gestão de estacionamento
16 jul 2019

Gestão de estacionamento: fique por dentro das melhores tecnologias

Cada vez mais a gestão de estacionamento torna-se um processo influenciado pela inovação e pelas novas tecnologias. Dessa forma, a modernização é fundamental para esse segmento, elevando o potencial de faturamento, atendimento adequado da crescente procura e a maior satisfação dos clientes desse serviço.

O alto número de veículos exige soluções mais inteligentes e integradas para monitorar os estacionamentos nos grandes centros urbanos, melhorando a capacidade de atendimento e otimizando o uso dos espaços.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para apresentar mais informações sobre o processo de gestão de estacionamento, a importância do controle de veículos e quais são as principais tecnologias empregadas nessa área. Acompanhe!

O que é a gestão de estacionamento e qual a importância do controle de veículos?

A tarefa de gestão de estacionamento não é simples, envolve custos operacionais elevados e a necessidade de ter profissionais qualificados para administrar adequadamente essa atividade. Muitos empresários se deparam com clientes exigentes e que buscam um melhor custo-benefício quando estacionam seus veículos nessas áreas.

A gestão de estacionamento vai além do monitoramento de pontos adequados em ruas de comércio movimentado. Esse serviço engloba gerenciamento de grandes aeroportos, instalações hospitalares e centros mercantis, que precisam estar aptos para atender a demanda do público específico que busca soluções de qualidade.

Não são todos os estacionamentos que oferecem praticidade e segurança aos usuários, muitos estão atrelados a experiências ruins de utilização. Portanto, um atendimento de boa qualidade está intimamente ligado com investimento no processo de gestão, otimizando o espaço disponível e agilizando o processo de entrada e saída dos automóveis.

A ideia da gestão de estacionamento surgiu com a necessidade de oferecer um serviço personalizado e de qualidade aos usuários, utilizando a automação e o processo de modernização na área. São aplicadas tecnologias de Big Data e de análise de dados para otimizar as atividades, melhorando o setor administrativo e operacional.

Como fazer uma boa gestão de estacionamento no seu empreendimento?

Com o passar do tempo, os clientes se tornam mais engajados e antenados, buscando melhores serviços e experiências. Dessa forma, quando os usuários procuram um local para deixar seus veículos, prezam por empresas especializadas e que ofereçam uma boa gestão de estacionamento.

Sendo assim, a experiência gerada, a mão de obra especializada e um adequado sistema de gestão são características essenciais para a escolha. Por isso, separamos, a seguir, as principais dicas para realizar um bom gerenciamento de estacionamento.

Valorize a experiência dos seus clientes

Uma adequada gestão de estacionamento depende diretamente da tecnologia e das pessoas envolvidas. Dessa forma, é essencial que o trabalho seja voltado para aperfeiçoar a experiência dos clientes, oferecendo segurança, bons preços, conforto e facilidade de pagamento.

Utilize a tecnologia ao seu favor

A tecnologia voltada para o gerenciamento de estacionamentos evolui constantemente, ressaltada pelos sistemas de controle de acesso, câmeras inteligentes e sensores de disponibilidade de vagas.

Essas características trazem eficiência e credibilidade para o negócio, fazendo com que os usuários voltem mais vezes ao estabelecimento. Por isso, o investimento em facilidades e automações constituem a diferença no dia a dia dos clientes e das empresas que se beneficiam dessas experiências.

Integre seus sistemas à equipe e suporte

Administrar diversas vagas de estacionamento exige que as equipes trabalhem conjuntamente, fazendo com que tudo saia conforme o previsto e os clientes fiquem satisfeitos. Sobretudo, os usuários devem ter o suporte de supervisores, manobristas, técnicos e orientadores sempre que precisarem.

Preze sempre pela segurança

É um erro pensar que a segurança é algo básico, pois requer muita atenção da administração responsável. Para que um sistema de vigilância funcione integralmente é necessário ter à disposição uma equipe preparada, atendendo todas as ocorrências e prevenindo problemas, aumentando a confiança dos clientes.

