Gestão Financeira de condomínios
16 nov 2018

Como fazer uma boa gestão financeira de condomínios?

gestão de facilities impacta diretamente no desempenho de uma empresa e, por isso, apresenta uma série de desafios. É preciso fazer o uso inteligente de recursos para otimizar as atividades diárias naquele ambiente — o que inclui o controle eficiente dos gastos.

Ainda assim, é natural que a gestão financeira de condomínios envolva algumas dificuldades. Neste artigo, mostraremos qual é a importância de desempenhá-la corretamente e daremos algumas dicas para que você tenha mais eficiência no seu trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Qual é a importância da gestão financeira para condomínios?

Uma das principais demandas de um condomínio é a manutenção constante de seus recursos. Em geral, eles influenciam diretamente a forma como as atividades são executadas em todo o espaço — seja por uma única empresa, seja por várias. No entanto, isso só é possível com um orçamento mantido sob controle.

É fundamental ter um plano de contas ajustado de acordo com as características específicas do condomínio em questão. O prédio que demanda estruturas maiores (com máquinas, subestações e equipamentos de ar condicionado, por exemplo) requer uma gestão diferenciada de suas despesas quando comparado a uma pequena edificação.

Será preciso identificar as despesas e gerenciá-las de forma que você não perca de vista a complexa relação entre custos e investimentos. Por outro lado, uma pequena empresa pode, em muitos casos, ter as instalações gerenciadas de forma mais simples.

Assim, a identificação dos grandes gastos (folha de pagamento, energia elétrica, manutenção de equipamentos etc.) pode ser um fator essencial à gestão de facilities. Além disso, a gestão financeira do condomínio permite estabelecer um controle do fluxo de despesas.

Consequentemente, a direção passa a guiar sua estratégia de negócios. Em outras palavras, trata-se de manter o caixa sob controle para promover a redução de custos, o uso eficiente dos recursos e o próprio investimento em sua expansão.

Por isso, cada vez mais organizações optam pela terceirização do serviço. O custo do investimento tende a ser rapidamente compensado pela otimização do uso do fundo de caixa — algo que explicaremos mais a fundo ainda neste artigo.

De que forma a tecnologia pode ser útil?

O primeiro grande diferencial é a redução da ocorrência de falhas humanas. Uma gestão financeira, principalmente em empresas de médio e grande porte, apresenta as particularidades citadas anteriormente. Isso faz com que o volume de registros, documentos e dados em geral seja muito grande.

Essa complexa relação de valores é algo sensível demais para ser mantido apenas “na cabeça” de um gestor. Um software especializado permite organizar as contas, promovendo um planejamento orçamentário que é seguido com mais facilidade.

Além disso, vale destacar a otimização de outros serviços relacionados à gestão de facilities. Com sistemas de telemetria, é possível monitorar o consumo de energia e água com precisão e em tempo real. Assim, gastos excessivos podem ser mitigados.

Se o consumo de energia estiver muito elevado em horários de pico, gerando multas incômodas todos os meses, o gestor poderá tomar providências para mudar esse comportamento. Em equipamentos como ar-condicionado, por exemplo, o sistema de telemetria ajuda a promover uma manutenção preventiva, evitando ações corretivas.

Reuniões virtuais também geram um engajamento maior dos condôminos nas decisões relacionadas ao uso dos recursos coletivos. Com a transformação digital, cada vez mais soluções tecnológicas desse tipo são colocadas à disposição de gestões criativas e inovadoras.

Como tornar sua gestão financeira mais eficiente?

A seguir, separamos algumas ações que devem ser adotadas em uma gestão financeira de qualidade. Acompanhe!

Gerencie o orçamento mais de perto

Evite ao máximo fazer aquilo que não está orçado (exceto em casos de emergência). Ainda assim, é importante estabelecer um fundo para lidar com imprevistos — de outra forma, tais contratempos podem comprometer sua gestão.

Utilize a tecnologia a seu favor

Como você pôde ver, existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ser colocadas para trabalhar a seu favor. Portanto, faça um levantamento das principais necessidades do condomínio e veja de que forma os sistemas inteligentes podem ajudá-lo a enxugar gastos excessivos, preservando sua saúde financeira.

Softwares de gestão, sistemas de telemetria, Internet das Coisas (IoT) e câmeras inteligentes são algumas das principais tendências para a gestão de facilities.

Busque o apoio de especialistas no assunto

O serviço de consultoria oferece um olhar de fora, com experiência e know how para identificar problemas específicos que comprometem a gestão financeira. Não se trata de buscar uma fórmula mágica para reduzir custos, mas sim desenvolver uma estratégia de gestão própria, que atenda às necessidades do condomínio.

Lembre-se de que essa parceria deve ser estabelecida com uma empresa de reputação no mercado. Isso envolve capacitação profissional, uso de tecnologias eficientes e robustos cases de sucesso!

Como a Engepred pode ajudar na gestão financeira de condomínios?

A Engepred é uma empresa especialista na gestão de facilities que tem como objetivo a entrega de rentabilidade e resultados cada vez melhores. Para tanto, é oferecida uma flexibilidade no sistema, que permite configurar planos de contas de acordo com a prioridade de cada condomínio.

Essa estratégia promove um serviço que se adapta às características específicas de cada parceria. A Engepred aplica, por exemplo, uma gestão de caixa por procuração, assumindo a responsabilidade pelo processo, mas garantindo que todo o ganho financeiro alcançado seja destinado ao próprio condomínio.

A melhoria contínua também é tratada como objetivo fundamental. Para tanto, são adotados aplicativos com funções como geração de relatórios financeiros, solicitações de boleto e segunda via, reuniões virtuais e acompanhamento dos sensores de telemetria.

Tudo isso está disponível em smartphones e tablets — o que promove uma gestão ainda mais eficiente e acessível, pois não importa onde o gestor está. Em pouco tempo, o orçamento passa a nortear mais precisamente os gastos com facilities, gerando uma redução de custos e o uso inteligente dos recursos disponíveis.

Para ter uma gestão financeira de condomínios simplificada e eficaz, coloque essas dicas em prática. Como você pôde notar, os benefícios são inúmeros e podem ser conquistados em pouco tempo!

Quer aplicar nossas sugestões no contexto específico do seu condomínio? Então, entre em contato conosco e fale com quem mais entende do assunto!