com a crise e aproveitam a oportunidade de um mercado em baixa para encontrarem melhores espaços corporativos e expandirem seus negócios, o famoso “flight-to-quality“.
Em qualquer um dos casos, o propósito é assegurar o melhor retorno aos envolvidos. Além dessa vantagem, existem outras que precisam ser mencionadas. Veja!
Melhoria da produtividade e da eficiência de portfólios imobiliários
As consultorias têm um departamento especializado na representação de proprietários. Qualquer cliente pode contratar a realização de uma análise de sua carteira de imóveis — processo que abrange estudar cada um dos imóveis/contratos para saber se está de acordo com o mercado.
Todo esse conhecimento é repassado para quem contrata o serviço. Como a análise do portfólio dos ativos do cliente é feita por profissionais especializados, o cliente recebe as informações e espera que, após a avaliação e o emprego das ações sugeridas, consiga melhorar a rentabilidade de seus ativos imobiliários. Com isso, há o retorno do investimento e aumento da eficiência do portfólio, que impacta em elevação da lucratividade.
Essa é uma situação comum na consultoria corporativa. Grandes empresas solicitam a análise de seus imóveis para sugerir ações, principalmente em relação àqueles que estão com alta vacância. Desse modo, é verificado o que pode ser feito para alcançar melhores resultados. Ao mesmo tempo, esse processo pode gerar redução de custos imobiliários ao cliente.
Agora que você já sabe como o imóvel é importante para alavancar seus resultados, que tal conversar com um consultor da Engepred? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!