Quais são as principais tecnologias para a gestão de estacionamento?

O crescimento do fluxo de veículos nas ruas é acompanhado pela gama de tecnologias disponíveis para a gestão de estacionamentos. Algumas dessas soluções podem ser consideradas supérfluas, com experiências únicas que melhoram a qualidade no atendimento dos usuários.

No entanto, muitas dessas funcionalidades são mais do que fundamentais para um bom gerenciamento dessa área. Por isso, listamos a seguir as principais tecnologias que podem ser empregadas na gestão de estacionamento, revolucionando a forma como o usuário vivencia esse serviço. Confira!

Software de gerenciamento

O uso de um software de gerenciamento possibilita o alcance de facilidades com a emissão de notas, ordens de serviço e processos de controle financeiro. Além disso, o atendimento é automatizado, o fluxo de caixa é controlado eficazmente e os pagamentos são mais seguros, além da administração do acesso dos usuários na área.

Leitor de placa

Essa tecnologia automatiza o processo de controle de entrada e saída de veículos, melhorando a segurança do acesso ao ambiente. Assim, o registro das placas garante a administração dos usuários que estão sendo atendidos e daqueles que estão saindo do empreendimento.

Totens de entrada e saída

A instalação de um sistema na entrada e na saída dos veículos do estacionamento aumenta a praticidade para os clientes, elevando a segurança e a confiança no serviço prestado, além da facilidade do pagamento. Esse processo de atendimento individualizado preserva a particularidade dos utilizadores e beneficia as atividades de self-service, tornando o consumo independente.

Sensor de vaga

Outro grande aliado para reduzir o tempo de busca por vagas em estacionamentos de grande porte é o emprego de sensores específicos. Esse controle permite que os usuários localizem as áreas com mais facilidade, trazendo mais credibilidade para o empreendimento.

Câmeras de monitoramento

Um bom sistema de câmeras de monitoramento é indispensável para os estacionamentos que buscam oferecer um atendimento de qualidade para seus usuários, principalmente para aqueles que operam 24 horas por dia.

A instalação desses equipamentos se dá em pontos estratégicos, aumentando a visibilidade da área e a segurança dos clientes. Além disso, as câmeras de monitoramento ajudam a elucidar situações de assaltos e sinistros.

No caso dos estabelecimentos que operam durante a noite, é aconselhável o uso de equipamentos com imagens de boa qualidade e que sejam armazenadas continuamente, tornando possível a tomada de providências em casos urgentes. Sobretudo, essa tecnologia previne os atos de furto e depredações da propriedade.

Cancelas eletrônicas

Por fim, as cancelas eletrônicas são itens que trazem aspectos de modernidade e segurança para o estacionamento. O uso dessa tecnologia é um aprimoramento relevante para o empreendimento, demonstrando padronização e evolução do negócio.

Uma eficiente gestão de facilities é uma estratégia que pode resultar no aumento da visitação do estabelecimento e seu respectivo consumo. Dessa forma, um estacionamento que emprega essa atividade consegue superar desafios, propondo soluções de qualidade na administração de seus processos. Por isso, buscar uma empresa especializada para a implementação dessas tecnologias torna essa dinâmica mais efetiva.

A gestão de estacionamento é um sistema responsável pela coordenação das atividades de controle, automação e segurança das vagas disponibilizadas para os clientes. Um bom gerenciamento busca a valorização da experiência dos usuários, integrando os setores de administração e utilizando tecnologias de aperfeiçoamento dos serviços. A gestão de facilities pode contribuir para a entrada e saída de veículos de forma otimizada.

Você ainda tem algum questionamento sobre quais são as principais tecnologias aplicadas no processo de gestão de estacionamento? Então, entre em contato conosco para conhecer nossas soluções especializadas e tire todas as suas dúvidas!