19 jul 2016

ESTRATÉGIAS EM PROL DA EXCELÊNCIA

Como atingir a máxima performance dos ativos em tempos de crise.

Nos processos de contratação de serviços de manutenção que temos participado, clientes com instalações bem conservadas buscam por soluções que possam manter o resultado com menor custo. Para esses casos devemos analisar dados históricos de ocorrências, introduzir a tecnologia de sistemas de gestão e desenvolver um plano de manutenção adequado a cada empreendimento. Por outro lado, existem processos em que as instalações do cliente necessitam de investimentos para renovações, pois deu-se a deterioração do patrimônio pela inexistência de gestão de manutenção. Nesses casos, deve-se fazer um levantamento detalhado do estado de cada sistema e identificar todas as não conformidades, orçar as intervenções e elaborar um plano de investimento de modo que as intervenções corretivas possam ser gradativamente reduzidas e substituídas pelas intervenções preventivas e preditivas. Sem esse planejamento será difícil garantir a disponibilidade das instalações e a qualidade dos serviços. A especificação do plano de manutenção adequado para cada empreendimento é a base para um serviço eficiente.

 

Entrevista concedida pelo Paulo Cezar – Diretor Técnico da Engepred, para a Revista Infra – 2016.